Em progresso, EA Sports conclui “A Jornada” de FIFA com destaques positivos

14 de junho de 2019
Autor: Gabriel Bonafé

Em progresso, EA Sports conclui "A Jornada" de FIFA com destaques positivos

Durante a E3 2019, a EA Sports apresentou novidades para o FIFA 20, que será lançado no dia 27 de setembro deste ano. A principal delas é o modo “Volta Football”, com características de futebol de rua já explorados pela desenvolvedora nos títulos de FIFA Street. Além disso, claro, há mudanças na jogabilidade que prometem tornar a franquia mais realista.

Apesar disso, as críticas sobre EA Sports e FIFA permanecem duras por parte da comunidade “fifeira”. Antes mesmo do final do anúncio, já tinha muita gente desacreditando das melhorias em espaços de comentários na Internet e nas rodas de conversas.

Grande parte dessa reclamação acontece devido à grande quantidade de problemas que FIFA 19 apresentou, dado os constantes updates de correção. Foram diversos gaps de mecânica e até mesmo bugs reportados pelos players, e que realmente atrapalhavam a experiência em alguns momentos.

Mas há de se ponderar — o que não tem nada a ver com blindar a EA Sports — de que FIFA continua sendo o jogo mais próximo do que vemos em uma partida real de futebol. Além disso, há uma entrega de modalidades diferentes nos lançamentos anuais da franquia, o que diversifica o conjunto do game.

Em FIFA 19, por exemplo, é possível jogar partidas com outras regras, como “de fora vale 2”, “sem impedimentos e faltas”, entre outros. A novidade deixa as partidas cooperativas mais divertidas, principalmente o famoso “x1 local”, que é muito importante. Mas me preparei mesmo foi para falar do modo “A Jornada”.

FECHAMENTO DO ARCO

Em progresso, EA Sports conclui "A Jornada" de FIFA com destaques positivos

 

Introduzido em FIFA 17, o modo “A Jornada” é uma campanha narrativa protagonizada por Alex Hunter, cujo objetivo é vencer a FA Cup. Já em FIFA 18, além de dar continuidade à saga da jovem promessa  — que busca um título de liga —, a EA Sports inseriu dois jogadores secundários: o Danny Williams e a Kim Hunter.

Foi uma proposta da série para acompanhar e abrir mais espaço ao futebol feminino, embora não dê perspectivas de quando trabalhará para incluir clubes femininos no game. Apesar disso, em FIFA 19, Kim permanece jogável e, mais do que isso, disputando a Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Em progresso, EA Sports conclui "A Jornada" de FIFA com destaques positivos

Outro destaque é a oficial, inédita e exclusiva UEFA Champions League no game, principalmente porque vencê-la é o objetivo final de Hunter. Isso fecha o arco do modo “A Jornada” com coerência e perfeitamente alinhado à introdução da marca Champions no título da EA Sports.

Ao longo de toda a saga, o desenvolvimento da narrativa — como os conflitos dos personagens, as reviravoltas, entre outros — não é profundo a ponto de torná-lo em um enredo cinematográfico. No entanto, não deixa de ser divertido e diferente, além de trazer recompensas para demais modalidades do jogo.

O QUE ESPERAR

Em progresso, EA Sports conclui "A Jornada" de FIFA com destaques positivos

Confesso que estava receoso de que a EA Sports fosse dar continuidade para “A Jornada”, pois não havia oportunidade para desdobramentos. Felizmente, o “Volta Football” de FIFA 20 terá uma campanha narrativa nova, substituindo a concluída saga de Hunter.

Mais do que isso, o trailer mostra mulheres batendo bola no melhor estilo futebol de rua. O que pode ser uma excelente solução para misturar meninos e meninas na partida — já que ainda não há indícios de quando teremos clubes femininos no game.

Também gostaria de ver os clubes brasileiros com os jogadores “originais” novamente, o que tornaria o modo Fifa Ultima Team (FUT) e o clássico Manager mais atrativos ainda. Mas isso está longe de ser resolvido, e é assunto para outro texto.

Veja o trailer do “Volta Football” apresentado na E3 2019:

Este artigo também se encontra no site Videogame Cultura.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *