Polêmica: produtor de games é condenado à morte no Irã

12 de janeiro de 2012

Polêmica: produtor de games é condenado à morte no Irã

2012 começou tenso no mundo dos games. Primeiro tivemos um soldado criticando o marketing de Call of Duty. Depois, ex-montadores de Xbox 360 ameaçaram um suicídio coletivo. E agora, um produtor de games estadunidense (de família iraniana) que estava preso no Irã desde o ano passado foi sentenciado à morte, acusado de ser um espião da CIA e de manipular a opinião pública utilizando seus jogos.

O caso de Amir Mirzaei Hekmati está repercutindo em todo o mundo. Ex-fuzileiro dos Estados Unidos, Amir, que trabalhou como designer de games para a empresa Kuma Reality Games, estaria em visita ao Irã para visitar sua avó.

A Kuma é uma empresa que ficou famosa por criar jogos polêmicos inspirados em histórias reais. Seu Kuma\War ganhou notoriedade por trazer atualizações que recriam casos reais, como o assassinato dos filhos de Saddam Hussein e a captura do terrorista Osama Bin Laden.

Um dos capítulos deste game, “Assault on Iran“, seria o estopim desta treta toda. Nesta missão, o objetivo do jogador é se infiltrar em uma instalação nuclear iraniana para obter evidências do enriquecimento ilegal de urânio no país. Confira abaixo um trailer do game:

O mais bizarro, porém, é que, segundo a imprensa iraniana, Amir alegou que realmente é um espião da CIA e que os games da Kuma foram realmente feitos para manipular as massas.

Sabe-se lá sob quais condições, Amir confessou tudo e afirmou que “recebemos dinheiro da CIA para produzir, desenvolver e distribuir gratuitamente filmes e jogos com o objetivo de manipular a opinião pública. O objetivo da Kuma era convencer o povo do Irã e do mundo inteiro que qualquer coisa que os EUA venha a fazer em outro país é algo bom e aceitável”.

Tudo isso – e muito mais – teria sido dito no vídeo abaixo, que você provavelmente não vai entender, pois tudo é dito em árabe:

Felizmente, o site Tehran Times traduziu e transcreveu toda a confissão de Amir para o inglês. Se quiser conferir o material na íntegra, clique aqui.

Anos atrás, o CEO da KumaKeith Halper, admitiu que, em 2006, a empresa trabalhou em um software de treinamento linguístico encomendado e financiado pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A declaração respalda o interesse norte-americano na produção de games úteis à sua causa, mas não faz nenhuma ligação com a CIA.

A CIA, por sua vez, negou qualquer envolvimento com tudo isso e com Amir: “as alegações de que o Sr. Hekmati trabalha para a CIA ou foi mandado ao Irã pela CIA, são falsas. O regime iraniano tem um histórico de acusar falsamente pessoas de serem espiões, de extrair confissões forçadas e de manter inocentes americanos presos por motivos políticos”.

Polêmica: produtor de games é condenado à morte no Irã

Amir Mirzaei Hekmati no vídeo de sua confissão.

A família de Amir também nega a acusação. Seus parentes dizem que ele já trabalhou para as Forças Armadas dos EUA como tradutor (segundo a confissão de Amir, o exército o teria mandado pra uma universidade especial para aprimorar seus conhecimentos nos idiomas do Oriente Médio) , mas que quando foi capturado, ele estaria no Irã apenas para visitar sua avó.

Considerando que a confissão e a sentença de morte só foram oficialmente veiculadas por veículos iranianos, o governo dos EUA está investigando a veracidade das informações.

E aí, o que você acha disso tudo? Será que os EUA e a CIA realmente fazem “lavagem cerebral” nas pessoas utilizando games, filmes e propagandas? Será que Amir é mesmo um espião enviado pela CIA? Tudo isso não seria uma retaliação do Irã à empresa que abordou o delicado tema do programa nuclear iraniano em seus games?

(Via: Tehran Times, IGN, KotakuThe Escapist)

 

45 Respostas para “Polêmica: produtor de games é condenado à morte no Irã”

  • 12 de janeiro de 2012 às 16:42 -

    leandro(leon belmont) alves

  • “E aí, o que você acha disso tudo? Será que os EUA e a CIA realmente fazem “lavagem cerebral” nas pessoas utilizando games, filmes e propagandas?”

    e vocês ainda duvidam? 0__0

    • 12 de janeiro de 2012 às 16:51 -

      leandro(leon belmont) alves

    • em filmes e em games por exemplo, sempre deixa claro que os americanos são SEMPRE os mocinhos do conflito. e os russos, vietinamitas, arábes e de qualquer outro país que arrumar treta com eles são vilões e deixam isso bem claro em tudo que é noticiário. quando em algumas vezes, são eles que invadem por algum motivo leviano ou “enrolam” para cumprir tal objetivo. ou alguém engoliu a estória de apenas no ano passado, finalmente deram um jeito no Bin Laden? com a tecnologia que eles possuem de encontrar a pessoa até no quinto dos infernos.

      e sem falar que foram os americanos que deram as armas para ele, e ninguém fala sobre isso nos noticiários de lá.

      • 12 de janeiro de 2012 às 16:54 -

        leandro(leon belmont) alves

      • e o pior que isso talvez tenha uma chance de passar no jornal nacional e queimar ainda mais o filme dos gamers mundo afora…é triste

      • 12 de janeiro de 2012 às 17:44 -

        Lucas Gimenez

      • Mas Leandro, em resposta ao comentario que você fez abaixo desse meu,que não da pra responder ele, o problema não é queimar o filme dos gamers mundo afora, o problema é queimar o filme dos gamers MAIS AINDA aqui no Brasil

      • 12 de janeiro de 2012 às 22:03 -

        Edimartin Martins

      • Nem todos os filmes usam os estados unidos como mocinhos.
        Lembra do team america?

      • 13 de janeiro de 2012 às 11:01 -

        CabraMacho

      • Além do team america, temos o “zona verde” com matt damon, mostra como o USA provoca uma guerra, tendo o oriente médio como freguês.

    • 12 de janeiro de 2012 às 21:37 -

      Ana

    • De vdd? Pela história dele confessar que sim, está fazendo lavagem cerebral nos iranianos, para q eles acreditem que os EUA é a fonte de todo mal, me leva a crer outra coisa. Parece que o próprio governo iraniano escolheu uma ovelha pra sacrificar e mudar a opinião pública à respeito dos EUA. É o q eu acho o__o’

      • 13 de janeiro de 2012 às 13:33 -

        Diana

      • Bem colocado, Ana. Costumamos ver os podres só dos EUA, mas existem do outro lado também. Ou seja, todos se aproveitam de qualquer coisa para enaltecer sua própria causa. Qualquer motivo para eles é lucro. Guerra é uma perversão da humanidade, se é que se pode ligar essas duas, e perverte qualquer um.

  • 12 de janeiro de 2012 às 16:47 -

    Danz3ra

  • Se fazem eu não sei, mas que esse mundo ta cada vez pior, isso ta.

  • 12 de janeiro de 2012 às 18:52 -

    Lucas Souza

  • Que os States procura influenciar as massas usando a midia, isso não é novidade nenhuma. Mas pow, matar o cara acusando ele dessas coisas só por causa de coisas que já aconteceram ou que só são histórias fictícias em jogos já é demais. A alemanha até hj é envergonhada com o nazismo em jogos e filmes e eles levam numa boa. Acha mesmo que se o cara fosse espião, voltaria ao pais que ia matar ele? acho que não, ele é espião pela inteligencia não burrice. Ele teria tirado toda a familia e feito todos felizes nos EUA, seria bem mais sensato e aliás, acho que um espião deve abrir mão de familiares pra poder trabalhar, oq significa que mesmo se o parente dele quisesse ficar no Irã, ele teria que aceitar e não fazer burrada. Mesmo se os EUA quisesse tirar informações do Irã usando um espião, não acho que usariam um cara com o histórico aberto, mesmo sendo de familia iraniana. Esse cara não é espião, eu duvido por isso acho pena de morte sobre ele é um exagero. Mas se ele está sendo acusado de espionagem, não tem escapatória. o problema é se eu estiver certo e o Irã errado.

  • 12 de janeiro de 2012 às 19:02 -

    Fernando De Bom

  • Em primeiro lugar a pena de morte em si ja é um exagero com qualquer pessoa por pior que seja. É claro que existe tal manipulação por parte dos EUA, a classe menos esclarecida sempre se deixa levar por esses artificios o que torna para eles uma ferramenta de proporções Épicas.

  • 12 de janeiro de 2012 às 19:28 -

    Edson Luciano

  • independentemente se ele é espiao ou não, a pena de morte é irracional. o Irã parece que gosta de chamar atenção e confrontar o mundo inteiro com seu regime, e por outro lado os EUA não fazem o menor esforço para se "desmilitarizar". o povo que gosta de uma briga. e quem paga o pato sao os cidadãos.

    • 12 de janeiro de 2012 às 23:05 -

      'Victor Hugo Cândido

    • Cada país tem sua cultura, seu jeito de aplicar a lei. No Brasil nós fomos ensinados que devemos ser contra a pena de morte, no Irã não é assim. É o mesmo que falarmos que os ateus estão errados por não acreditarem em Deus só pq nós acreditamos.. não tem base

    • 13 de janeiro de 2012 às 17:09 -

      Edson Luciano

    • 'Victor Hugo Cândido mas e uma cultura extrema, tá certo qeu cada lugar tem a sua, mas mesmo nos paises aonde isso é lei, ainda tem certo "atraso" no cumprimento dela, pois a maioria responde à ONU, onde os direitos humanos são "levados a serio" [entre aspas pq vai saber se é ne…] e outra seria pelo fato do Irã ser visto pelo mundo todo como um menino rebelde, dos tempos das guerras, e desde a 2ª guerra mundial e as bombas nucleares, tem-se o receio de uma nova bomba. ou seja, fazendo estas ações, ela piora sua imagem perante ao planeta.

    • 13 de janeiro de 2012 às 17:11 -

      'Victor Hugo Cândido

    • Edson Luciano É, no aspecto mundial eu concordo com vc

    • 14 de janeiro de 2012 às 15:57 -

      Felipe Ghio

    • kkkk No Brasil nós aprendemos que roubar é errado, desde que não estejamos ganhando nada com isso.

    • 16 de janeiro de 2012 às 15:48 -

      Furlan Pareto

    • Vale lembrar que os EUA também têm pena de morta na maioria dos seus Estados. Um espião iraniano lá (ou um inocente acusado de espionagem, o que dá no mesmo depois da sentença) também poderia ser condenado à morte.

    • 16 de janeiro de 2012 às 16:24 -

      Edson Luciano

    • Furlan Pareto sim correto, porem os estados unidos sao bem mais suscetíveis à pressão da ONU ou qualquer outro pais forte, neste quesito, e certas condenacoes ficam anos para serem executadas. nao estou defendendo a politica dos EUA, afinal eles são bem estranhos, mas comparado ao Irã, ainda são melhores.

    • 16 de janeiro de 2012 às 18:55 -

      'Victor Hugo Cândido

    • Edson Luciano Pressão da ONU nem tem muito sobre eles, tem pressão dos outros países, a imagem que os EUA vão ter depois disso pq eles tem muito poder sobre a ONU, eles são o conselho praticamente, uhahuauha, é triste :/

  • 12 de janeiro de 2012 às 17:43 -

    Daniel Augusto

  • Lavagem cerebral? Mas que mentira!!! E que matéria mais infeliz!!! Onde é que fica o link de download do Modern Warfare 3? Já platinei o MW2 e achei o Battlefield 3 e todos os outros Bad Company muito fracos (não tem nem sangue). Também estou na espera de um novo Killzone com todos aquelas facadas, chutes e cabeças estourando com sangue jorrando… e o Call of Dutty Black Ops (ou o World at War), só jogão bom, lembrei até da empolgação de antigamente jogando Doom, Contra 3, Robocop e outros. Ahhh!! como é bom matar alguém no video game.

    Entenderam a Piada?

    • 12 de janeiro de 2012 às 17:54 -

      Kubrick Stare Nun

    • Já ia mandar uma resposta te chamando de idiota, até que eu percebi que você estava sendo irônico. :D

  • 12 de janeiro de 2012 às 17:51 -

    Kubrick Stare Nun

  • Notícia muito triste. Aposto que esse cara é inocente e só fez essa “confissão” porque estava sendo torturado ou porque ameaçaram matar alguém da família dele se ele não cooperasse.

    Agora, a gente só não pode é ser ingênuos de achar que só porque o Irã é uma teocracia fascista isso significa que EUA e Israel são “bonzinhos” e de que eles não tem uma maquina de propaganda extremamente sofisticada, de fato, a culpa do Irã ser o lixo fascista que ele é hoje é justamente do golpe de estado que a CIA orquestrou para derrubar o governo democrático que o Irã tinha até 1953 (procurem no google por “Operação Ajax”).

    • 12 de janeiro de 2012 às 19:34 -

      Renan

    • Que ninguém é Santo nessa história isso é claro, que tudo no fundo são manobras de ataque políticas tbm não há dúvida alguma, agora, como vc falou, uma confissão dessas é muito estranha, pois se ele confessasse ou não seria morto, talvez, nem seja uma confissão real, pode no fim das contas ser uma mentira fabricada, pelo cara, ou pelo governo Iraniense para “apimentar” mais a situação…

  • 12 de janeiro de 2012 às 17:56 -

    zecarlos

  • bom…e um assunto tenso de se analisar realmente,prem sobre a midia influenciar ou nao….o que posso dizer e que ,sim influencia…pois o mercado gira em torno disso(da mesma forma que existe a midia pro bem existe a midia pro mal,politicos e emissoras de tv que o digam nao e mesmo,e isso nao e uma exclusividad e americana,acontece no mundo todo),se o que foi dito sobre o…uma coisa que se deve ser levada em conta e que da mesma forma que pode ser verdade,pode nao ser…mas a primeira vista fco do lado do governo iraniano,poisquem garante que e mintira?o governo americano que disse que tinha armas de destruicao em massa no iraque???hahaha,entao e uma coisa muito delicada de se chegar a uma conclusao na verdade

    • 12 de janeiro de 2012 às 17:59 -

      zecarlos

    • e desculpem os erros de portugues,e o que acontece quando se escreve corrndo ehhe

    • 12 de janeiro de 2012 às 19:35 -

      Renan

    • Não estou do lado de ninguém, não há razão por nenhuma das partes, somente conflitos de interesses sobre interesses.

      • 12 de janeiro de 2012 às 22:56 -

        zecarlos

      • minha preferencia e mais voltada tmbm em nao acharsantos e demonios,mas convenhamos que e dificil de acreditar mais ainda em quem mente discaradamente o tempo todo tentando esconder suas proprias cagadas saca,por isso disse aquilo la em cima…na real mano nao da pra acreditar em ninguem,principalmente em se tratando de politicos essa que e a verdade

  • 12 de janeiro de 2012 às 18:20 -

    Andrei

  • Agora a porra ficou séria. Justo agora que os Brasileiros estavam dando uma chance aos games. Acha que ameaçaram a família dele ou algo do tipo, tipo se ele não falasse que os jogos que eles faziam era um tipo de lavagem cerebral iam acaba com a família dele. Os EUA podiam mandar uns agentes da CIA para sair metendo bala no governo de Irã e resgatassem o cara. Mas o presidente dos Estados Unidos não seria tão “burro” a ponto de provocar uma guerra pela vida de um agente da CIA. Mas é isso que acontece na humanidade, o governo dos Estados Unidos deve estar cagando e andando para isso, afinal, para eles é só mais uma pessoa que deve ser levada como “sacrifício” para eles completarem sua lavagem cerebral nos humanos e conquistarem o mundo “zoa”.

  • 12 de janeiro de 2012 às 19:41 -

    Renan

  • Não se enganem pela pergunta no final no tópico. “Lavagem Cerebral” só vai atingir civis sem capacidade clara de raciocínio e de criar opinião própria, aquela velha história de influências de games, filmes, livros e tudo na cabeça da s pessoas. Agora, um jogo desses deve ter sido criado, certamente foi, para o exército, como parte de treinamento, fazer os soldados “gostarem” da guerra, além de ser uma forma de formar estratégias táticas, ao menos, uma simples base.

    • 12 de janeiro de 2012 às 19:45 -

      Renan

    • Como já disse em outros tópicos, como a série Metal Gear Solid me mostrou, soldados precisam ser controlados de alguma forma, e orientados, filmes, jogos, servem para criar a imagem do super-soldado na cabeça desses militares, fazendo-os acreditar que podem ser aquele cara, que podem encarar qualquer coisa e saírem ilesos, coma a frase Mission Acomplished em mente. Porém, ao mesmo tempo, não passa de um jogo, que uma pessoa pode jogar hoje e esquecer amanhã. Bom, é um assunto complexo demais pra se afirmar qualquer coisa com 100% de certeza…

    • 12 de janeiro de 2012 às 23:04 -

      zecarlos

    • concordo…porem influencias existem,querendo ou nao,o fato e,depende das pessoas saberem filtrar a informacao e influencias e dividir uma coisa da outra(o problema e que poucos sao instruidos pra fazer tal coisa)

      outra coisa nao existe essa coisa de ser apenas um jogo,tudo tem um porque nao esquecam isso ,esde hqs,cinema e ate games,tudo que envolve entreterimento e direcionado com objetivos a serem alcancados,se o cara joga um game hoje e esquece amanha certamente houve um erro no processo de propaganda e certamente no produto final

  • 12 de janeiro de 2012 às 22:42 -

    Hebert Moniz

  • Estamos vivendo o fim dos tempos mesmo!!!

  • 12 de janeiro de 2012 às 21:41 -

    Ana

  • Eu acho que na vdd, o próprio governo iraniano está usando uma ovelha de sacrifício para mudar a opinião pública contra os EUA. Pq veja só, a CIA já teria feito ameaça pior (familiares, amigos e pá) para q o cara ñ abrisse o bico. E ele ainda assim fala e ‘foi supostamente abandonado pela CIA’, o que piora a imagem de ‘animais desumanos q os EUA já tem’. E ele ter confessado de livre e espontânea vontade, sem se importar com o dia de amanhã…. ISSO é suspeito.

    • 12 de janeiro de 2012 às 22:21 -

      Renan

    • O problema é que, mesmo se for verdade, os EUA não podem confirmar que ele é um agente da CIA, senão a suspeita de espionagem fica realmente confirmada, e como diz o meme “agora a porra ficou séria”

      • 12 de janeiro de 2012 às 22:26 -

        Ana

      • Exatamente. Até parece que os EUA iam chegar lá e ‘Ah, então, eu queria saber com quem o Antônio dormiu na novela das oito do canal iraniano….’, mas mesmo assim o produtor acusa os EUA, o que reafirma a minha suspeita de q é um truque vindo do próprio governo iraniano.

      • 12 de janeiro de 2012 às 22:34 -

        Renan

      • Tenho essa desconfiança tbm…

      • 12 de janeiro de 2012 às 23:16 -

        zecarlos

      • e como um jogo de detetive que esta sendo feito aqui saca,a verdade mesmo e que jamais os americanos confirmaria tal coisa,ate porque eles precisam parecer legais perante os olhos do mundo ,como fizeram por exemplo no caso de armas de destruicao em massa que nunca foram encontradas no iraque e eles nunca mais tocaram no assunto,entao certamente eles fariam o mesmo com esse caso(se for verdade logico)

      • 12 de janeiro de 2012 às 23:23 -

        Ana

      • Concordo, Zecarlos. E como ninguém mais acredita direito no q os EUA falam, o Irã resolveu aproveitar essa brecha e colocar alguém que contradiz o q os americanos dizem. Talvez esse produtor nem morto seja, pode viver escondido como mtos fazem por lá. Ou não, vai q ele morre msm -q

      • 13 de janeiro de 2012 às 18:39 -

        zecarlos

      • hehehe nesse caso acho que matam ele sim mano hehee,afinal nenhum dos dois paises sao santos nao a treta deles e de longa data,mas parando pra pensar,se eu fosse esse maluco,jamais voltaria pro iran,nem pra ver meu cachorro xara ,ele voltou pra ver a familia,vacilo legal

  • 13 de janeiro de 2012 às 13:41 -

    KING OF KINGS

  • duvido que se alguém aponta uma 12 pra sua cara voce nao confessa tudo oque ele quiser que voce confesse

    • 13 de janeiro de 2012 às 18:41 -

      zecarlos

    • uma 12,duvido muito,acho que eles sao mais criativo quando se trata de tortura

  • 14 de janeiro de 2012 às 02:55 -

    Marcos Vinícius

  • Que injustiça…..

  • 15 de janeiro de 2012 às 14:12 -

    Mohamad Ahmad Abdul Razzak

  • o editor dessa informação diz que o video foi gravado em árabe, affi, isso é Fars (persa)

  • 21 de janeiro de 2012 às 17:06 -

    Edison

  • Este cara é um vende pátria e tem mais é que ser fuzilado.

  • 24 de janeiro de 2012 às 09:39 -

    Jamel

  • Os idiotas que ficam aqui criticando os EUA porque fazem games onde eles são heróis aceitariam um game brasileiro onde os bandidos são brasileiros?? Bando de hipócritas! Os caras produzem = eles são os heróis!!! babacas ainda apoiam as ditaduras arabes e iraniana, mas não sabem nada desses países, são só um bando de papagaio de pirata: “se o lula gosta então é porque é bão”. Analfabetos funcionais! Acordem!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *