Mod corrige um dos principais problemas do Super Nintendo

24 de maio de 2023
Mod corrige um dos principais problemas do Super Nintendo

O Super Nintendo, assim como qualquer outro videogame, passou por revisões durante o seu ciclo de vida. Mesmo sem mudanças de design, é comum que os consoles tenham componentes modificados, reduzidos em nome do custo de produção, ou que passem por um realinhamento interno de seus componentes.

Mas no caso dos 16-bits da Nintendo, um ponto em questão fez diferença, ao menos para quem tem o olhar mais apurado. Tanto o Super Nintendo quanto o Super Famicom foram lançados com dois chips de vídeo, o que deixavam o sinal um pouco desfocado.

Em 1995, no entanto, o problema foi resolvido, uma vez que a Nintendo revisou o videogame, que vinha agora com apenas um chip de vídeo. Foi aí que nasceu a designação “1CHIP” e “2CHIP”, mais falada no mundo dos colecionadores e entusiastas.

Os consoles “2CHIP” também passaram por revisões ao longo dos anos, mas o “1CHIP” de 1995 é quem, de fato, traz a melhor imagem possível. E também é o que faz com que tais consoles sejam os preferidos dos entusiastas e, por isso, tenham maior valor de venda no mercado retrô.

Mas um engenheiro conhecido no mundo dos games antigos, Voultar, criou um mod que busca resolver este problema, nos consoles 2CHIP. Voultar é o mesmo cara que se propôs a resolver o problema dos Wii U brickados após ficarem anos sem uso.

O mod recebeu o nome de SNES 2CHIP Edge Enhancer e é resultado de muita pesquisa sobre o console da Nintendo. Ele literalmente “virou o console do avesso” para descobrir como ele foi construído, para investigar os motivos que fizeram com que o console tivesse problemas com a nitidez.

Para corrigir o problema, é preciso fazer solda em uma instalação simples de 5 fios, que pode ser feito por qualquer pessoa que tenha um mínimo de habilidade com um ferro de solda. A peça suporta todas as variantes do Super Nintendo 2CHIP. Voultar deixa claro que sua solução é uma correção de hardware e não um filtro que amplifica o vídeo.

Um exemplo da modificação pode ser visto aqui:

Mod corrige um dos principais problemas do Super Nintendo

Além disso, o engenheiro deixa claro que esta solução é relevante, mas não a definitiva, afinal o Super Nintendo tem sinal de vídeo analógico, o que faz com que consoles específicos possam ter problemas vindos de outras fontes.

Este dispositivo pequeno espeta em qualquer TV HDMI, tem controles de Super Nintendo, vários jogos e custa menos de R$ 100. Veja já no AliExpress

Uma resposta para “Mod corrige um dos principais problemas do Super Nintendo”

  • 24 de maio de 2023 às 20:58 -

    Helinux

  • Antigamente eu pensava que os Emuladores simplesmente não superariam de fato o Video game em si no quesito imagem, som e filtros…com o tempo vi que os Emuladores já superaram e corrigiram coisas desse tipo e até mesmo o FPS!!!! Sem contar o Slowdown e assim sendo lançadas as Fastrom…como deveria ser mesmo a velocidade dos jogos e assim adicionada com o V-sync do Emulator!!!! De fato vi hoje mesmo a velocidade real e a imagem devidamente nítida e limpa que o video game não apresentava na época do Super Famicom!!!! Naquela época anos 90 vc ficava maravilhado e quase não prestava atenção nos detalhes, com o tempo fui jogar no Super Famicom alguns anos atrás e vi o quanto fui iludido com aquela imagem de video da época…não porque vc jogava na televisão tubão, apenas que a tecnologia evoluiu para nós jogar esses clássicos de forma mais abundante e fiel ao video game, fiel mesmo de como seria essa imagem hoje sendo jogava nos anos 90!!!! Naquela época eu não pensava em FPS, Stereo Sound ou até mesmo no quesito Processador do Vídeo game em si, apenas queria jogar!!!! Lembro de ver um amigo meu na época zerar Ninja Gaiden III do Nes naquela Mini televisão ou mini tv portátil antiga anos 90 e teve outro amigo meu que mostrou para mim shinobi 3 do Mega Drive em uma TV preta e branca…ele zerou ali na minha frente e todo mundo se divertia!!!! De fato a fominhagem era tão grande que agente não prestava atenção em certos detalhes de imagems e frames, apenas queria mesmo era jogar!!!! Lembro de ter visto um video de comparação no Youtube sobre o jogo Gradius III falando sobre esses Chips…eram duas telas divididas mostrando o game em si e fazendo comparações, só que não vi tanta diferença na imagem do jogo!!!! De fato Gradius III é um jogo no espaço e fica difícil comparar com aquelas partes escuras do jogo…Área 88 seria o ideal para isso!!!! Para finalizar, jogava em TV de 14 com chiado do RF e as vezes pegando ruim e tava tudo bem, Valeu!!!!

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