O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

10 de dezembro de 2021
O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

O The Game Awards, um dos mais esperados eventos do ano no mundo dos games, tem como grande atração a premiação dos melhores jogos do ano segundo a crítica especializada em diferentes categorias, mas cada dia mais tem se mostrado um ótimo espaço para divulgação de novidades do mundo do entretenimento. A edição de 2021 mostrou, por exemplo, trailers de filmes e séries baseadas em franquias de sucesso, como Sonic e Halo, mas guardou o espaço nobre, pouco antes do anúncio de Game of the Year, para uma ação de divulgação de Matrix Resurrections, quarto filme da série que chega aos cinemas em alguns dias.

O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

Além de trazer um especialmente animado Keanu Reaves e uma comedida Carrie-Ann Moss para o telão, a ação falou um pouco sobre uma experiência interativa (cujo pre-load estava disponível há três dias) para Playstation 5 e XBox Series. Ao fim do evento, o contador regressivo se encerrou e o aplicativo estava liberado. Confesso que eu esperava um trailer inédito, uma cena exclusiva, ou mesmo um tour virtual pelo mundo a ser explorado nos cinemas, mas os mais de 25 GB e o destaque para a Unreal Engine 5 faziam crer que poderia ser um pouco mais. E foi! Abaixo, um vídeo capturado com 30 minutos da experiência:

Essa demonstração é divida em duas grandes partes, uma que inicia com uma explanação do próprio Reaves falando sobre sua participação no filme, um olhar metalinguístico sobre a marca Matrix e o que ela representou enquanto inovação tecnológica e narrativa lá no já longínquo ano de 1999, e o porque dela ser ainda relevante nos dias atuais a ponto de voltarem a esse universo para uma nova investida.

A sequência segue para a ação, com Trinity e Neo, desta vez modelados em computação gráfica em suas versões mais jovens, falando sobre o que estavam fazendo ali e como tudo aquilo era uma ação de marketing, com direito a trocadilhos com o que seria irreal (ou unreal), uma clara piada interna com as motivações tanto da Warner quanto da Unreal para essa produção.

O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

Neo sai de cena, uma nova personagem assume o protagonismo e aí temos uma grande cena de perseguição se desenrolando. Enquanto Trinity dirige, cabe ao jogador assumir o combate, atirando nos veículos com agentes que o perseguem, com a ação escalando até o clímax. É uma passagem de poucos segundos, mas impactante o suficiente para mostrar tudo aquilo que prometia: uma escala de conteúdo impressionante, visuais absurdamente realistas, dinâmica insana e um potencial enorme para que finalmente tenhamos o salto de geração que tanto se espera nos consoles atuais. A comparação com qualquer produção ambientada em cenários urbanos é simplesmente impossível — acredito que nunca foi feito nada parecido com isso.

O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

O segundo momento, que também me surpreendeu já que eu já tinha me dado por satisfeito, é mais calmo, mas nem por isso menos impactante. Somos colocados na pele da mesma personagem da cena anterior, mas agora a pé, no meio da cidade, para uma exploração livre. E aquilo que se apresenta é quase inacreditável. A qualidade do mundo aberto ali disposto é excepcional, com modelos, desempenho e iluminação de cair o queixo. A possibilidade de posicionamento do sol em tempo real (algo comum em modos fotografia, mas pouco usual em tempo real) dá uma dimensão do que pode ser feito, e o ray tracing, uma das novidades mais alardeadas dos últimos tempos, realmente se mostra um diferencial na comparação com alguns dos melhores games dos últimos tempos. É um absurdo.

O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

O sistema de colisão em veículos, por sua vez, também apresenta uma força das mais importantes para os jogos que estão por vir que se utilizarem desse motor gráfico. É assustador ver a qualidade do impacto e o resultado: bater de frente num poste causa danos muito realistas num carro, e o mesmo para colisões em outros veículos, paredes e objetos dos mais variados. O vídeo da experiência que acompanha esse relato mostra o quanto me diverti jogando um porsche contra outros carros parados no trânsito e descendo para ver o resultado. Insano. O mesmo vale para a sensação de dirigibilidade, bem diferente da vista em games como GTA V, Cyberpunk 2077 e similares. É mais confortável, tem peso, tem uma física diferenciada que pode ser sentida.

O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

A experiência, claro, está longe de ser perfeita, sobretudo no aspecto da interatividade. O mesmo sistema de colisão elogiado quando em veículos, quando andamos a pé não é tão excelente assim, com muitas paredes invisíveis e relação estranha com obstáculos, como grades, muretas e NPCs. Andar por entre a multidão traz algumas boas interações, mas nada muito diferente do que já vimos em jogos “de verdade”. Há inclusive alguns bugs de inteligência artificial, com pessoas presas em objetos e coisas assim, algo a se relevar pelo escopo da proposta.

O potencial da nova geração em The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience

Também não há qualquer ação mais sofisticada que pudesse exemplificar mais do que será possível fazer no futuro, e a demonstração é muito mais sobre o potencial de sofisticação realista do novo Unreal Engine 5 do que qualquer outra coisa. E considerando essa pequena degustação, há um futuro promissor pela frente. Relevando o fato de que fui testar isso às duas horas da madrugada de um dia de semana depois de assistir três horas da premiação, foi a primeira vez onde pude sentir que há algo realmente novo e impactante chegando nessa geração.

Encare esta The Matrix Awakens: An Unreal Engine 5 Experience como uma tech demo gourmet, porque é mais ou menos isso que ela é. Mas, mesmo sendo apenas isso, já conseguiu me deixar bem impressionado e animado com o que vem por aí.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *