Um desenvolvedor despertou o “sétimo sentido” do Mega Drive, explorando o poder total do console

28 de março de 2024
Um desenvolvedor despertou o "sétimo sentido" do Mega Drive, explorando o poder total do console

O desenvolvedor indie e homebrew Shannon Birt recentemente revelou uma demonstração de tecnologia para o Mega Drive com o objetivo de explorar os limites do hardware original, elevando-os para patamares verdadeiramente extraordinários.

O vídeo, que não se trata exatamente de um jogo, mas sim de uma demonstração do que é possível fazer com o sistema veterano nas mãos certas e com as ferramentas adequadas, exibe “1013 sprites em 1013 cores” e é verdadeiramente fascinante de se observar.

“O que poderia ser melhor do que 660 sprites em 660 cores?” questiona Birt, fazendo referência aos totais da demonstração anterior. “1013 sprites em 1013 cores!!!”

Essa demonstração específica começa com 117 sprites antes de adicionar 20 sprites por segundo a cada segundo até atingir o “Max Blast Processing” em torno da marca dos 46 segundos. O sprite principal e o áudio são retirados de Lufthoheit, um próximo shmup para o console; Birt está colaborando com @Carsten1349 e @laurent_crouzet neste shooter no estilo Thunder Force.

Birt destaca alguns pontos-chave em relação à filmagem, que é executada em hardware real:

Os resultados são verdadeiramente impressionantes e demonstram que ainda há muito potencial a ser explorado no console, mesmo tanto tempo após seu lançamento, e “aposentadoria”. Além disso, temos o vindouro lançamento de Earthion de Yuzo Koshiro, previsto para este ano, que conta com a promessa de levar o 16-bits da SEGA para potenciais nunca antes vistos.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

4 Respostas para “Um desenvolvedor despertou o “sétimo sentido” do Mega Drive, explorando o poder total do console”

  • 28 de março de 2024 às 23:11 -

    Helinux

  • Na Era 16 bits, muitos jogos foram mal feitos devido a prazos limitados e assim muito game foi lançado mal feito mesmo!!!! Vc via aquelas propagandas parecida com a do Neo Geo, tal jogo tem 16 mega e assim ía…essa era a desculpa e ao mesmo tempo o poder de demonstranção de determinado jogo e console!!!! Quando vi Super Metroid que tinha a propaganda de 24 Mega, antes de jogar muita gente já ficava maravilhado e acontecia muito em outros games!!!! No Neo Geo que usava a logo ¨Máximo 330 Mega¨…tinha muito essa coisa de quantos mega tinha determinado jogo e no final das contas o Neo Geo tinha muito jogo ruin também e com capacidade tanto de video e audio maior e melhor do que qualquer jogo do Mega Drive e Snes!!!! Apesar que muita gente acreditava que o Neo Geo era um video game de 24 bits ou 32 bits, que na verdade também era um video game de 16 bits!!!! Na minha opinião, o Neo Geo Cartuchão era para ser superior em tudo sob os videos games da era 16 bits, infelizmetne e felizmente só focava mais em jogos de luta!!!! Já cheguei até imaginar como seria um Axelay no Neo Geo ou até mesmo um Super Mario World, vc vê que usando a imaginação ou se houvesse essa parceria entre a nintendo ou sega, com certeza haveria jogos em versões SNK!!!! Tanto essa fase de jogos 15 e 32 bits, tiveram muitos jogos ruins…o intuíto daquela época mesmo era o mercado e vendas de qualquer jeito!!!! Nós ficavamos maravilhados com aquilo porque era tudo novo, hoje em dia a geração atual não tem esse olhar de encanto quanto tivemos na época Sega vs Nintendo!!!! Hoje em dia a geração atual vê tal lançamento de tal jogo apenas com pouca maravilhação e com falta de encanto, se acostumaram com a falta de novidade…já que até as empresas atuais vão nos enganando mudando ou acrescentando uma letra ali e mudando algo do Hardware no lançamento de algum console!!!! Assim o video game de hoje em dia, tá mais para cinema do que aquela coisa pixelada que antigamente era mais divertido, valeu!!!!

  • 29 de março de 2024 às 21:35 -

    Marcel Yuki Fujita

  • Quando digo que era um console a frente o seu tempo o pessoal acha que era em referência aos add-on sega CD e o 32x.

    Mas na realidade é que o blasting process ainda faz milagres nesse querido console que marcou a minha vida!

    E para continuar a guerra da era de ouro o Mega Drive (Megão) sempre foi muito melhor que o Sneszinho!

    He He He!!!!

    • 31 de março de 2024 às 08:46 -

      MARCO ANTONIO DALBEN DE CASTRO

    • Kkk poxa meu amigo… Sabemos que foi uma era de ouro… Tive os dois… Alias tenho todos desde o atary 2600… Posso afirmar que joguei zero tolerante no mega e Doom no SNES… Joguei todos os Sonic… Stress of range e FIFA no mega… Mario e superstar soccer no SNES… Que tempo bom… Éramos felizes… Hoje pessoal transformou videogame em algo muito estranho… Embora eu ainda compre… Tenha Xbox e ps5… Meus domingos são mesmo dos bons e velhos 16 bits

  • 4 de abril de 2024 às 08:10 -

    RasPiBR

  • Sempre existiram e existirão jogos ruins e não foi só nas gerações de 16 e 32 Bits, eu acho que o maior problema da época era a limitação dos computadores onde eram programados os jogos, programas e recursos disponíveis na época. Mas era perceptível que os programadores eram bem menos preguiçosos, todo jogo era feito do zero com sprites novos, mecânicas novas, nāo existiam engines que deixava tudo “semi pronto” como é hoje, ainda assim você via que eles tentavam extrair o melhor do console, basta pegar jogos de início de geração e jogos do final da geração. Hoje em dia parece que não exploram todo o potencial do console e lançam outro mesmo que o atual ainda tenha muito a oferecer.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *