Para produtor de League of Legends, a história é “supervalorizada” nos games

18 de março de 2014

Para produtor de League of Legends, a história é "supervalorizada" nos games

Com estatísticas mostrando que a maioria dos jogadores não chega sequer a zerar os títulos que compra, um representante da Riot Games afirmou que o enredo é algo “overrated” nos games.

O produtor em questão é Tom Abernathy, líder do departamento de narrativa da Riot, a empresa responsável pelo extremamente popular MOBA League of Legends.

Em uma apresentação intitulada “A morte da estrutura de três atos” (nome que se refere a um dos tipos mais comuns de narrativas em filmes, livros e games), Abernathy dividiu o palco com Richard Rouse III, diretor de design da Microsoft Games Studios para falar sobre o quanto a trama pode ser importante (ou não) em um game.

Eles citaram uma pesquisa feita pela própria Microsoft que revelou que “os jogadores dificilmente se lembram das histórias dos jogos” e que se apegam mais aos personagens do que às reviravoltas da trama em si.

O motivo disso, segundo eles, é que a maioria dos jogadores tem o seu raciocínio focado na jogabilidade, nos combos e pulos e poderes especiais, e por isso acaba faltando “largura de banda” (nas palavras deles) para os jogadores se concentrarem no enredo.

Eles questionaram ainda se o esforço das produtoras para incluir histórias elaboradas nos games vale realmente a pena, dada a pouca atenção que os jogadores dariam para elas. Eles mostraram dados fornecidos pela Valve que indicam que boa parte dos jogos comprados no Steam não são terminados, como por exemplo The Elder Scrolls V: Skyrim, zerado por apenas um terço dos jogadores.

Para produtor de League of Legends, a história é "supervalorizada" nos games

Veja alguns dos exemplos que eles trouxeram (as porcentagens se referem à quantidade de jogadores que zeraram os games):

  • The Walking Dead: Season 1, Episode 1 – 66%
  • Mass Effect 2 – 56%
  • BioShock Infinite – 53%
  • Batman: Arkham City – 47%
  • Portal – 47%
  • Mass Effect 3 – 42%
  • The Walking Dead: Season 1, Episode 5 – 39%
  • The Elder Scrolls V: Skyrim – 32%
  • Borderlands 2 – 30%

Com a conclusão de que “nos jogos, a trama é altamente supervalorizada… Os jogadores não se lembram da trama, eles se lembram dos personagens”, a dupla acendeu uma discussão interessante sobre o papel da história nos games. No ano passado, dois dos nossos melhores do ano, The Last of Us e Bioshock: Infinite, tinham forte foco na narrativa, só para citar alguns. O que seria deles sem tramas bem elaboradas?

Por outro lado, é fato: uma legião de jogadores não se importa muito com a narrativa de um jogo. Em um exemplo recente, Titanfall, cuja análise publicamos neste final de semana, trouxe um modo campanha online fraco e totalmente dispensável. A pergunta que fica é: “será o jogo seria melhor se tivesse uma campanha boa?”. Na minha opinião, ele ficaria trocentas vezes melhor – toda aquela ação seria muito mais cativante se tivéssemos um background interessante para dar sentido à ela.

E você, o que acha disso? Será que o público que curte jogos com história está ficando cada vez mais distante do público que não está nem aí para narrativas?

(Via: IGN)

50 Respostas para “Para produtor de League of Legends, a história é “supervalorizada” nos games”

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Wagner Zoccoli

  • o título da notícia deveria ser “Para o ESTÚPIDO produtor NOOB de LoL, a história é ‘supervalorizada’ nos games”. Tristeza…

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Diego Bragio

  • Como é que é? o_O

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Carlos Roberto

  • “por exemplo The Elder Scrolls V: Skyrim, zerado por apenas um terço dos jogadores.” Nem acredito que li isso.

    • 18 de março de 2014 às 19:04 -

      lalal

    • isso pq a versai pirata nao contabilisa, senao ia ser 99% zero skyrin

      • 19 de março de 2014 às 05:42 -

        Kubrick Stare Nun

      • hehehehe

  • 18 de março de 2014 às 16:57 -

    Leandro

  • Tinha que ser o imbecil da Riot pra dizer uma merda dessa… Jogo sem história é uma merda… porra o jogo mais tesão que já joguei foi a série metal gear e me lembro dos personagens e da história… que podrera

    • 18 de março de 2014 às 17:36 -

      André

    • Ele não disse que a história é dispensável. Se ele achasse isso, acho que eles nem se dariam ao trabalho de ter um lore bem elaborado para o League Of Legends (há um bom motivo porque é difícil eles aceitarem sugestões de campeões: situá-los na história é difícil).

      O que fez foi apontar dados que demonstram como a história dos jogos é supervalorizada PELOS PRODUTORES, mas são poucos os jogadores que sabem aproveitar integralmente um bom jogo. Vide meu pai.

      • 19 de março de 2014 às 01:23 -

        Rafael Montagner

      • Teu pai joga. Motivo pra ser feliz pro resto da vida.

      • 27 de março de 2014 às 17:05 -

        melques_aleixo

      • Mesmo assim, convenhamos que é o estímulo à uma maior idiotização das pessoas, de qualquer forma.

        Para mim não faz sentido a coisa, já que vários dos grandes jogos são considerados como são graças à suas histórias bem elaboradas e densas. Isto é reconhecido não somente pelos “especialistas”, mas os jogadores em geral também os reconhecem como ótimos jogos e boa parte do motivo está na sua história, que acaba por trazer maior imersão e diversão ao jogo…

        Outra coisa que achei escroto disto tudo é que este comentário de “supervalorização” é tipo dizer “piadas boas são supervalorizadas, já que Zorra Total está se mostrando extremamente famoso” … Ou seja.. Quer dizer que o fato de haver um monte de molecadinha que está nem aí pra história e compra GTA pra brincar de tocar o puteiro, quer dizer que a história é supervalorizada pelos produtores?. Existem vários tipos de mercados dentro dos games e só porque parte do mercado são uma garotada que só pensa em pilhar e destruir não quer dizer que prestar atenção de forma abrangente na história é algo “supervalorizado”.

  • 18 de março de 2014 às 19:43 -

    Elton Borges Mesquita

  • Contando a bagunça que eles fizeram dentro do único jogo que eles tem. é compreensível.

  • 18 de março de 2014 às 17:00 -

    Eduardo

  • Realmente, tinha que ser um imbecil mesmo de um jogo de bosta pra falar isso. Se eu precisava de mais razão pra larga de vez o LOL, achei agora! Por isso a comunidade de LOL é tão tóxica, o povo tá nem ae pra história!

    • 19 de março de 2014 às 04:39 -

      Sergio

    • Então quer dizer que o jogo é uma “bosta” segundo suas palavras, e a comunidade que é tóxica ? Já parou pra pensar que falando assim você está sendo tóxico? E como assim a comunidade é tóxica pois não estão nem ai pra história ?! Isso não tem sentido nenhum…

      Como o André disse antes: “Ele não disse que a história é dispensável. Se ele achasse isso, não se dariam ao trabalho de ter uma lore bem elaborada para o League Of Legends.
      O que ele fez foi apontar dados que demonstram como a história dos jogos é supervalorizada PELOS PRODUTORES, mas são poucos os jogadores que sabem aproveitar integralmente um bom jogo.”

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Bruna Novo

  • (╯°□°)╯︵ ┻━┻

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Marcelo Ferreira

  • Desculpa não contratar roteiristas. Eu aprecio muito mais um jogo com uma história foda do quem jogo on-line de “mata-mata”. O impagável esporro que que o Connor da em George Washington em Assassin’s Creed 3, a própria Clementine que aparece na foto do post que conta toda empolgada o barulho que ela escutou quando Lee ensinou ela atirar, esses mínimos detalhes que enriquece a narrativa. muita gente compra os jogos levado pela Hype do momento ele nem sabia que o jogos existia, mas comprou por que todo mundo estava jogando e ele tem que jogar tb. é igual a comprar um livro se o livro ta em evidencia tem gente que comprar por comprar e lê só pra dizer que leu. Um jogo que é legal sem história é PES, o FIFA, UFC.

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Ícaro Silva

  • Quem produz um jogo doente, só pode ser doente, simples.

    • 18 de março de 2014 às 20:47 -

      leandro leon belmont alves

    • assino embaixo

  • 18 de março de 2014 às 17:10 -

    andre

  • Game, Sem uma boa historia náo é e nem será game epico. exemplo disso é fable: The lost chapter que hoje em dia em relação aos games atuais nao chaga nem aos pés dos graficos, porem, ganha de 10 a zero em historia. Produtores vem fala que game sem historia é melhor??? por favor neh….

    • 19 de março de 2014 às 04:41 -

      Sergio

    • Por favor leia a matéria novamente, o produtor não disse que a história é dispensável. Se ele achasse isso, não se dariam ao trabalho de ter um lore bem elaborado para o League Of Legends.
      O que fez foi apontar dados que demonstram como a história dos jogos é supervalorizada PELOS PRODUTORES, mas são poucos os jogadores que sabem aproveitar integralmente um bom jogo.

  • 18 de março de 2014 às 17:16 -

    caro_silva

  • Um jogo criado por um doente, feito para doentes jogarem. Não me surpreendo que um produtor tenha dito isso.

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Michel Gonçalves

  • Defecou pela boca.

  • 18 de março de 2014 às 17:43 -

    Diana Cabral

  • Muito polêmica a afirmação dele. Uma análise quantitativa, nesse caso, não é fator suficiente para embasar essa ideia. Não prova que games sem história são mais cobiçados, muito menos que os não “zeradores” não curtem uma boa história.

    Não leva em consideração fatores como disponibilidade para jogar, preferência por outros jogos/consoles, ritmo do jogador etc. Seria como afirmar que se alguém não termina um livro rapidamente é porque não curte ler.

    Entretanto, não deixa de ser uma pesquisa interessante. Certamente, há quem não esteja nem aí pra história, porém, a falha está na generalização e no absurdo vislumbre de produzir jogos com menos foco na narração. Aí não, amigão.

    • 18 de março de 2014 às 22:28 -

      Babiro

    • Concordo com você, eu por exemplo nem sempre zero um jogo em uma semana como alguns amigos meus. Alguns jogos que eu somente gostei, eu posso levar até meses pra zerar. Em outras palavras: existem jogos, e existem jogos, assim como existem jogadores, e existem jogadores!!

  • 18 de março de 2014 às 17:27 -

    Murilo Cicuti

  • O que deve ser compreendido é que se trata de uma opinião dele, acho que o que ele quis dizer é que não é necessário toda uma super e incrível história para um gamer ser bom, e foi assim que ele fez LOL, que apesar de muitos criticarem, querendo ou não esta entre os games online mais jogados do mundo!
    Outro caso parecido é o do MineCraft, que ao meu ver veio com a intenção de mostrar que não é necessário um excelente gráfico para ser um game divertido de jogar.

  • 18 de março de 2014 às 17:38 -

    Carlo Henrique

  • Uma coisa certa sobre esse assunto é que uma história sempre tem que ter o mesmo tamanho do jogo, se um título tem uma estimativa de que seja terminado em 40 horas, que a história acompanhe por todo esse tempo. O que eu vejo muito são histórias de 8 horas feitas para jogos de 20 horas ou mais do que isso, daí o gameplay perde o fio da meada e o jogador começa a perder imersão no jogo.
    Outro detalhe é a complexidade, muitas vezes os desenvolvedores pensam que uma história boa=história complexa, fazem uma ideia qualquer ter trocentas minucias e reviravoltas que cada vez mais vão estressando o jogador, que preferiria uma ideia simples e duradoura que durasse até o jogo acabar.
    As histórias sempre serão importantes na questão de atrair o público e mantê-lo fiel, mas se o jogador está realmente preferindo o personagem a trama, tem que ver qual o problema dela e qual o ponto positivo em relação a este personagem.

  • 18 de março de 2014 às 17:40 -

    Eduardo

  • não se vira skyrim… ele é infinito… e mt não gente não termino a main storyline pq ela é mt curta, é melhor faze sidequest pra upa e se equipa melhor que termina a main em 3h de jogatina…

  • 18 de março de 2014 às 17:46 -

    Raphael Sky

  • O que ele quis dizer é que os jogos de hoje não se atentam a premissa básica de um jogo: Mecânicas.

    Estão focando muito mais em enredo do que nas mecânicas. Um jogo com mecânicas podres é rapidamente largado e não finalizado, mas um jogo com ótimas mecânicas e pouca historia é estimulante e e cativante.

    Ele em nenhum momento falou que os jogos não devem ter historia, ele apenas falou que é algo superestimado. E concordo com ele.

  • 18 de março de 2014 às 18:43 -

    Raphael Sky

  • O que ele quis dizer é que os jogos de hoje não se atentam a premissa básica de um jogo: Mecânicas.

    Estão focando muito mais em enredo do que nas mecânicas. Um jogo com mecânicas podres é rapidamente largado e não finalizado, mas um jogo com ótimas mecânicas e pouca historia é estimulante e e cativante.

    Ele em nenhum momento falou que os jogos não devem ter historia, ele apenas falou que é algo superestimado. E concordo com ele.

  • 18 de março de 2014 às 18:43 -

    Erickson Revoredo

  • Omi, vai se ferrar, a história é tudo ou parte integral de qualquer forma de arte, seja música, pintura, escultura, cinema e a mais recente forma de arte, os videogames; o que seria de séries de jogos como Silent Hill, Castlevania e principalmente Assassin’s Creed? Ou o sucesso Last of Us? Só pra citar as mais modernas, que têm total recurso para contratar bons roteiristas!
    Jogos como Pong para mim têm seu valor histórico, mas têm tanta história quanto Candy Crush. Já hoje, um jogo sem história, sem plot twist, sem personagens cativantes, não é história.

  • 18 de março de 2014 às 19:43 -

    Rafael Paulino

  • Cara, Minecraft é mais divertido que LoL.

  • 18 de março de 2014 às 19:43 -

    Leonardo Maia

  • Muita gente que nem leu a matéria e já foi xingar o cara, tsc tsc

  • 18 de março de 2014 às 20:43 -

    Gabriel Alves

  • Matheus Silva,isso confere?

  • 18 de março de 2014 às 20:45 -

    liipesilva

  • Declaração tosca deste senhor…

  • 18 de março de 2014 às 20:48 -

    Mateus

  • legal foi elr os comentários atacando o Abernathy e perceber que, quem hateou o cara ou não entendeu o texto e percebeu que o título foi “sensacionalista” ou nem leu o texto. Ele mostra pontos concretos, baseados em pesquisas de empresas grandes como Valve e Microsoft. Ele podia ser o produtor de “As aventuras de Judas e suas botas perdidas” que, se falasse o mesmo, estaria correto. Ele em momento nenhum falou “jogos com narrativas são ruins, joguem MOBAS sem história e bla bla bla”. Ele apenas mostrou que MUITOS dos jogadores não parece ligar tanto pra história a ponto de isso ser o grande foco. Gostaria de ver se fosse um produtor de Street Fighter ou Mortal Kombat onde “não tem história” (eu sei que tem mas não é o foco… assim como League of Legends) se o hate seria tão grande. Parem de odiar um jogo por sua comunidade. Leiam os textos e argumentos. Chega de “Quem produz um jogo doente, só pode ser doente, simples.” (SILVA, Ícaro; 18 de março de 2014 às 17:16 ).

  • 18 de março de 2014 às 22:22 -

    Arthur.E

  • O ponto dele é bastante valido, ouve um grande crescimento de jogadores nos últimos dez anos e um avanço na criação de jogos, muitos hoje jogam apenas para passar o tempo e muitos jogos não precisam mais focar esforços na parte da historia para equilibrar a jogabilidade limitada, como víamos em muitos jogos dos anos 90 e em varias series de RPG´s. Com o avanço das coisas, se fazem muitos jogos hoje em dia que são bastante divertidos sem prestar contas a historia (ou você vai me dizer que realmente leu o background dos personagens de dota 2 antes de jogar com eles?)
    E existe também certo atrito entre os “especialistas” de determinadas áreas os quais trabalham fazendo jogos, programadores, designers e desenhistas, roteiristas entre outros estão sempre se bicando para definirem quem realmente é indispensável na produção de jogos, isso também contribui para toda essa discussão.

    Como opinião pessoal, não acho que exista formula certa para o sucesso de um jogo, alguns jogos vão obrigatoriamente necessitar uma historia bem escrita e outros nem tanto, cada um decide o quer fazer e o que importa é que o jogo agrade. pessoalmente prefiro os jogos com um foco maior na historia.

  • 18 de março de 2014 às 22:44 -

    Estela Costa

  • Marcelo Ferreira falou tudo.

  • 19 de março de 2014 às 01:41 -

    Rodrigo S Teles

  • Interessante um líder de departamento de narrativa dizer isso,porque ao invés de defender a própria função,prefere dizer que ela é altamente supervalorizada,talvez até desnecessária,parece que ele ficaria melhor em outro departamento.
    Pode até ser verdade que os jogadores lembrem e gostem mais dos personagens,mas um dos motivos principais pra se gostar do personagem é a personalidade que só pode ser percebida quando o personagem interage com enredo.
    é assim que funciona com o Snake, com o Lee e a Clementine,com o Kratos e por ai vai,mas ta tranquilo, nem todos os games precisam de um bom enredo…só os melhores. :)

  • 19 de março de 2014 às 04:55 -

    Sergio

  • Sempre gostei muito desse site, mas depois desse título de matéria sensacionalista não sei mais o que pensar. Não sei se é um simples attention grabber pra conseguir mais views ou se ele ficou aborrecido após perder umas partidas de LoL…

    Resumo da matéria: Produtor de LOL e Design Lead da Microsoft afirmam (baseados em pesquisas), que a história dos jogos é superestimada por produtores, pois a MAIORIA (não todos) dos jogadores não se preocupam muito com ela, e uma parcela maior ainda de jogadores nem sequer chegam ao fim dos jogos. Ele em nenhum momento diz que os jogos não precisam de uma história.

    • 19 de março de 2014 às 06:01 -

      Kubrick Stare Nun

    • Ele disse que enredo é algo sobrevalorizado, exatamente como está escrito no título da matéria. E engolir qualquer coisa só porque a palavra ‘pesquisa’ foi mencionada é uma tremenda falta de senso crítico.

    • 19 de março de 2014 às 07:42 -

      Renan do Prado

    • Tô procurando o sensacionalismo no título que diz exatamente o que a matéria conta. Não achei ainda….

  • 19 de março de 2014 às 05:57 -

    Kubrick Stare Nun

  • A maioria não zera os jogos da Steam porque fica sendo tentado pelas promoções a comprar mais jogos do que tem tempo pra jogar… :|

    Eu não acho que as estórias são sobrevalorizadas nos vídeo games, acho é exatamente o contrário; estória é uma das coisas que mais frequentemente deixa de receber o esmero que merece. A maioria absoluta dos vídeo games feitos até hoje tem enredos fraquíssimos, até mesmo alguns games que são por muitos elogiados pelos seus enredos (ex: Skyrim, Fallout 3, GTA 4, SW:KOTOR, Mass Effect) eu vejo como sendo jogos onde a escrita foi insatisfatória.

  • 19 de março de 2014 às 06:43 -

    Jefferson Vequiato

  • Concordo com a materia…soh pensar o mario bros fez o sucesso q é devido ao personagem mario ou pelo enredo do jogo ? Acho q todos nos jogamos mario ate cansar pq gostamos do mario e nao pelo “super enredo bem bolado “

    • 19 de março de 2014 às 20:37 -

      Die Ego

    • Por parte sim . Mas me diz , vc ficaria quantas horas ou quantos dias jogando mario ? Quantos titulos de Mario vc compraria em seguida ? Eu gosto MUITO de Mario , mesmo . Mas eu não compraria váarios titulos de Mario , e sim algum título que me atraiu e me prendeu ao seu enredo ,e eu cada vez mais querendo saber sobre ele , vou comprando seus sucessores. Hão jogos Classicos/Casuais , e jogos completos . Hão jogos como Angry Birds e The Elder Scrolls.

  • 19 de março de 2014 às 07:49 -

    Renan do Prado

  • Me exclua dessas estatísticas, pra mim, o enredo de um game é fator determinando na hora de uma compra. Não sou fã de Metal Gear a toa….

    Essa de “os jogadores esquecem da história” pra mim é conversa. Jogadores podem esquecer a história, bem como alguém pode esquecer os detalhes de um livro ou não lembrar de certas cenas de filmes. Pra mim isso não é uma estatística que seja 100% válida, apesar de ter certa validade.

    Eu se tive condições até montaria uma estatística de que tipo de jogo atrai mais: Um jogo bom, ou um jogo bom com um enredo excelente, tenho certeza que a segunda opção se sairia bem melhor.

    • 19 de março de 2014 às 07:56 -

      Renan do Prado

    • determinante*

  • 19 de março de 2014 às 09:12 -

    hilton

  • não cara vc é burro é besteira isso que vc tá falando.

  • 19 de março de 2014 às 10:43 -

    Dann Owczarzak

  • Nem preciso comentar hehehe!

  • 19 de março de 2014 às 10:43 -

    Victor Fernandes

  • Olha QUEM disse isso neh.

  • 19 de março de 2014 às 20:32 -

    Die Ego

  • Tem um cara ai falando de Lore bombástico que o LoL tem …me diz.. qual ? Você entra no jogo ,e o que te diz/obriga ou faz qualquer ligação entre a historia do personagem que vc selecionou para jogar com o gameplay ? As frases que eles ficam repetindo ? Só se for já que o JOGO INTEIRO é no MESMO mapa , com o MESMO ”objetivo” , as MESMAS minios feias pra cacete e personagens sem fundo que parece que cada um veio de um mundo e era diferente sem qualquer historia contada ou descrita. E não venha dizer que prefiro jogo que da a historia de bandeja pois sou veterano e AMO a série Soul , Demon Souls e Dark Souls e juntando dindin pra comprar Dark Souls II. Ou também não venha dizer que não sei do que estou falando pois ja joguei LoL , cheguei só até o lvl 8 e já estava convencido de que nunca reinstalaria aquilo no meu computador embora os meus 99% dos amigos jogando e me chamando.Grato

  • 20 de março de 2014 às 15:30 -

    Nícolas Hiroshi

  • Cara, já pensou que há outros motivos para os jogadores não terminarem um jogo, como por exemplo a gameplay, mesmo o jogo tendo uma história boa, as vezes a jogabilidade chega a ser tão ruim, ou apenas desagrada o jogador, não sendo algo divertido ou sendo algo muito repetitivo, que acabam ‘desistindo’ do jogo, e não necessariamente por causa da história, sem falar que tem gente que compra jogo na steam porque ta em promoção, mas não compra por vontade de jogar, compra só pelo consumismo mesmo, então, talvez as histórias sejam supervalorizadas por algumas pessoas, mas voce só olhou pelo seu ponto de vista…

  • 21 de março de 2014 às 16:30 -

    Onigumo

  • Eles estao certos, a maioria dos jogadores nao ta nem ai pra historia, pq a mairia dos jogadores n sao gamer, simples assim, LOL e um jogo que ganha dinheiro com gente besta, e o mesmo principio das dlc inuteis que psn e afims fazem, a maioria nao adiciona nada ao jogo, agora acho que pra uma galera que n inventou nada e cujo produto vendido e uma copia acho que o pessoal da riot fala demais……. Imaginem so e como ouvir katy parry falando sobre a arte na musica, kkkkkk ja pensou q riduculo!!!!!!!!!!!!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *