Programador cria um dispositivo que permite rodar jogos do Disk System do Famicom com cartões SD

5 de junho de 2023
Programador cria um dispositivo que permite rodar jogos do Disk System do Famicom com cartões SD

Um programador da Armênia, conhecido como ClusterM, apresentou uma nova solução que, segundo o próprio, é uma opção de código aberto, baixo custo e fácil de se fazer para rodar jogos do Famicom Disk System em um Famicom.

Chamada de FDSKey, o dispositivo permite que os jogadores rodem games feitos para o add-on de disquetes através de um cartão microSD, exigindo apenas o próprio Disk System, um adaptador de RAM para o add-on e um cartão microSD. Ele foi desenvolvido com direito a uma tela OLED, para que possa ser alternada de forma mais fácil as imagens de disco em tempo real.

Já existe um acessório com este fim, o FDSStick, que custa cerca de US$ 31 e permite também que os jogos para o Disk System sejam acessados com maior facilidade. Mas o novo stick se mostra mais prático e mais simples, com a mudança de discos sendo feita no próprio dispositivo.

O Disk System foi lançado para o Famicom, apenas no Japão, e permitia que disquetes trouxessem games com melhorias em relação ao sistema de cartuchos. Por lá, jogos como The Legend of Zelda, Metroid e Castlevania aproveitaram suas melhorias, especialmente no som, muito melhores do que as versões ocidentais, que vieram apenas em cartucho.

O FDSKey não está à venda de forma direta. Mas como foi disponibilizado em código aberto, todo aquele que quiser fazer o seu próprio, poderá usar as informações de construção traziadas por ClusterM e produzir o seu próprio dispositivo.

E se você gosta de NES, confira este console do AliExpress que é a cara do clássico Famicom, mas com saída HDMI e que acompanha controles sem fio e cartucho com 150 jogos.

Uma resposta para “Programador cria um dispositivo que permite rodar jogos do Disk System do Famicom com cartões SD”

  • 5 de junho de 2023 às 22:19 -

    Helinux

  • Engenhoso, Valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *