Melhores do Ano Arkade 2022: Signalis

27 de dezembro de 2022
Melhores do Ano Arkade 2022: Signalis

Quando falamos em Survival Horror, normalmente somos levados ao passado, principalmente à era do Playstation 1, quando esse gênero nasceu e floresceu rapidamente. Atualmente, poucos games ainda mantém esse estilo vivo, mas felizmente pudemos ver um de seus melhores representantes este ano: Signalis!

Signalis é um Survivor Horror dos mais puros, e sem dúvida nenhuma o melhor game do gênero lançado nos últimos anos. Pelo menos desde o lançamento de Resident Evil 7, que finalmente colocou a série de volta aos trilhos.

Melhores do Ano Arkade 2022: Signalis

Signalis é um game de perspectiva isométrica, jogabilidade que lembra o estilo tanque, inventário limitado, recursos ainda mais limitados e, acima de tudo, uma atmosfera incrivelmente opressora e assustadora, misturando sci-fi e terror Lovecraftiano, tudo isso englobado numa incrível aura de terror psicológico.

Ambientado em um sistema solar fictício, com seus planetas dominados por um governo distópico chamando de The Nation, o game acompanha a jornada de Elser, uma Replika – Uma Androide construída tendo como base um ser humano real – que, após sua nave colidir com a lua congelada de Leng, entra em uma busca para achar uma misteriosa garota de cabelos brancos.

Melhores do Ano Arkade 2022: Signalis

E não é preciso explorar muito até que as coisas fiquem muito estranhas! Pois a busca de Elster a leva a uma base militar aparentemente abandonada, em que encontramos uma Gestalt (o nome dado aos humanos neste universo), ferida e em uma busca pessoal por esse mundo de pesadelos. E não demora muito até encararmos nós mesmos esse pesadelo, pois a maioria das Replikas deste mundo foi infectada por alguma coisa, que fez com que suas partes biológicas apodrecessem, deixando-as completamente insanas e violentas.

Com isso, exploramos diversos lugares cheios de segredos, com muitas Replikas grotescas tentando te matar, e muitos puzzles para se resolver. Esses são sem dúvida os grandes pontos fortes de Signalis: a forma como recria o estilo, a atmosfera e o terror dos Survivor Horrors de antigamente, criando seu próprio mundo, história e mistério, que ficam progressivamente mais sombrios e grotescos quanto mais avançamos.

Deixar Signalis de fora da nossa lista de melhores do ano seria um pecado imperdoável. Não apenas por ser um game excelente, mas por deixar claro para todos que o Survivor Horror de antigamente jamais perdeu a sua força e seu charme.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *