Museu da Imigração Japonesa no Brasil conta com acervo de mangás, animes e metal heroes

28 de junho de 2022
Museu da Imigração Japonesa no Brasil conta com acervo de mangás, animes e metal heroes

O Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil, que fica no bairro da Liberdade, em São Paulo, apresentou, desde a última quinta (23), um pavilhão de exposição, que tem a ideia de completar a linha do tempo que mostra a história dos japoneses no Brasil, desde o início da imigração até os dias atuais.

Conversamos sobre este assunto com o Cônsul-Geral do Japão em São Paulo, em 2020. Nosso bate-papo foi sobre as ligações entre Japão e Brasil através da cultura pop nipônica, o que inclui games, mangás, metal heroes, e animes, entre outros.

O museu conta com 97 mil itens, que estão divididos em três andares do edifício da Bunkyo, a Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social. Cada andar fala de uma fase da imigração japonesa no Brasil. O primeiro espaço, que fica no sétimo andar, retrata com equipamentos e maquetes a vinda dos primeiros grupos de imigrantes, que chegaram ao nosso país no navio Kasato Maru.

O segundo espaço, no oitavo andar, fala dos anos que se seguiram, que conta com os japoneses diversificando a atividade agrícola, o período da Segunda Guerra Mundial e as complicações que os japoneses viveram no Brasil, devido ao alinhamento com do país com o Eixo e várias questões envolvendo a geopolítica daqueles tempos.

Por fim, o terceiro espaço, no nono andar, fala do agora e do futuro das relações nipo-brasileiras, com peças inéditas que ligam o visitante aos dias atuais. Neste local, é possível ver as influências culturais japonesas no Brasil, que se iniciaram nos anos 50, e seguem até os dias de hoje. São séries de TV, animes, mangás, culinária, tecnologia e cosplays que dizem muito sobre como brasileiros adoram conteúdos vindos das mentes japonesas. Neste espaço, é possível ver espadas, documentos históricos e até armaduras de heróis, como a de Jaspion ou Kamen Rider.

“É uma homenagem da comunidade nipo-brasileira para o público em virtude dos 200 anos da Independência do Brasil”, disse Lidia Yamashita, presidente do conselho administrativo do museu, ressaltando que a maior comunidade japonesa fora do Japão está localizada em solo brasileiro.

Para conhecer, basta conferir o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil:

  • Local: Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – Centro de São Paulo
  • Visitação: terça a domingo, das 13h às 17h 
  • Entrada: R$ 16 (inteira) e R$ 8 (meia); gratuita às quartas-feiras;
  • Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/museu-historico

Uma resposta para “Museu da Imigração Japonesa no Brasil conta com acervo de mangás, animes e metal heroes”

  • 28 de junho de 2022 às 22:01 -

    Helinux

  • Um dia desses estava eu assistindo o episódio do Jaspion: O triste fim de Sakura, bons tempos de antigamente!!!! Hoje vivemos em uma época em que tudo está de graça na internet, e…a geração atual não tem muito interesse por ver os clássicos e até mesmo os tokusatsu atuais!!!! Falta isso na tv aberta para geração atual, que…apenas viu algo similar na merd… dos powers rangers que passa na tv cultura e as vezes na tv fechada!!!! Na minha singela opinião, naquela época de ouro da TV manchete era mais divertido ver TV!!!! Obrigado Beto Carrero que apresentou o Jaspion a rede manchete, a TV manchete e a todos que apoiam esse tipo de iniciativa e curtem o que era bom em termos de Tokusatsu e anime!!!! valeu para todos os japoneses e seus descendentes, fui!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *