Playstation 5: vídeo promocional destaca as sensações e a imersão da próxima geração

21 de agosto de 2020
Autor: Rodrigo Pscheidt
Playstation 5: vídeo promocional destaca as sensações e a imersão da próxima geração

A próxima geração de consoles está cada dia mais perto, e as empresas seguem divulgando o potencial de suas novas máquinas. As vezes são “apenas” trailers de jogos e gameplays… outras vezes são conteúdos um pouco mais lúdicos.

É o caso deste novo vídeo promocional do Playstation 5, que a Sony lançou ontem: ele aproveita o feedback háptico do DualSense (o controle do PS5) para colocar uma jogadora “dentro” de situações típicas de videogames, enfrentando monstros e atirando com um arco, experiências que prometem ser muito mais imersivas graças às novas tecnologias.

Ainda não sabemos na prática como realmente esse feedback háptico funciona, mas a ideia é que ele transmita para as pontas dos dedos do jogador sensações de textura (liso, áspero, pegajoso) condizentes com o que está rolando no jogo. Um sistema de áudio 3D deve ajudar o jogador a se localizar (e evitar perigos) somente pelo som.

Confira o vídeo abaixo, devidamente localizado para o nosso idioma:

Quando a Sony apresentou o DualSense ela mostrou o controle antes de apresentar o console, lembra? –, ela fez o seguinte comentário sobre os recursos hápticos do controle:

Tivemos uma grande oportunidade de inovar com o PS5, oferecendo aos criadores de jogos a capacidade de explorar como eles podem aumentar esse sentimento de imersão por meio de nosso novo controle.

É por isso que adotamos o feedback háptico, que adiciona uma variedade de sensações poderosas que você sente quando toca, como a lentidão pegajosa ao dirigir um carro na lama. Também incorporamos gatilhos responsivos ​​nos botões L2 R2 do DualSense, para que você possa realmente sentir a tensão de suas ações, como a corda de um arco vergando para disparar uma flecha”.

Vou te falar que, de tudo o que a nova geração está prometendo (ray tracing, 120 fps, etc.), é esse lance do feedback háptico o que me deixa mais curioso. Espero que isso transforme a experiência de jogo, e que os desenvolvedores façam um bom uso deste recurso.

Felizmente, os desenvolvedores parecem empolgados com as possibilidades do DualSense: no blog do Playstation, você pode conferir diversos depoimentos de quem está trabalhando em jogos como Godfall, Spider-Man: Miles Morales e no próximo Ratchet & Clank.

Ainda vai demorar um pouquinho para “sentirmos” tudo isso com o Playstation 5. O console deve chegar ainda em 2020, mas por enquanto não tem data (nem preço) definidos.

(Via: Assessoria Playstation, Playstation Blog)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *