Pelo segundo ano seguido a Playstation não participará da E3

14 de janeiro de 2020
Autor: Renan do Prado
Pelo segundo ano seguido a Playstation não participará da E3

Em novembro de 2018 fomos pegos de surpresa com o anúncio da Sony de que não iria participar da E3 2019, pois queria buscar uma forma diferente de se comunicar com seu público, o que começou a evidenciar a perda de relevância do evento nos últimos anos.

A Sony confirmou oficialmente sua ausência da E3 2020 após rumores começarem a se espalhar na internet. Em um comunicado enviado ao site GamesIndustry.biz, a companhia explicou o motivo de sua ausência, que diz (tradução livre): “Após muita deliberação a Sony Interactive Entertainment decidiu não participar da E3 2020. Nós temos muito respeito pela ESA (Empresa que gerencia o evento) como uma organização, mas nós não sentimos que a visão da E3 2020 é compatível com o que estamos focando para este ano.”

Apesar de não entrar em detalhes sobre qual é essa “visão” da E3 2020 que a companhia está em desacordo, é possível teorizar que tenha relação com algumas informações vazadas ano passado, que indicam que a ESA desejar tornar a E3 um evento mais comercial, investindo muito na presença de celebridades, influenciadores de digitais e marcas.

A Sony porém compartilhou qual é o seu foco para esse ano, dando máxima prioridade aos fãs. Segundo a companhia: “Nós vamos desenvolver nossa estratégia de eventos globais em 2020 participando de centenas de eventos para consumidores ao redor do mundo. Nosso foco é garantir que os fãs sintam-se parte da família Playstation e possam jogar seus conteúdos favoritos. Nós temos uma fantástica lista de títulos chegando para o Playstation 4, e com o vindouro lançamento do Playstation 5, nós estamos realmente ansiosos por um ano de celebração com nossos fãs.”

Isso já deixa claro a participação da Playstation em diversos eventos ao redor do mundo, principalmente, para nós brasileiros, da Brasil Game Show, que sempre conta com a presença da Playstation anualmente.

Em resposta a isso, a ESA lançou uma declaração voltada para o público, garantindo que a E3 2020 não será prejudicada pela ausência da Sony: “A E3 é um grande evento que celebra a indústria dos video games e apresenta pessoas, marcas e inovações que redefinem o entretenimento amado por bilhões de pessoas ao redor do mundo. A E3 2020 será um show emocionante e cheio de energia, apresentando novas experiências, parceiros, espaços de exibição, ativações e programações que irão entreter novos e antigos visitantes igualmente. O interesse de expositores em nossas novas ativações tem ganhado a atenção de marcas que veem a E3 como uma oportunidade chave de se conectar com fãs de video games ao redor do mundo.”

Não posso deixar de notar que essa declaração tem um “ar” bem semelhante ao dos rumores de que a E3 seguira um caminho mais mercadológico para o evento, trazendo mais celebridades de marca. Porém, é importante salientar que nos últimos anos muitas produtoras grandes tiveram participações cada vez menores no evento, como Bethesda, EA Games e até a própria Ubisoft.

Só o futuro dirá como tudo isso impactará a E3 2020, que acontecerá em junho. Qual a sua opinião sobre tudo isso? Você acha que a E3 tem sim perdido relevância, numa época em que as produtoras tem preferido um contato direto com o consumidor ao realizar seus próprios eventos independentes, como a Nintendo com seus Directs, Bethesda com a Quake Con e a própria Playstation com seu State of Play e Playstation Experience? Deixe aí seu comentário!

(Via: All Games Delta)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *