Morre Slim Borgudd, ex-piloto de F1 e baterista do ABBA, aos 76 anos

25 de fevereiro de 2023
Morre Slim Borgudd, ex-piloto de F1 e baterista do ABBA, aos 76 anos

Slim Borgudd, músico e piloto de corridas, com passagens tanto pelo grupo ABBA quanto pelas equipes ATS e Tyrrell na Fórmula 1, faleceu no dia 23, aos 76 anos. Ele nasceu na Suécia mas vivia na Inglaterra, na cidade de Covertry, e sofria de Alzheimer. Ele iniciou no automobilismo nos anos 60, em campeonatos suecos e escandinavos de Turismo e Fórmula Ford.

Borgudd conseguiu, nos anos 80, uma experiência na Fórmula 1. Não teve uma carreira muito longa, disputando apenas dez Grandes Prêmios entre 1981 e 1982, mas ainda assim escreveu capítulos interessantes na categoria. Em sua primeira corrida, na ATS, ele convenceu sua equipe a estampar o logo do ABBA em seu carro.

Por se tratar de uma equipe pequena, e com a banda sueca fazendo muito sucesso na época, a ideia foi uma forma de chamar atenção, para buscar patrocinadores para o time. Seu começo foi promissor, chegando em sexto em Silverstone, garantindo o seu primeiro (e único) ponto na categoria.

Na época, apenas os seis primeiros colocados somavam pontos nas corridas. E, curiosamente, Senna também conquistou seu primeiro ponto, chegando em sexto, em sua segunda corrida, em 1984.

Embed from Getty Images

Mas, diferente do piloto brasileiro, a carreira automobilística de Borgudd não foi muito promissora. Chegou a assinar com a Tyrrell em 1982, mas correu apenas três corridas daquela temporada, sendo a sua última o Grande Prêmio do Oeste dos Estados Unidos de 1982, em Long Beach, onde chegou em décimo lugar. Mas ele ainda disputaria corridas de outras categorias até 2010.

Em paralelo com a sua carreira automobilística, Borgudd também teve uma carreira musical. Nos anos 60, enquanto começava a acelerar nas pistas da Escandinávia, também tocava bateria em grupos como The Hepstars e The Hootenanny Singers pelo seu país natal. Enquanto tocava pela Suécia, conheceu Benny Andersson e Björn Ulvaeus (quando estava no Hootenanny Singers), os dois “B’s” do ABBA, que o convidaram para ser baterista do grupo em algumas ocasiões. O ABBA contou com vários bateristas em sua trajetória e Borgudd foi um deles.

Sua saúde foi ficando mais delicada nos últimos anos e no ano passado, foi diagnosticado com Alzheimer. Ele chegou a arrecadar, no início deste ano, 10 mil libras em campanha de crowdfunding, feita por um amigo, para ajudar no tratamento da doença.

Uma resposta para “Morre Slim Borgudd, ex-piloto de F1 e baterista do ABBA, aos 76 anos”

  • 25 de fevereiro de 2023 às 23:03 -

    Helinux

  • Triste isso, valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *