Material oficial do polêmico remake de XCOM é retirado da internet

15 de abril de 2013

Material oficial do polêmico remake de XCOM é retirado da internet

Imagens, vídeos e até o website oficial do controverso reboot de XCOM estão sofrendo misteriosas abduções e desaparecendo da internet. Depois de causar muita polêmica, o game da 2K Marin está sumindo sem deixar rastros.

Para quem não lembra, XCOM foi anunciado como um remake para lá de ousado da série. Ele abandonaria as raízes de estratégia em turnos da série e partiria para uma direção no mínimo extravagante: o game se tornaria um shooter em primeira pessoa, ambientado nos anos 1970.

A 2K Marin, empresa responsável pelo desenvolvimento, precisou adiar o título inúmeras vezes, e enfrentou uma multidão de fãs enfurecidos por causa da mudança radical que planejava para uma das franquias mais clássicas de estratégia.

A última vez em que o game foi mostrado foi na E3 de 2011. Confira o primeiro gameplay divulgado na época:

O jogo tinha um visual bem interessante para a época em que foi mostrado. Ele prometia apimentar a receita manjada dos FPS com elementos de estratégia e combate tático (o jogador conseguia dar ordens ao seu esquadrão durante as batalhas), e colocar a raça humana contra um inimigo incrivelmente perigoso.

Só não confundam com XCOM Enemy Unknown, a versão que saiu no ano passado e deu certo (como mostramos na nossa análise). Produzido pela Firaxis de Civilization V, este último seguiu a risca a fórmula tradicional e se deu muito bem entre o público e a crítica.

Ver uma das melhores franquias de estratégia e ficção científica virar um shooter genérico seria deprimente, com certeza, mas não dá para negar que o XCOM da 2K Marin tinha lá seu potencial, pelo menos como spin off. O game deveria sair neste ano, para PC, XBOX 360 e Playstation 3.

Resta saber se XCOM será devolvido à Terra ou não – e que tipo de forma monstruosa ele terá tomado quando voltar.

(Via: GameSpot, Kotaku)

11 Respostas para “Material oficial do polêmico remake de XCOM é retirado da internet”

  • 15 de abril de 2013 às 12:28 -

    Renan do Prado

  • Acho que essa é a maior revolta de fãs que eu já vi!!!! Não sei se houveram outras piores (não contemos ameaças de morte, que felizmente nunca se concretizaram), mas essa é a primeira vez que eu VEJO algo dessa magnitude!!!

    Infelizmente, o mundo dos shooters tornou-se estereotipado. Se tem um soldado, que carrega armas, meio mundo já torce o nariz, e o simples anuncio já gera comentários do tipo “lá vem mais um CoD/Battlefield da vida”, antes mesmo que qualquer coisa seja mostrada.

    Acredito que mesmo esse controverso FPS do XCOM poderia ser promissor e apresentar algo legal no produto final. Mas mesmo com a polêmica e o “pré-conceito” que o mundo faz sobre qualquer FPS, eu também compartilho a ideia de que mudar totalmente o gênero de um game não é algo bom, a menos que um determinado game se prove o contrário.

    • 15 de abril de 2013 às 12:42 -

      Daniel Zimmermann

    • Concordo em gênero, número e grau Renan. Só porque ele não é uma cópia idêntica com gráficos melhores do XCOM original, não quer dizer que ele não seria um ótimo game.

      Aparentemente é a própria 2K Marin que está retirando o material da internet, talvez para reapresentá-lo com uma nova cara. Por mim não tinha necessidade, essa ambientação já daria um jogo muito interessante.

      • 15 de abril de 2013 às 12:44 -

        Daniel Zimmermann

      • E por sinal a 2K Marin foi responsável pelo Bioshock 2 também…

      • 15 de abril de 2013 às 16:32 -

        Arthur

      • Concordo com vcs, me lembro que fiquei muito empolgado quando anunciaram o jogo, mas como nao foram apresentando mais notícias a respeito eu fui perdendo o interesse e esquecendo. Na minha opinião acho que esse foi o pior, eles nao terem mais divulgado o jogo pra atisar a curiosidade dos jogadores. No final das contas parece que os fãs e jogadores podem influenciar pra bem e para mal.

      • 15 de abril de 2013 às 17:28 -

        Daniel Zimmermann

      • Pois é, ele parecia ser bem interessante. Pelos últimos rumores, ele vai se transformar em um jogo em terceira pessoa. Muitas mudanças bruscas no mesmo projeto geralmente prejudicam o resultado final.

  • 15 de abril de 2013 às 17:44 -

    João

  • Tempos atrás o clássico Syndicate foi relançado pela EA e foi transformado de um jogo de estratégia em tempo real da Bulfrog lançado em 1.993 para um FPS em 2.012.
    As comunidades que cultuam esses clássicos são bastante radicais e realmente respondem mal quando esse tipo de mudança ocorre, tanto que XCom: Enemy Unknown foi lançado seguindo a velha escola da série e é um excelente game de estratégia.
    Recentemente levantaram polêmica quanto a mudança do ator que fará a voz de Garret no remake de Thief e Snake no Metal Gear Solid 5. Outros grupos moveram o mundo para que o ator Dave Batson fizesse a voz do Agente 47 no Hitman: Absolution quando souberam que seria outro ator.

    • 15 de abril de 2013 às 23:09 -

      Arthur

    • correção, não é o snake no novo metal gear, é o Big Boss.

  • 15 de abril de 2013 às 23:14 -

    Pedro Gonçalves

  • Eles deviam continuar com esse projeto como se fosse um novo jogo e largar o nome xcom pra la, pelo video me parece muito bom

  • 15 de abril de 2013 às 23:40 -

    Dayan Valente

  • Como sempre falei, ODEIO remakes, mas vai que fica bom, né?! uhauhauhauhauhauha

  • 16 de abril de 2013 às 01:23 -

    Babiro

  • As vezes devem apenas inovar algumas séries a cada jogo, mas não mudar muito principalmente o estilo de jogo, mas as vezes também é bom fazer remakes, desde que tenham qualidade!!!!!!!!!

    • 26 de abril de 2013 às 07:08 -

      Daniel Zimmermann

    • Desde que tenham qualidade, falou tudo!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *