No meio desse papo todo de 30 FPS, um artista da Santa Monica defendeu a taxa em Starfield

15 de junho de 2023
No meio desse papo todo de 30 FPS, um artista da Santa Monica defendeu a taxa em Starfield

Sabemos que meio mundo passou boas horas nos últimos dias falando sobre FPS e desempenho de games. Muito disso foi por causa dos 30 FPS definidos por Starfield, para correr no Xbox Series X|S. Há quem não ligue, há quem diga que a experiência possa ser inferior à esperada e há quem critique não a Microsoft em si, mas a atual geração, argumentando que os games não estão entregando as promessas de 2020.

Mas, independente do que eu e você pense sobre isso, muita gente tem deixado a sua opinião a respeito. Entre eles, Dannie Carlone, artista de ambientes da Sony Santa Monica, que refutou a mensagem (agora apagada) do YouTuber DreamcastGuy, que dizia que os 30 FPS do game sugeria que o game não estava terminado.

“Sou um criador de jogos, grande fã também. Quero esclarecer que isso não é um sinal de um jogo não acabado. É uma escolha. 60 FPS nesta escala seria um grande impacto na fidelidade visual. Diria que eles querem um aspecto ininterrupto e com menos ‘pop-in’. Mas é claro que você tem o direito de discordar da escolha”, disse Carlone.

Questionado se era necessário mesmo colocar um jogo a 4K, sacrificando os 60 FPS, a resposta de Carlone é que “não precisa ser 4K (como algo exigente), podendo ser 1080p a 60 ou outra resolução variável a 60”. Ele argumenta que o pessoal na Bethesda quer manter tudo fixo a 30 FPS a 4K, levando os visuais para um nível elevado nesta escala.

Assim, a opinião de Carlone é a de que a Bethesda preferiu o foco na qualidade gráfica de Starfield, ao invés do desempenho a 60 FPS. E diz que é uma escolha do estúdio e não questão de um projeto ruim ou inacabado. E você, o que tem pra falar disso?

Ainda sobre Starfield, saiba mais sobre a ambição do game, segundo o seu diretor, que garante que o game será um “cinco ou seis em um”. Além da “promessa” de que o game terá menos bugs dentro do “padrão da Bethesda.

E, enquanto o game não chega, confira as ofertas de Xbox disponíveis na Amazon.

2 Respostas para “No meio desse papo todo de 30 FPS, um artista da Santa Monica defendeu a taxa em Starfield”

  • 16 de junho de 2023 às 02:02 -

    Helinux

  • Sinceramente…gostava mais de jogar video game quando não sabia ou entendia esse papo de FPS, isso acabou comigo e ao mesmo tempo me mostrou outra visão sobre jogabilidade e fluidez na imagem de um game, principalmente nos jogos antigos dos anos 90!!!! Acontece que as empresas de games atuais meio que ¨viciaram¨ a geração pitchula e assim toda essa geração
    ¨celular de ponta¨ quer um jogo realista e com bastante fluidez sem qualquer sujeira ou leg na tela e assim é cobrado sempre nos games que vão chegando em si!!!! Ta aí então…vc dar só a metade do chocolate, mas a galera quer a barra inteira!!!! Valeu!!!!

  • 16 de junho de 2023 às 16:33 -

    Ricardo Erick Rebêlo

  • Tem gente achando que FPS é questão de acabamento?

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *