Novo hack para Playstation 4 permite instalar Linux e qualquer ISO de PS2, porém…

24 de janeiro de 2018

Novo hack para Playstation 4 permite instalar Linux e qualquer ISO de PS2, porém...

A comunidade de homebrew continua firme e forte para seguir alterando diversos sistemas e consoles, e, desta vez, o alvo foi o Playstation 4, que recebeu um hack gigantesco, que permite que os mais fuçados possam instalar Linux e executar diversos jogos, especialmente os de Playstation 2 no console.

Porém, algo muito importante deve ser considerado: tal hack funciona apenas em consoles que estejam rodando o firmware 4.05, que é de outubro de 2016. Atualmente o Playstation 4 roda a firmware 5.05, lançada em 18 de janeiro deste ano. Isso significa que consoles que tenham tal firmware estejam subindo de valor igual ao Bitcoin no ano passado, e serão vendidos a um breve futuro — leia-se, amanhã — a preços bem maiores do que um PS4 convencional. Já olhou para o seu armário hoje?

Apesar do alvo destes hacks serem a possibilidade de rodar cópias de jogos do PS4, desta vez seus desenvolvedores focaram em habilitar um meio de que o PS2 Classics recebesse suporte para qualquer arquivo ISO de jogos de Playstation 2, permitindo, então, que o catálogo do 128-bit da Sony fique quase que completo, com muito mais jogos à disposição do que os que a Sony disponibiliza em sua PSN. Lembrando que os jogos PS2 Classic oficiais para PS4 rodam com gráficos adaptados para as TVs atuais e contam com suporte a troféus.

De qualquer forma, poucos são os consoles que podem rodar tal hack, mas mostram que a comunidade homebrew não está dormindo em serviço. Cabe a SonyMicrosoft e Nintendo também — a seguir acompanhando de perto para fazer as correções necessárias, mas, especialmente, seguirem buscando meios de deixar os jogos mais acessíveis. Temos hoje a Playstation Plus que oferece alguns jogos “gratuitos” mediante assinatura, além de boas promoções, mas mesmo com a Internet ajudando as empresas proprietárias dos consoles, a luta contra a galera do homebrew ainda acontecerá por um bom tempo.

Via (The Verge)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *