Microsoft cancela o game de sobrevivência que estava sendo produzido pela Blizzard

26 de janeiro de 2024
Microsoft cancela o game de sobrevivência que estava sendo produzido pela Blizzard

Lá em 2022 (completando exatamente dois anos hoje) a Blizzard anunciou que estava produzindo um novo game de sobrevivência ambientado em um universo totalmente novo, sendo esta a primeira IP original produzida por eles desde Overwatch, lançado em 2016. Porém, esse projeto encontrou seu fim prematuro por decisão da Microsoft.

Depois de um vai e vem demorado no processo de compra da Activision-Blizzard-King pela Microsoft, a aquisição finalmente foi concluída em outubro do ano passado. E agora em 2024 finalmente as primeiras ações feitas pela Microsoft em seus novos estúdios estão acontecendo. E elas começaram bem infelizes.

Primeiro, a Microsoft anunciou a demissão de cerca de 1900 funcionários, a maioria da divisão de games da empresa, especialmente que trabalham para a Blizzard. Esse tsunami de demissões aconteceu ao mesmo tempo em que a Microsoft comemora o fato de ter se tornado a segunda empresa trilionária da história.

E além dessas demissões, o projeto de um game de sobrevivência, que aparentemente já estava em uma etapa avançada de desenvolvimento, foi cancelado sob ordens da Microsoft, em parte principalmente à engine usada para sua produção.

Segundo a Bloomberg, esse game, que era internamente chamado de Odyssey, começou seu desenvolvimento em 2017, utilizando a Unreal Engine como motor gráfico. Porém, a Blizzard decidiu mudar a engine e usar a Synapse, uma engine própria da empresa criada para a produção de games mobile. O intuito dessa mudança era usar as capacidades da Synapse em criar mapas grandes que suportassem 100 jogadores simultâneos.

Mas, essa troca de engine foi o que deu início aos problemas na produção de Osyssey, pois os desenvolvedores da Blizzard reclamavam que a Synapse era muito lenta em mesclar todos os elementos do projeto. A equipe de desenvolvimento do game estava esperançosa que, com a compra da Activision Blizzard pela Microsoft, as coisas melhorariam para o projeto, com a migração de volta para a Unreal Engine e a alocação de mais desenvolvedores no projeto. Mas na prática o que aconteceu foi o completo oposto: 1900 funcionários foram demitidos e o projeto foi engavetado.

A Blizzard tem um histórico de cancelar uma enorme quantidade de games antes mesmo de seus anúncios, dedicando seu foco em poucas IPs, que levam um bom tempo para receberem sequências. Mas, no caso de Odyssey, tratava-se de um game já anunciado, e que agora não vai mais acontecer.

(Via: Gamesradar)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *