Japão poderá cobrar impostos de downloads feitos por servidores estrangeiros em 2015

16 de janeiro de 2014

Japão poderá cobrar impostos de downloads feitos por servidores estrangeiros em 2015

O Japão poderá começar a cobrar impostos sobre qualquer conteúdo baixado em servidores que estejam fora de seu território já em 2015, de acordo com uma matéria do site Nikkei Asian. Não mostre essa matéria para nossos políticos, combinado?

De acordo com o Nikkei Asian, este novo imposto valeria para todo tipo de compra digital – como aplicativos, ebooks, músicas e jogos – que fossem comprados em um servidor fora do arquipélago.

Na prática, seria mais ou menos assim: você que compra jogos na PSN ou na Live dos Estados Unidos e Europa, além de jogos de Android ou iPhone, pagaria além do jogo em si e os já devidos impostos, mais uma taxa por estar baixando de fora do país de origem conteúdo feito por japoneses.

O argumento para esta polêmica taxação seria a desvantagem de comércio. Segundo o relatório do Nikkei, empresas como Amazon, Apple ou Microsoft podem vender conteúdo idêntico ao das lojas digitais japonesas, porém com servidores fora do país, elas não arcam com os impostos que são cobrados sobre os servidores locais.

A discussão sobre o painel de impostos do governo japonês irá começar no início de fevereiro e caso aprovado, entrará em vigor já em 2015. As empresas estrangeiras que vendem conteúdo digital via download para japoneses terão então que se registrar com as autoridades fiscais competentes e pagar uma carga tributária específica. Coincidentemente (ou não), em 2015 o imposto sobre vendas no Japão deve ficar 10% mais caro.

Vale ressaltar que o Japão é um país bem diferente do nosso em relação a geração de conteúdo digital e até a impostos. O fato é que, salvas as proporções, esta nova regulamentação acabaria afetando todos que consomem conteúdo digital japonês, seja no smartphone, seja no PC ou no videogame. E não esqueça que temos muitas grandes produtoras de games no Japão…

O que você acha desta postura do Japão? Acha de uma lei semelhante seria viável em nosso país? Comente!

(Via: Polygon / Nikkei Asian)

10 Respostas para “Japão poderá cobrar impostos de downloads feitos por servidores estrangeiros em 2015”

  • 16 de janeiro de 2014 às 09:43 -

    Kami Ninkyo Dantai

  • agora fdu

  • 16 de janeiro de 2014 às 09:48 -

    Ronaldo Oliveira

  • oq eu acho? eu acho q a casa caiu…………

  • 16 de janeiro de 2014 às 10:05 -

    Kubrick Stare Nun

  • Retail de games lá no Japão é um baita de um cartel, tudo é vendido caro pra cacete. Aí vem as lojas digitais estrangeiras ficando populares e vendendo jogos baratos, é lógico que eles iam inventar uma reação.

  • 16 de janeiro de 2014 às 10:09 -

    Arthur.E

  • Eu acho que essa decisão é bem estupida por dois motivos: primeiro que nós já sabemos como o mercado desses produtos dentro do japão é bem nacionalista, na sua esmagadora maioria eles compram produtos (jogos, consoles, aparelhos, etc) produzidos no próprio país e que nós leva a crer que eles também devem usar muito mais lojas nacionais deles do que a Amazon e companhia.
    Segundo, é bem provável que os outros países possam retaliar essa decisão com mais impostos a produtos japoneses, o que só vai piorar a situação.

    O japão deve ter um país bastante cara de se manter e um governo bastante corrupto (isso já é fato), no final quem se dá mal é o consumidor.

    • 16 de janeiro de 2014 às 10:15 -

      Renan do Prado

    • Yakuza, só pode ser a Yakuza!!!

  • 16 de janeiro de 2014 às 10:14 -

    Renan do Prado

  • Tem dedo da Yakuza aí!!!!!! Tenho certeza!!!!!!

    Mas agora falando sério. Muito estranha essa decisão. Não acho que o Japão acabe defasado economicamente por essas lojas digitais, mas claro que deve ser uma quantia considerável que não está entrando.

    Como não está em vigor ainda, torço para que jamais seja aprovado!!!

  • 16 de janeiro de 2014 às 12:05 -

    Volk

  • Se isso acontecer, daqui a pouco nós vamos ter que pagar para andar e respirar…. hahaha

  • 16 de janeiro de 2014 às 13:54 -

    Edimartin Martins

  • Pensei que os impostos do Japão fossem os melhores do mundo. Uma vez eu li a respeito de que antigamente o calculo dos impostos era sempre 3% (qualquer coisa), e depois de um tempo subiu para 5%.
    Agora o Japão dá uma de Brasil querendo dificultar a compra internacional.

  • 16 de janeiro de 2014 às 19:44 -

    leandro leon belmont alves

  • agora danou-se de vez. se agora jogos japoneses estão meio que perdendo para os americanos, pois agora a moda é sandbox e rpgs americanos. imagina com essa nova lei?

    e do jeito que os japoneses são orgulhosos, eles vão vogar essa lei e dane-se os ocidentais…

    bem, sendo que a maioria dessa game é na maioria para o WiiU. bem, veremos

  • 16 de janeiro de 2014 às 23:43 -

    Erick Santos

  • fudeu geral

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *