A Rede Social (The Social Network) – CineReview

4 de dezembro de 2010

A Rede Social (The Social Network) - CineReview

O Facebook, recentemente, alcançou a marca de 500 milhões de usuários no mundo todo e uma avaliação de US$ 50 bilhões. Nada mais condizente do que termos nesta semana, no Brasil, a estreia do filme A Rede Social (The Social Network, em inglês), de David Fincher, que retrata a criação do site e a polêmica relação de seu inventor Mark Zuckerberg com seu ex-parceiro, o brasileiro Eduardo Saverin.

Baseado no livro “The Accidental Billionaires: The Founding of Facebook, a Tale of Sex, Money, Genius and Betrayal“, de Ben Mezrich, o filme começa em 2003, quando Zuckerberg (Jesse Eisenberg) termina com sua namorada e, bêbado, hackeia diversos sites e monta uma espécie de votação online, onde os usuários elegeriam as moças mais bonitas da universidade de Harvard. Após o fenômeno, Zuckerberg atrai a atenção de três mauricinhos, os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss (Armie Hammer e Josh Pence) e Divya Navendra (Max Minghella). O trio tem a ideia de lançar uma rede social exclusiva para os alunos de Harvard se relacionarem. A partir disto, Zuckerberg, junto com o brasileiro Saverin (Andrew Garfield, em uma excelente atuação), inicia o desenvolvimento do The Facebook.

A Rede Social (The Social Network) - CineReview

Durante o filme, a marca de David Fincher fica clara: o filme não utiliza uma linha cronológica tradicional, com começo, meio e fim. Fincher fica brincando com o histórico de processos que Zuckerberg sofreu durante o começo do Facebook, notadamente o de Saverin e dos Winklevoss, e vai inserindo os marcos importantes da história da criação do Facebook. É nesta brincadeira que o diretor, responsável por sucessos como Se7en, Clube da Luta e O Curioso Caso de Benjamin Button, cria uma das suas melhores obras, que já vem recebendo elogios ao redor do mundo e já é um dos favoritos para as premiações de 2011.

A Rede Social (The Social Network) - CineReview

Obviamente, o bom trabalho de Fincher não seria possível sem o bom elenco de jovens atores que ele tem a sua disposição. Eisenberg, do bom Zumbilândia, recria a excentricidade de Zuckerberg com perfeição, fazendo com que você realmente fique dividido se ele é o vilão ou o gênio da história. Justin Timberlake, no papel do criador do Napster, Sean Parker, surpreende e convence como o playboy-gênio-cheio-de-contatos, sendo o pivô do término da amizade entre Zuckerberg e Saverin. O brasileiro, por sinal, é interpretado com maestria por Andrew Garfield, responsável por um dos momentos mais engraçados do filme. Para quem estava desconfiado se o ator de 24 anos era um nome capaz para assumir o novo filme do Homem Aranha, a atuação dele em A Rede Social serve para sanar um pouco das dúvidas.

Se você não faz parte dos 500 milhões de usuários do Facebook, você certamente ficará curioso e buscará fazer parte deles. Se você já é, o filme é uma excelente maneira de saber como surgiu a rede social mais usada no mundo. A retratação do Facebook, tema um pouco secundário perto da relação ZuckerbergSaverin, consegue ser tanto séria e verídica como um pouco humorística – basta notar as diversas referências a animais de fazenda (uma clara brincadeira com o fenômeno FarmVille). Graças a esta relação bem construída, A Rede Social é, desde já, um dos melhores filmes do ano, um excelente desfecho para um ano cheio de altos e baixos para o Facebook.

2 Respostas para “A Rede Social (The Social Network) – CineReview”

  • 4 de dezembro de 2010 às 12:09 -

    Renan

  • O filme ensina a mexer na bagaça? Tenho ele a pouco tempo e é meio complicadinho no começo kkkkkkkkkkkkkkkk. Não sabia que tinha um brasileiro envolvido na criação… Gostei bastante do trailer!

  • 9 de dezembro de 2010 às 14:19 -

    Felipe Santana

  • Eu já vi, uma história normal…. Acho bacana esse filmes que explica como as coisas Explodiram de sucesso, lembra aquele “Piratas no vale do Silício”

    Achei bem legal!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *