Novas contas “verificadas” de Nintendo, Valve e Rockstar surgem no Twitter, “cheias de graça”

11 de novembro de 2022

Já falamos por aqui das novidades do Twitter desde que Elon Musk comprou a rede social por cifras bilionárias. E, talvez a mais comentada seja a ressignificação de Musk para o conceito de contas verificadas. Onde, na visão do bilionário, não são selos de identificação de pessoas relevantes na rede, e sim algo que destaque um usuário ativo na rede, disposto a pagar um valor para usar mais de seus recursos.

Assim, desde o dia 9, o Twitter Blue, em alguns países como EUA, Reino Unido e Austrália, estão verificando com o “famoso” selo azul todos os seus assinantes. E, como a assinatura não pede documento para identificar seus novos “verificados”, um ambiente de confusão se instala na rede, com pessoas transformando contas quaisquer em “contas oficiais”, que com o “tal” selo, passam informações erradas, por qualquer motivo.

Três empresas de games já ganharam (e perderam) suas “novas contas verificadas”: Valve, Nintendo e Rockstar. A conta “verificada” da Nintendo nintendoofus, criada em 2013 e que agora já não faz mais nenhuma referência à companhia japonesa, além de não contar mais com o selo azul, postou uma foto de Mario mostrando o dedo do meio, algo impensável partindo da companhia.

Já a conta “verificada” da Rockstar rockstargamse, que está suspensa, fez o óbvio: brincou com GTA 6, anunciando que o esperado game seria apresentado na próxima semana. Enquanto a Valve “verificada” perdeu a chance de brincar (mais uma vez) com Half-Life 3, preferindo anunciar a “próxima plataforma competitiva” chamada “Richocet: Neon Prime”.

Veja os prints da “bagunça verificada” dos últimos dias:

Após contas de comediante verificadas mudarem seus nomes para Elon Musk, o novo dono do Twitter afirmou que “contas que se passassem por outras” sem afirmar que são paródias, seriam suspensas. Embora não explicou como seria os meios para tais suspensões. Em uma medida extremamente simples, bastaria solicitar documentos para quem queira assinar o Twitter Blue, para verificá-los e manter o documento “preso” ao nome de usuário, como já acontece com os verificados atuais.

Outra medida anunciada recentemente é que contas criadas depois de 9 de novembro de 2022 (quando o novo Twitter Blue estreou) não poderão assinar o serviço.

Junior Candido

Conto a história dos videogames e da velocidade de ontem e de hoje por aqui!

Mais Matérias de Junior