Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

1 de março de 2023
Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

Em 2021 o excelente Road 96 foi lançado, uma aventura procedural sobre jovens caindo na estrada para ir embora do país em que vivem, Petria, uma nação inescrupulosamente autoritária e intolerante. E em breve conheceremos um pouquinho mais sobre esse país com a prequel Road 96: Mile 0.

Nós jogamos um pouquinho deste novo game em uma pequena prévia mostrando seu primeiro capítulo, novas histórias e desta vez focando não em personagens aleatórios, mas sim em Zoe, que estava presente no game original, além de, Kaito seu melhor amigo.

Vamos falar um pouco então sobre Road 96: Mile 0!

Antes de cair na estrada

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

O game é ambientado pouco antes dos eventos de Road 96, mostrando a vida de Zoe na cidade de White Sands, o lugar mais luxuoso de Petria, lar de celebridades e membros do governo. Acompanhamos Zoe, a filha do Ministro do Petróleo, em sua vida e seu dia-a-dia junto de Kaito, seu melhor amigo.

Kaito, é filho de trabalhadores e morador da cidade de Colton, lar dos trabalhadores de classe baixa do país, que vivem em constante discriminação e pressão dos mais ricos. Ele e Zoe passam a maior parte do tempo em uma construção abandonada, que eles transformaram em sua base secreta, e estão juntando dinheiro para poderem viajar juntos pelo país e atravessar sua fronteira.

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

Todas as ações que você realiza no game, bem como seus diálogos, influenciam uma barra que define a visão de Zoe em relação ao mundo, que pode pender para o lado da certeza ou para o lado da dúvida. Apesar de inicialmente essa barra parecer um sistema de karma, em que certeza parece significar “aceitar a mentira” e a dúvida parecer com “questionar a verdade”, ela não é tão preto no branco assim.

Enquanto explora White Sands, você pode interagir com os cenários, por exemplo ao encontrar pôsteres de propaganda governamental. Você pode rasgá-los, pichá-los, ou colá-los nas paredes. Se você escolher qualquer opção que danifique-os, a barra pende para o lado da dúvida. Se consertá-los, ela pende pro lado da certeza.

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

Em contrapartida, durante diálogos, essas duas opções as vezes tornam-se bem complexas. Em geral elas realmente significam acreditar ou não no governo, mas em outros tipos de diálogos não é assim. Você pode estar conversando com um personagem contando algo infeliz que aconteceu em sua vida pessoal. Nesses casos, as vezes a certeza significa aceitar a fala como verdade, e a dúvida tem o efeito de duvidar do que o personagem falou.

Mas como jogamos apenas uma prévia, não foi possível ver o quanto essas decisões influenciam na narrativa, mas visto que quase tudo o que você faz afeta essa “barra de karma”, certamente ela influenciará muito.

Misturando exploração com skate e games ritmicos

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

Road 96 era um game inteiramente em primeira pessoa, alternando entre trechos na estrada e trechos em diferentes lugares ao longo da estrada, com um pouco de ação aqui e ali. Tudo gerado proceduralmente, de forma que uma jogatina nunca será igual a outra.

Road 96: Mile 0 deixa o procedural de lado e foca em outros tipos de gameplay. Pra começar, a história se passa em White Sands, e nós exploramos essa cidade visitando seus diferentes bairros, que são áreas fechadas, cada uma com suas atividades e “missões”.

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

Exploramos cada local diferente de White Sands, conversamos com personagens, realizamos algumas missões simples, como conseguir baterias, invadir um depósito para ter acesso aos controles de som público da região e etc. Ao final de cada trecho de exploração, entramos nos trechos musicais.

Esses trechos misturam skate, patins, gameplay rítmico e o estilo Endless Runner (mas sem o “endless”). A melhor forma de descrever esses trechos é como se estivéssemos jogando Rayman Legends em 3D. Jogamos alternando entre Zoe e Kaito, com eles se movendo automaticamente para frente. O trabalho do jogador é mover-se para a esquerda e direita, pular e agachar para evitar obstáculos.

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

E, ao longo desses trechos, devemos coletar losangos flutuantes que rendem pontos ao final da corrida, incluindo três losangos especiais que rendem mais pontos. Para o que essa pontuação serve ainda não foi possível descobrir, mas pelo o que pude perceber ela serve mais para ver o quão bem você jogou esses momentos.

Em termos de história, tanto a exploração em primeira pessoa quanto os trechos de corrida servem o mesmo propósito, mas de formas diferentes. Em primeira pessoa nós exploramos Petria e vemos a realidade nua e crua, porém mascarada, do país. E nos trechos de corrida exploramos aquilo que descobrimos sobre o país, quase como se o mundo fosse traduzido em música para ser interpretado de forma mais emocional.

Audiovisual

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

Road 96: Mile 0 possui o mesmo estilo visual de seu predecessor, com modelos 3D simples, muitas cores e personagens com qualidade de movimento muito boa. White Sands inicialmente parece um lugar um pouco “plastificado”, mas basta alguns minutos de exploração que seu visual começa a cativar, principalmente em seus detalhes.

E definitivamente o ponto alto do game é sua qualidade sonora. Todos os NPCs que encontramos possuem vozes e reações ao ambiente, e podemos conversar com a maioria deles. Lembrando que as opções de perguntas e respostas influenciam na barrinha de “karma”.

Já a trilha sonora é simplesmente excelente. Os trechos de corrida são totalmente sincronizados com as músicas, fazendo com que os pulos, e zigue-zagues de obstáculos casem perfeitamente com os sons. Além disso, ao explorar cada mapa, podemos encontrar fitas cassete contendo as músicas do game, que podemos ouvir em qualquer lugar que encontremos um rádio funcionando.

Road 96: Mile 0 também possui localização em português brasileiro em seus menus e legendas!

Conclusão… por enquanto

Preview Arkade: Jogamos um pouquinho do prequel Road 96: Mile 0

O preview de Road 96: Mile 0 deixou uma impressão muito boa. Ele é muito diferente de seu antecessor, decidindo não seguir por uma narrativa procedural, o grande trunfo de Road 96. Mas essa mudança faz sentido, pois dessa vez não estamos escrevendo a história, e sim acompanhando o passado de uma das personagens mais carismáticas do original.

Quando conhecemos Zoe em Road 96, ela é uma garota que fugiu de casa e decidiu cair na estrada por conta de muitos problemas familiares e descontentamento com o próprio país. Em Road 96: Mile 0, conhecemos uma Zoe mais ingênua, que não conhece muito bem o mundo e não conhece o quão ruim as coisas podem ser por baixo dos panos.

Como as situações, diálogos e descobertas que serão feitas em White Sands a impactarão, ainda precisamos descobrir, além de vermos como as decisões que tomamos afetarão a narrativa. Mas, pelo pouco que pudemos jogar, as expectativas são bem altas!

Road 96: Mile 0 será lançado no dia 4 de abril com versões para PC, Playstation 4, Playstation 5, Nintendo Switch, Xbox One e Xbox Series X/S.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *