Jogadores de Final Fantasy XIV se reúnem em homenagem a Kentaro Miura, autor de Berserk

21 de maio de 2021
Jogadores de Final Fantasy XIV se reúnem em homenagem a Kentaro Miura, autor de Berserk

Na madrugada do dia 19 para o dia 20 de maio o mundo inteiro foi pego por uma triste e repentina notícia. Kentaro Miura, o lendário mangaká autor de Berserk havia falecido no dia 6 de maio, aos 54 anos, devido a uma dissecção da aorta.

Esse anúncio tardio, divulgado durante a madrugada para nós aqui no ocidente, pegou todos de surpresa, tantos os fãs de seu trabalho como aqueles que nunca sequer ouviram falar de seu nome e sua obra. E a comoção foi imensa, chegando até mesmo ao mundo dos games.

Milhares de jogadores de Final Fantasy XIV decidiram prestar uma homenagem dentro do game ao lendário autor. Esse MMO conta com referências diretas à obra de Miura, sendo a principal o job Dark Knight, em que os jogadores se transformam em guerreiros com armaduras e com espadas gigantescas, em referência a Guts, o protagonista de Berserk.

Os jogadores se reuniram em diversas cidades do game, nos vários diferentes servidores espalhados pelo mundo, prestando homenagem fazendo longas filas, com todos com seus personagens como Dark Knights, utilizando a pose em que seguram a espada fincada no chão, enquanto deixam pequenas bonfires diante de si, em referência à cena das “Bonfires of Dreams”, ou “Fogueiras dos Sonhos”, do mangá.

Confira abaixo a homenagem, que foi gravada por um jogador:

E abaixo você pode conferir um pouco do tamanho da homenagem. A quantidade de jogadores reunidos foi tamanha que rolava até lag para conseguir carregar todos em tela ao mesmo tempo:

A música que os jogadores estão tocando usando instrumentos in-game é o “Guts Theme”, tema do protagonista Guts na adaptação em anime de Berserk que foi ao ar no ano de 1997:

A homenagem foi realmente muito tocante. Se você nunca ouviu falar em Berserk, trata-se de uma obra que é publicada desde 1989, com temática medieval e dark fantasy, que conta a história de Guts, um espadachim que vive em meio a morte e sofrimento desde o dia em que nasceu, e que está em uma jornada de vingança, regata a muita violência, mas muitos momentos em que sua humanidade aflora, enquanto em outros ele se torna uma máquina de matar movida a ódio, explicando de forma bem superficial.

A obra estava enfim se encaminhando para sua conclusão, após mais de 30 anos de publicação e muitos hiatos, infelizmente causados, em sua maioria, a problemas de saúde que Kentaro Miura enfrentou ao longo dos anos. E infelizmente não se sabe o que acontecerá com a obra sem seu autor, muito provavelmente ficando inacabada.

Eu sou um grande fã de Berserk e de Miura. Conheço sobre Berserk há muitos anos, mas apenas em 2018 eu comecei a ler e fiquei completamente fissurado por seu mundo e seus personagens. Infelizmente entre seus fãs, sempre rolou o meme, baseado em medo real, de que seria bem possível que Miura falecesse antes de terminar a obra, por conta de seus muitos e longos hiatos. E infelizmente, o medo se tornou uma triste realidade.

Berserk é uma obra tão importante que influenciou diversas outras obras, inclusive video games, principalmente as criações de Hidetaka Miyazaki: Dark Souls e Bloodborne, e até mesmo outros games da franquia Final Fantasy. A Buster Sword de Cloud em Final Fantasy VII é diretamente inspirada na Dragonslayer, a gigantesca espada de Guts.

Infelizmente, a morte faz parte da vida. Mas nós jamais nos acostumamos a ela. Ainda assim, tudo o que permanece são as lembranças boas e amor pelas obras daqueles que se vão. Descanse em paz, Kentaro Miura. Livre do fluxo da casualidade e tornando-se parte do Mundo Astral! E obrigado por sua obra, por suas artes impecáveis e pela história, agora eterna, de Guts, Caska, Griffith e de todo o Bando do Gavião!

(Via: Game informer, PC Gamer)

Uma resposta para “Jogadores de Final Fantasy XIV se reúnem em homenagem a Kentaro Miura, autor de Berserk”

  • 21 de maio de 2021 às 21:10 -

    Helinux

  • Triste!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *