Com o NES Classic aberto, podemos ver o que move o console comemorativo

8 de novembro de 2016

Com o NES Classic aberto, podemos ver o que move o console comemorativo

O NES Classic é um emulador do saudoso Nintendinho dentro de uma embalagem oficial, aprovada pela Nintendo com seus 30 jogos na memória. Ou seja, estamos falando de algo muito semelhante ao que já fazem por aí já por um bom tempo: montar sistemas retrô usando um Raspberry Pi, com a única diferença de que a Big N é de fato, a detentora dos direitos autorais de marcas, games e console.

Mas, tirando as questões legais, ao ver o NES Classic por dentro, podemos conferir que o console é praticamente um trabalho muito parecido com o que talvez você mesmo acabou de desenvolver na sua casa. Peter Brown, do site GameSpot, abriu o seu console e mostrou o que tem por dentro da caixinha.

Para movimentar o NES Classic, ele vem equipado com Linux em um processador quad-core de 256MB de RAM e 512MB de memória flash, para armazenar os jogos. Na prática, estamos falando de uma versão personalizada do Linux, em um conjunto de placas, processadores e memórias suficientes para funcionar determinado sistema, e com bastante ROMs dentro dela. E falando especificamente do sistema da Nintendo, estas configurações, apesar de modestas, são até mais do que o necessário para que os jogos funcionem normalmente, oferecendo de maneira satisfatória, pelo menos no papel, recursos adicionais como o menu estilizado, as questões de visualização na TV com filtros, ou os save states.

Mas nada de abrir seu NES Classic para “brincar” com ele, e achar que por ser Linux, será possível adicionar mais jogos no sistema. A Nintendo foi Nintendo aqui, então ela colocou a memória flash soldada junto com a placa mãe. Claro que aventureiros tentarão a todo custo colocar mais jogos na memória flash, ou mesmo tentar colocar slot SD nele, mas… já temos o Raspberry Pi para proporcionar mais possibilidades, se for essa a sua intenção.

O NES Classic já está quase entre nós. O console que comemora os 30 anos de sucesso no ocidente, vem com 30 jogos clássicos, incluindo jogos do Mario e Zelda, e vem com conexão HDMI, chegará no dia 10 de novembro.

Via (The Verge)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *