Melhores do Ano Arkade 2019: Samurai Shodown

29 de dezembro de 2019
Autor: Rodrigo Pscheidt
Melhores do Ano Arkade 2019: Samurai Shodown

Em uma geração que foi pautada por remakes e remasters de franquias clássicas (nem todas boas, ou mesmo necessárias), é bom ver que franquias que fizeram história no mundo dos games conseguiram se reerguer. E, se tem uma empresa que conseguiu fazer isso muito bem foi a SNK.

Depois de revitalizar a série The King of Fighters com muita competência, este ano ela trouxe de volta a antológica série Samurai Shodown, e fez isso com qualidade de sobra para figurar em nossa lista de Melhores Jogos do Ano!

Este Samurai Shodown de 2019 funciona como uma espécie de de reboot para a franquia, trazendo diversos velhos conhecidos dos fãs — Haohmaru, Nakoruru, Galford, Hanzo, Jubei, Kyoshiro, entre outros — e um pequeno punhado de novos lutadores para duelos de espadas onde timing e domínio de espaço são muito mais importantes do que combos mirabolantes e sequências complicadas de botões.

Melhores do Ano Arkade 2019: Samurai Shodown

Samurai Shodown tem um ritmo muito próprio, que transforma cada luta em um exercício de estratégia, paciência e oportunidade. Dois ou três golpes fortes bem dados podem definir os rumos de uma luta, mas errar um destes golpes abre sua guarda por preciosos milissegundos, que também podem ser fatais. As defesas, parries e esquivas criam um sistema denso e cadenciado que é completamente diferente do que vemos em Street Fighter, Mortal Kombat ou outras franquias clássicas. Jogar o novo Samurai Shodown é familiar e acessível, mas também desafiador e intenso.

Em ano de Sekiro Shadows Die Twice levando o GOTY, é legal vermos um jogo de luta trazendo de volta este lado mais estratégico dos fighting games. Coisas como quebra de postura e controle de espaço são muito importantes aqui. Samurai Shodown não quer que você perca tempo decorando intermináveis sequências de botões, mas quer que você tenha mais noção de espaço, saiba criar oportunidades para desferir seus golpes, aprenda a se defender na hora certa e aproveitar cada falha do inimigo.

Melhores do Ano Arkade 2019: Samurai Shodown
E ele faz tudo isso sendo estiloso e sangrento

Para não dizer que o jogo é impecável, ficou faltando um Modo História decente — longo e cinematográfico como se tornou meio que padrão no gênero desde que a NetherRealm começou a fazer isso, lá em Mortal Kombat 9. Na verdade, falta conteúdo no geral: Samurai Shodown entrega apenas o mínimo que se espera de um jogo de luta… e o mínimo, convenhamos, é pouco diante do preço cobrado pelo jogo.

Apesar disso, dá gosto de jogar este novo Samurai Shodown e perceber o quanto ele é fiel às origens da franquia e respeitoso ao seu próprio legado. Ele tem o feeling dos clássicos, mas traz visual repaginado e arruma espaço para inserir boas novidades. É maravilhoso ver a série retornando das cinzas, e a SNK se firmando novamente como uma produtora de bons jogos de luta!

Leia aqui nossa análise completa de Samurai Shodown, e se você é fã dos clássicos, não deixe de experimentar o novo!

Uma resposta para “Melhores do Ano Arkade 2019: Samurai Shodown”

  • 29 de dezembro de 2019 às 23:10 -

    Helinux

  • Bons tempos dos clássicos!!!! valeu

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *