Primeiras Impressões: Magic Legends é promissor, mas tem um longo caminho a seguir

8 de abril de 2021
Primeiras Impressões: Magic Legends é promissor, mas tem um longo caminho a seguir

Magic Legends foi anunciado pela primeira vez em 2019 como um MMORPG e, posteriormente, o projeto mudou de rumo, virando um Action RPG no estilo de Diablo III e Path of Exile. Depois de alguns adiamentos, a Perfect World em parceria com a Cryptic Studios finalmente anunciou um “Open Beta” do game, que teve início no último dia 23 de Março.

O game traz toda a rica história do clássico jogo de cartas Magic The Gathering para os videogames de um jeito novo. Com uma jogabilidade isométrica, cinco classes disponíveis e uma mecânica de deck building muito interessante, ele já mostra potencial para ser um grande nome do seu gênero no mercado de games free to play. Entretanto, algumas decisões da empresa quanto a microtransações e problemas de otimização podem manchar a reputação do jogo no futuro.

Primeiras Impressões: Magic Legends é promissor, mas tem um longo caminho a seguir

Um novo Planeswalker

Na história do jogo, você é um Planeswalker (ou Planinauta em português), pessoa que possui um fragmento de centelha que te permite viajar entre realidades. Na história do jogo de cartas, os Planeswalkers são como os campeões e até “protagonistas” da história. Aqui, seu personagem se descobre um desses viajantes ao mesmo tempo que se vê no meio de um embate entre outros dois Planeswalkers.

Após um tutorial de como funcionam os comandos de combate básicos, você é levado para o mundo de Zendikar, onde encontra a famosa Planeswalker Nissa Revane, que irá ajudá-lo em seus primeiros passos de sua jornada para entender sua situação e o problema no qual você se enfiou.

Com o tempo, a história do jogo começa a perder um pouco do foco: muitos personagens começam a aparecer e novos planos diluem as informações que coletamos no início. Mas, no geral, o que temos aqui demonstra ser fiel ao Magic The Gathering, o que é ótimo para os fãs do TCG.

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Magic Legends começa de um modo um pouco perdido, principalmente no que tange as navegações em seus menus. Mas como o foco aqui são os combates, é possível relevar essa questão e de dedicar às mecânicas de batalha, pois são justamente os combates o ponto mais alto do game até o presente momento.

Magic Legends: entre o RPG e o TCG

Magic Legends tem em seus combates a união mais interessante possível da lore do jogo de cartas com uma jogabilidade mais dinâmica de Action RPG. Ao criar seu personagem, você escolher entre cinco classes que representam as cinco cores básicas das manas de Magic The Gathering.

São elas: Necromancer para a mana preta, Mind Mage para a azul, Sanctifier para a branca, Beastcaller para a verde e, por fim, Geomancer para a mana vermelha.

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Cada classe possui três habilidades básicas exclusivas, focadas no paradigma representado pela sua cor, algo já conhecido do jogo de cartas que também foi bem adaptado para o Magic Legends. Entretanto, não são só dessas três habilidades básicas que sua classe será montada. Isso porque cada personagem possui seu próprio deck de cartas, que lhe dão magias extras a serem utilizadas de forma cíclica.

Com o passar dos níveis e avanço na missão principal, seu personagem começa a ter acesso a cada vez mais cartas. Essas cartas seguem exatamente a mesma lógica das cartas do TCG, com cards de criatura, de magia instantânea, encantamento entre outras. Assim, mesmo que cada classe tenha suas tendências, você pode montar seu deck da forma que achar melhor, podendo inclusive misturar cores transformando-se em um Planeswalker multicor, como também ocorre no TCG.

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Podendo montar um deck de até 12 cards e tendo até 4 delas à mão para utilizar, o ritmo dos combates se torna muito interessante.

Com o tempo, os combates se tornam uma mistura de ação, posicionamento e estratégia, tendo uma variedade interessante de habilidades e possibilidades de combos bem ricos. No decorrer do jogo também acumulamos páginas que melhoram nossas cartas, algo que não existe no TCG, mas que se encaixou muito bem com o ritmo de progressão de Magic Legends.

O pecado da ganância

Não é de hoje que tanto a Perfect World quanto a Cryptic Studios possuem polêmicas envolvidas com as famosas microtransações. Seja no próprio MMO clássico Perfect World, no mais recente Neverwinter ou até em Star Trek Online, as empresas são conhecidas por seus recursos Pay to Win e Pay to Fast.

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Infelizmente Magic Legends não parece querer fazer nada diferente disso. Mesmo nesta fase Open Beta, o jogo já possui uma loja de cash recheada com tudo que você possa imaginar. Desde o formato “passe de temporada” até compras exclusivas com sistema de gacha, a loja tem de tudo um pouco com preços bem salgados.

Até aí, nada além do que já é esperado pelas duas empresas envolvidas no game. Entretanto, o que tem causado bastante frustração em boa parte dos jogadores é o fato do jogo estar com relativamente pouco conteúdo ainda, além de estar recheado de problemas de otimização como erros de conexão, bugs e quedas de frames constantes. Porém, mesmo com tanta coisa a ser ajeitada, a loja de cash já está funcionando a todo vapor.

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Particularmente considero uma verdadeira pena que um projeto tão promissor já esteja sendo prejudicado por uma política de monetização tão agressiva. Afinal, o que é mais importante: resolver os problemas técnicos do jogo e garantir um conteúdo de qualidade ou vender a maior quantidade de benefícios pelo preço mais caro possível?

Um longo caminho a seguir

Magic Legends tem bastante conteúdo promissor. A ambientação é belíssima e bastante fiel à lore original do cardgame, as mecânicas de combate são muito divertidas, existem eventos temporários ocorrendo o tempo todo, vários planos para se viajar. Isso além de um modo cooperativo em algumas missões instanciadas e até um modo PvP opcional.

Primeiras Impressões: Magic Legends é promissor, mas tem um longo caminho a seguir

Mas o projeto tem riscos. Ele pode ser um grande nome do ARPG gratuito como o próprio Path of Exile antes dele, bem como pode acabar virando só “mais um” game gratuito perdido entre vários outros. Tudo vai depender dos próximos meses e de como as empresas envolvidas no projeto vão se posicionar frente aos problemas que o jogo possui e ao feedback dos jogadores que já estão testando-o.

Magic Legends está em Open Beta no PC pela Arc Games e Epic Games. O jogo ainda não tem uma previsão de lançamento oficial, mas já se sabe que ele terá versões para PlayStation 4 e Xbox One.

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