Menos de cinco meses após lançamento, Apex Legends atinge altos e baixos

18 de junho de 2019

Menos de cinco meses após lançamento, Apex Legends atinge altos e baixos

Lançado em fevereiro deste ano, Apex Legends chegou com tudo para tentar se consolidar como mais um game divertido no gênero battle royale. Desenvolvido pela Respawn Entertainment, o título já passou por alguns altos e baixos relevantes em menos de cinco meses de vida.

Apex Legends chegou com muita ambição e chegou buscando competir com os grandes nomes do gênero. No entanto, ultrapassar a popularidade de sucessos como Fortnite não é tarefa fácil. Jogado no mundo todo, o game da Epic também é bastante forte nas competições de eSports. Responsável por um dos maiores prêmios da história dos esportes eletrônicos, ele conta com uma comunidade de gamers muito fiel.

Abaixo, separamos as notícias mais relevantes que marcaram os primeiros meses de lançamento do Apex Legends.

Começo avassalador nas primeiras semanas

Apex Legends chegou aos PCs e consoles como uma verdadeira avalanche. Só no primeiro mês de lançamento, o game alcançou a marca incrível de 50 milhões de usuários, o que é um recorde para um jogo gratuito e conseguiu, na época, ultrapassar Fortnite em atenção, e jogadores simultâneos.

Além disso, cerca de uma semana após ser lançado, o game já contou com um torneio com alguns dos maiores nomes do setor. Chamado de Apex Legends Twitch Rivals, a competição consagrou a equipe do streamer Ninja como a grande campeã e garantiu cerca de 8.4 milhões de horas assistidas no Twitch em apenas um dia.

Essa marca se tornou a maior em cinco anos e cravou a quarta colocação na lista dos eventos de e-sports mais assistidos da história, atrás apenas de três torneios de CS: GO.

A popularidade massiva se refletiu em cifras gigantescas. Nos primeiros 30 dias de vida, Apex Legends faturou US$ 92 milhões, o que também estabeleceu um novo recorde para um jogo gratuito.

Menos de cinco meses após lançamento, Apex Legends atinge altos e baixos

Photo by Apex Legends Media/Divulgação

Os dados divulgados pela empresa SuperData afirmam que, em fevereiro, apenas Fortnite superou Apex Legends no rol dos games gratuitos com US$ 300 milhões.

Queda de popularidade e problemas no servidor

Em maio, Apex Legends teve um surto de problemas no que diz respeito aos servidores de jogos online. O chamado “erro 100” deu dor de cabeça para muitos jogadores que não conseguiam permanecer no game com servidores fora do ar ou superlotados.

Alguns ajustes no DNS arrumaram o problema do servidor para vários jogadores, mas essa questão desanimou um bom número de jogadores a continuar investindo tempo no título. Também em maio veio à tona um bug que eliminava os jogadores instantaneamente.

Como reportado no site Dot Esports Brasil, as naves de suprimento causavam o fim de jogo para alguns usuários. O que fazia com que um lugar que deveria ser seguro se tornasse um inesperado game over.

É verdade que bugs e servidores fora do ar são problemas recorrentes em praticamente qualquer jogo de grandes proporções no mundo online. No entanto, essas questões ajudaram a minar a popularidade de Apex Legends, que vem caindo drasticamente.

Após os recordes quebrados nas primeiras semanas, em abril o game gerou apenas 15% do que havia conseguido em fevereiro. Também vale citar que, em relação ao mês de lançamento, Apex Legends perdeu cerca de 80% da audiência do Twitch.

André Magalhães, do TechTudo, fez um artigo listando alguns motivos que explicam a queda de popularidade de Apex Legends. De acordo com ele, a falta de novidades, muitos banimentos, presença tímida nos eSports e concorrência com jogos FPS são as principais explicações.

“Um dos triunfos de Fortnite é o número de novidades que o jogo recebe com frequência, o que evita a repetição de conteúdos no game. Esperava-se que Apex Legends pudesse seguir a mesma linha, mas isso aconteceu de uma forma muito mais modesta”, afirmou Magalhães.

No fim de maio, Ninja comentou sobre a queda de popularidade do game: “Eu acho que ninguém vai deixar de jogar Fortnite para ficar no Apex Legends. Assim, eu já disse anteriormente que o game é incrível e tudo mais, mas eles pecam em não apresentar novidades interessantes para os gamers. Eles (produtores do jogo) sabem disso.”

Menos de cinco meses após lançamento, Apex Legends atinge altos e baixos

Photo by Apex Legends Media/Divulgação

Os próximos meses serão essenciais para definir o futuro de Apex Legends

É fato que Apex Legends se trata de um bom jogo. A crítica especializada tem praticamente um consenso sobre isso. Por exemplo, o site Metacritic dá nota de 88 para o game. No entanto, a competição no modo battle royale é muito grande e uma série de problemas emperram a popularidade do título.

Agora é esperar para ver se com o lançamento da Season 2 nos próximos meses, os desenvolvedores vão conseguir encontrar alternativas para reconquistar os gamers, que lotavam os servidores de Apex Legends, fato que torna esse período essencial para definir o futuro do game.

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