O emulador de PS1 Duckstation agora tem Multiplayer online com Rollback Netcode

15 de março de 2023
O emulador de PS1 Duckstation agora tem Multiplayer online com Rollback Netcode

O Duckstation, um dos mais populares emuladores de Playstation 1 da atualidade, acabou de ficar ainda melhor, pois além de ter capacidade para jogatina multiplayer, agora também possui rollback netcode, praticamente eliminando o lag de partidas online!

Se você não sabe o que é Rollback Netcode, aqui vai uma explicação bem simplória. Em qualquer tipo de conexão online existente, tudo funciona com base na troca de mensagens. Especificamente em jogatina online, isso significa que cada botão que você aperta em seu controle, que é traduzida em uma ação in-game, é enviada via internet para o servidor online do game e então enviada para o jogo e todos aqueles que estiverem na mesma sessão online.

O tempo de envio e recebimento de mensagens pode ser afetado por muitos fatores, o que gera o lag. O lag é a demora que ocorre entre a realização de uma ação e sua replicação de fato num game. O rollback netcode, criado e largamente usado para jogos de luta, é um código que contorna esse problema com uma solução bem engenhosa: previsão de comandos.

Funciona assim: Esse código tenta a todo momento prever as ações dos jogadores. Se um jogador está andando pra a esquerda, o game preverá que ele continuará andando pelos próximos frames. Se isso não acontecer e o jogador realizar outra ação, como dar um soco, essa ação é imediatamente executada e a ação prevista é “deletada”, com o game “saltando frames” para colocar o personagem do jogador na posição correta que deveria estar. Porém, esse salto de frames ocorre em milissegundos, sendo imperceptível para os jogadores.

Em termos ainda mais simples, o rollback netcode faz com que uma partida online flua tão rapidamente quanto uma partida offline, eliminando o lag e permitindo que games de luta sejam jogados sem qualquer problema. E agora o Duckstation pode fazer isso!

Abaixo você pode ver um pequeno vídeo feito pelo usuário HeatXD, que adicionou o rollback netcode ao emulador, mostrando ele rodando em duas telas:

Para poder aproveitar dessa nova versão do emulador com essa melhoria, CLIQUE AQUI para baixar essa versão modificada do Duckstation criada por HeatXD. No link há algumas instruções (em inglês) sobre como jogar em multiplayer sem problemas de desconexão. Graças a isso, agora um emulador tem conexão multiplayer muito melhor que muito game lançado atualmente!

Essa é mais uma das inúmeras provas do poder que os emuladores podem alcançar, poder esse que muitas empresas atuais tentam a todo custo combater, não apenas ao tentar impedir a disseminação de emuladores, mas ao quererem fazer o trabalho, que acaba sendo feito pelos fãs, de graça.

E, para deixar bem claro, emuladores não são ilegais! Você pode baixar e usá-los livremente! Obter uma ROM de um game, no entanto, já é uma história muito complicada, pois envolve direitos autorais de tais games. E jamais fale de ROMs e emuladores perto de um encanador de roupa vermelha, ele vai querer acabar com você!

(Via: Gamesradar)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *