Melhores do Ano Arkade 2023: Lies of P

29 de dezembro de 2023
Melhores do Ano Arkade 2023: Lies of P

Criar um Souls-like novo parece fácil: Adicione uma barra de stamina, coloque inimigos difíceis, implemente um sistema de mortes em que você volta para a “bonfire” anterior e está pronto. Mas a realidade é que somente “seguir a receita” quase nunca dá certo, por uma variedade de motivos. Felizmente, Lies of P obteve êxito nisso. Seguiu a receita e tornou-se um game excelente!

Lies of P imediatamente nos lembra uma mistura de Bloodborne com Sekiro, e isso não é a toa. O game puxa de Bloodborne toda a sua estética gótica e gameplay em alta velocidade, e traz de Sekiro as ferramentas Shinobi na forma do Braço Legionário, um braço mecânico que pode ser trocado e que possui todo tipo de efeito, como produzir eletricidade, fogo, servir de estudo e etc.

Melhores do Ano Arkade 2023: Lies of P

Mas, apesar dessas semelhanças, Lies of P se sobressai como uma obra própria, que consegue desvencilhar-se dos games que o inspiram. E o game consegue isso de forma extraordinária, pois contém tudo o que um Souls-like deve ter: dificuldade, desafio, e a recompensa ao vencer inimigos poderosos e evoluir seu personagem.

E por falar em personagem, o protagonista da história é ninguém menos que o Pinóquio, o boneco de madeira que quer se tornar um menino de verdade! Porém, aqui ele é um títere, um robô criado para servir aos humanos, mas com uma grande diferença dos demais: Ele possui vontade própria e consegue mentir, algo que nenhum títere consegue.

Melhores do Ano Arkade 2023: Lies of P

Acompanhamos então Pinóquio, ou somente P, como ele é chamado aqui, enquanto ele explora a cidade de Krat, um lugar que atingiu o ápice da tecnologia graças a criação dos títeres, mas que acabou completamente devastada após quase todos os títeres da cidade repentinamente tornarem-se violentos e voltarem-se contra seus mestres.

No fim, Lies of P é uma experiência diferente, porém familiar para um Souls-like, sendo um game novo e muito envolvente, que não cai nas armadilhas que muitos outros caíram ao tentar imitar Dark Souls, entregando um game muitíssimo divertido e desafiador no final. E que me nariz cresça se eu estiver mentindo que Lies of P merece um lugar de destaque em nossa lista de Melhores do Ano de 2023!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *