Processador Z80, usado no arcade de Pac-Man, se aposenta após 48 anos de serviços

19 de abril de 2024
Processador Z80, usado no arcade de Pac-Man, se aposenta após 48 anos de serviços

O microprocessador Zilog Z80 de 8 bits encerrou sua vida útil comercial após 48 anos desde seu lançamento inicial no mercado. Projetado por Federico Faggin e Masatoshi Shima, e desenvolvido por uma equipe pequena de apenas 11 pessoas, o Z80 foi o primeiro produto da Zilog. Seu extraordinário sucesso permitiu o rápido crescimento da empresa, expandindo para mais de 1000 funcionários em poucos anos.

O Z80 foi amplamente utilizado em consoles e computadores dos anos 80, incluindo o ColecoVision, ZX Spectrum, MSX, Amstrad CPC e SAM Coupé, além de ser fundamental em máquinas de fliperama, como o icônico Pac-Man, lançado pela Namco em 1980. Nos últimos anos, o Z80 se tornou um microcontrolador popular em sistemas embarcados.

A Zilog anunciou o encerramento dos pedidos finais para o Z80 em junho, marcando o fim de uma era para esse venerável microprocessador que deixou um impacto duradouro na indústria de eletrônicos.

O R36S é uma boa e barata opção para curtir os jogos clássicos, e você o encontra no AliExpress.

Confira nossas notícias diretamente no Telegram

E conheça nosso servidor no Discord

Uma resposta para “Processador Z80, usado no arcade de Pac-Man, se aposenta após 48 anos de serviços”

  • 19 de abril de 2024 às 20:41 -

    Helinux

  • Lembro nos anos 90 e ir em buteco onde lá tinha as máquinas de pinbal e jogos de fliperama do Pac-man, Ninja Gaiden e Galaga…os ¨véi¨ adorava jogar Pac-man e Galaga, eu sempre ia lá mesmo após a aula para ver a galera jogar!!!! Bons tempos, valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *