Pesquisadores de Inteligência Artificial promovem desafio com Doom

25 de abril de 2016

Pesquisadores de Inteligência Artificial promovem desafio com Doom

A inteligência artificial terá um novo desafio para provar suas capacidades: pesquisadores estão procurando computadores que possam se degladiar nas arenas de Doom, usando bem os lançadores de foguete e todas as armas e cenários do jogo.

O deathmatch entre as IAs está programado para acontecer neste ano na Computational Intelligence and Games (CGI), conferência que lida com este tema. Mas para quem pensa que é tudo muito simples, afinal de contas já existem bots nos jogos Doom, a coisa não é tão fácil assim.

Os bots que já estão no game desempanham suas funções desta maneira por serem programados dentro do jogo, tendo acesso a mapas, armas e posições de outros personagens de maneira competente, afinal eles estão “lendo” o roteiro da ação em primeira mão. O desafio proposto segue uma linha diferente: os bots serão colocados nas arenas do game, mas de uma maneira “humana”. Eles terão que conhecer o mapa e elaborar estratégias de ataques por si só.

Demis Hassabis, co-fundador da DeepMind explicou sobre o desafio para as IAs: “Existem vários jogos de videogame onde os seres humanos tem desempenho melhor do que os computadores, como StarCraft. Jogos de estratégia exigem alto nível de capacidade em um mundo de informações imperfeitas”.

Doom não é um game de estratégia como StarCraft, mas pode ser considerado como tal, pelo menos para os estudos de Inteligência Artificial. Pesquisadores trabalham com Minecraft por este mesmo objetivo, com a própria Microsoft auxiliando, lançando em março uma plataforma open-source para ajudar os bots a vagar pelo mundo do game. Tal pesquisa ajudará a desenvolver IAs que poderão controlar robôs.

O desafio também incentiva os competidores a criar seus projetos usando um método em IA conhecido como “aprendizagem de reforço profundo”. É uma combinação entre aprendizagem regular, que busca grandes quantidades de dados para procurar padrões de comportamento, e o reforço de aprendizagem, que treina os computadores de maneira semelhante ao treinamento de animais, recompensando-o quando ele faz algo certo.

A competição já está aceitando inscrições para as primeiras rodadas, que durarão até o dia 31 de maio. As finais acontecerão entre agosto e setembro, e os melhores bots se enfrentarão em um torneio na Grécia. O desafio apresentará duas modalidades: uma com bots que jogarão em um mapa previamente conhecido utiliazando apenas o lançador de foguete, e uma segunda que colocará os mesmos em uma arena desconhecida com todos os itens e armas possíveis à disposição. E as regras serão as mesmas de um deathmatch “humano”.

Via (The Verge)

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