Melhores do Ano Arkade 2022 – Saturnalia

29 de dezembro de 2022
Melhores do Ano Arkade 2022 - Saturnalia

Tenho algumas ligações com a Itália, o que inclui a descendência, e sempre me interessei em conhecer mais sobre a cultura e o dia a dia do povo deste país. Sejam os atuais ou os milenares. E nisso, recebi com grande alegria Saturnalia, um game feito na terra da bota, que tem como plano de fundo uma tradição milenar da Sardenha.

A Sardenha atual é um lugar cheio de tradição e belezas. Seja pelas praias, ou pelas construções dos tempos do Império Romano, ou ainda por tradições como o próprio Saturnalia, evento milenar que celebrava o solstício de inverno, que curiosamente era comemorado no mesmo 25 de dezembro o qual celebramos o Natal.

O plano de fundo, inclusive, é o mais legal em um game de terror que apostou em trazer algo bem diferente aos jogos do gênero. Aqui não tem nada daquilo de Resident Evil, de “decorar” mansões ou delegacias, sabendo o que fazer exatamente em cada local, já que a vila do game, Gravoi, muda de design a cada nova jogada. Ou seja: a falta de noção correta de onde está, deixa o gameplay ainda mais tenso, pois o desconhecido é um dos elementos que traz o medo.

O visual, que lembra demais o clipe do Take On Me do A-Ha, também se encaixou como uma luva, especialmente a noite, quando o bicho realmente pega. Os personagens do game, pessoas comuns, tem que lidar com os perigos da vila usando habilidades simples, e, justamente por serem pessoas comuns sem grandes habilidades de combate, deixa tudo ainda mais tenso. E divertido.

Como disse em meu review, Saturnalia não se conteve em “copiar” elementos de outros jogos do gênero, mas trouxe inspirações em clássicos, porém com ideias próprias e criativas, que deixaram ele com uma originalidade importante dentro deste universo, que embora conte com bons títulos atualmente, ainda pode contar com mais jogos interessantes como este.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *