Modder melhora o som do Mega Drive, dispensando o CD para ter som de alta qualidade

1 de maio de 2024

O áudio do Mega Drive sempre foi algo que motivou conversas e discussões entre fãs do console e aficcionados por tecnologia antiga. Equipado com o chip de som Yamaha YM2612, ele traz um som típico dos anos 80, e foi usado com maestria por nomes como Yuzo Koshiro, que fez o console trazer músicas de alta qualidade, como as de Streets of Rage.

Por ser mais velho do que o seu rival Super Nintendo, que usa um chip de áudio da Sony, por muito tempo o Mega Drive teve seu aspecto sonoro erroneamente tratado como um “aspecto negativo” do console. Há muita confusão, nesta discussão, entre um chipset realmente ruim, e outro com tecnologia limitada.

O chipset do Super Nintendo é sim superior, tecnologicamente falando, mas o Mega Drive não ficou para trás, quando o assunto é trilha sonora de games memoráveis. De qualquer forma, a comunidade segue buscando melhorias para consoles do passado, e o modder e desenvolvedor brasileiro Criapolis apresentou o seu MegaMP3, um hardware baseado em cartucho que permite ao Mega Drive reproduzir arquivos de áudio de alta qualidade sem a necessidade de um Sega CD.

Criapolis afirma que o protótipo, que ele está trabalhando para tornar menor para caber em um cartucho de tamanho normal – funciona perfeitamente nos modelos Mk1 e Mk2 do Mega Drive, mas atualmente não é compatível com a versão Mk3. No entanto, ele está trabalhando em uma solução para isso. Se quiser conhecer melhor o cartucho, veja só ele em funcionamento:

Este é mais um de muitos projetos que buscam aproveitar o potencial do Mega Drive, evoluindo seus aspectos sonoros até se tornar “normal” termos jogos em cartucho, com som de qualidade de CD, sem um Sega CD. O que significa que seguem buscando levar o Mega Drive para o seu total limite.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior

Comente nas redes sociais