Nathan Drake não leva “um milhão de tiros” em Uncharted. Ele só tem “sorte”.

31 de março de 2023
Nathan Drake não leva "um milhão de tiros" em Uncharted. Ele só tem "sorte".

Tá lá você jogando qualquer game Uncharted, e de repente observa Nathan Drake, o protagonista e personagem que você controla nos jogos da série, levando uma chuva de balas e ainda correndo, devolvendo os tiros e indo pra cima dos seus inimigos. É claro que nós, como jogadores, ignoramos tudo isso, afinal de contas, se games fossem 100% realistas, perderiam toda a graça.

Relevamos até o fato de que em The Last of Us, da mesma Naughty Dog, não interessa onde o personagem se machucou, mesmo em um jogo que propõe algo “mais realista”, eles sempre fazem o famoso “curativo no braço”. Tá tudo bem e vamos vivendo felizes, fazendo de conta que tais situações acontecem todos os dias mundo afora.

Entretanto, ao contrário do que muita gente pensa, Nathan Drake não leva nenhuma “chuva de tiros” em nenhum jogo na série. Como qualquer ser humano sem super-poderes, um tiro só é o suficiente para derrubá-lo, e dependendo de onde pega o tiro, o derrubar ser fatal. Tal situação foi esclarecida em 2018, quando Jonathan Cooper, um animador que trabalhou na Naughty Dog e hoje está na Apple, afirmou que Nathan Drake nunca foi baleado de verdade, quando o jogador leva dano no game.

Ele explica que Drake nunca sofre danos de bala na aventura, sendo que, na verdade, quando a tela ficando vermelha, indicando que o personagem em teoria levou muito dano e está perto da morte, ela não está falando sobre a sua saúde e sim da sua sorte. Com o protagonista tendo a sua sorte diminuindo em meio a ação, ao não conseguir vencer os inimigos, basta um tiro certeiro de um inimigo, e Nathan Drake partirá dessa para melhor, ao menos até voltar para a ação em um próximo checkpoint.

Para confirmar tudo e colocar um ponto final na discussão, surgiu em seguida Amy Hennig, diretora criativa da série, confirmando o que Cooper disse:

Ela disse que o que foi dito era verdade, e que a intenção original era a de que tal questão deixasse a ação “mais alinhada com o espírito e tom dos filmes que estavam usando” como inspiração. Por isso, quando jogar qualquer game Uncharted de novo, lembre que Nathan Drake não está levando tiro nenhum, com exceção do “tiro fatal”. Ele apenas está perdendo sua sorte, se o jogador não conseguir se livrar dos inimigos da maneira adequada.

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