Navegador Opera apresenta plataforma de games e ferramentas gratuitas para desenvolvedores

8 de novembro de 2021
Navegador Opera apresenta plataforma de games e ferramentas gratuitas para desenvolvedores

O Opera anunciou o lançamento de sua plataforma de games, a GXC, que já está disponível, para usuários e criadores, em Open Beta. A GXC permitirá a publicação e o compartilhamento de games, com a oferta de um catálogo de jogos feitos no GameMaker Studio 2, que atinge vários gêneros.

Todos os games podem ser jogados direto no navegador Opera, de graça. A plataforma também oferecerá um login, para jogos com amigos, busca por desafios e prêmios semanais. A ideia, com o GXC, é a de tornar a criação e publicação de games algo tão simples quanto um post em rede social.

A plataforma, de acordo com o Opera, “elimina um dos maiores problemas para os criadores de games, uma vez que a ferramenta oferece maneiras de alcançar um público cada vez mais amplo e promover o seu jogo entre usuários altamente engajados do Opera GX“.

Os melhores games, inclusive, podem ganhar prêmios mensais de US$ 30 mil. O Opera diz que, assim, seu objetivo com o GXC é democratizar o acesso a criação de jogos. Quem quiser se aventurar no mundo da criação de jogos, pode baixar o GameMaker Studio 2, de propriedade do Opera, e construir os games com ferramentas gratuitas, publicando na plataforma para ser jogado pela comunidade e receber feedback.

“Acreditamos que a criação de jogos é a próxima fase para a economia dos criadores e estamos aqui para agitar o mundo e tornar a criação e a publicação de jogos mais acessível do que nunca. Nosso objetivo é desenvolver a GXC como uma verdadeira alternativa às plataformas de games dominantes”, disse Krystian Kolondra, Vice-Presidente Executivo de Browsers e Gaming no Opera.

O GameMaker aumentou em três vezes sua busca e interesse pela comunidade, após o Opera Gaming torná-lo gratuito para uso. Somado ao programa de desenvolvimento, a plataforma GXC permitirá não só a criação de games, como o fácil compartilhamento, e uma comunidade para conhecê-lo.

“Agora que a plataforma tem os 500 jogos iniciais, temos o prazer de convidar os jogadores a conferir em Open Beta”, acrescentou Krystian. ‘‘Em breve, começaremos a testar opções de monetização para esses criadores, estabelecendo desta forma um ecossistema com uma moeda virtual e com incentivo de anúncios”.

O Open Beta do GXC conta mais de 500 jogos disponíveis, prontos para serem jogados, com novos games adicionados diariamente. E são divididos por categorias, para facilitar a busca. O Opera também fará curadoria, para incluir jogos em alta, populares e os melhores avaliados. Os criadores também poderão identificar seus games com tags.

A GXC Open Beta está disponível para criadores e jogadores e o download pode ser feito através do site https://gxc.gg/.

2 Respostas para “Navegador Opera apresenta plataforma de games e ferramentas gratuitas para desenvolvedores”

  • 8 de novembro de 2021 às 18:02 -

    Asta

  • Gostava muito desse navegador quando usava o motor Presto até 2012, depois mudou desse motor para usar o Chromium em 2013 que é usado até hoje e continuei a utilizá-lo pela qualidade que tinha até 2016, mas vi em vários sites de notícias de TI e um site muito bom por sinal que fala sobre o S.O. Windows e segurança digital que a empresa norueguesa por trás desse navegador e de todos os apps desenvolvidos por ela iriam ser adquiridos por um consórcio de empresas chinesas depois disso voltei a usar o Chrome, o Firefox e mais recentemente o Brave e o Vivaldi(este último que é desenvolvido por co-fundadores da antiga empresa norueguesa Opera) que leva a segurança e privacidade de seus usuários a sério. Outra coisa que preciso mencionar é que o Brave, Firefox e Vivaldi podem ser lidos seus códigos fonte pelo github para qualquer pessoa ver e relatar possíveis bugs, onde o Opera agora um conglomerado de empresas chinesas que não estão nem aí para sua segurança e privacidade online não libera seu códigos para seus usuários relatarem. Por isso pense bem antes de usar navegadores de empresas como essa que colocam inúmeras funcionalidades como acesso ao Messenger, WhatsApp, vpn “gratuita”, carteira de criptomoedas e o mais recente “navegador gamer” parece tentador, mas é uma armadilha para suas informações, mensagens privadas e senhas ficarem passando pela China sem nenhum controle. Por isso recomendo utilize navegadores que levam a segurança e privacidade do usuário a sério e verifique se esse navegador disponibiliza seu código para o público e fique longe dessas tentações, porquê você pode está entrando numa furada.👍

  • 8 de novembro de 2021 às 21:49 -

    Helinux

  • Valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *