Rock and Games: Os Beatles e suas referências nos videogames

27 de maio de 2018
Autor: Junior Candido

Rock and Games: Os Beatles e suas referências nos videogames

Bandas e artistas de sucesso o mundo tem aos montes, mas existiu uma banda fabulosa que conseguiu, além de conquistar fãs em sua época de ouro e nos dias de hoje, revolucionar o mundo da música, influenciar gerações e causar um fenômeno vistos raras vezes, por figuras como Freddie Mercury ou Michael Jackson: estamos falando dos Beatles, os quatro fabulosos de Liverpool que mantém os anos 60 vivos até hoje.

John, Paul, George e Ringo são tão amados por todos que gostam de música, que seu legado atravessou gerações e chegou aos videogames, décadas após o fim do grupo, provando que a influência dos Beatles são imensas, e podem ser expandidas para além do mundo da música. Assim como o Guns N’ Roses, outra banda querida pelos desenvolvedores de games, muitas são as referências aos Fab Four em diversos jogos, de várias formas. Vem com a gente viajar no Submarino Amarelo e conferir as mais legais que separamos pra você!

Star Fox 64: os Fab Four que salvaram a galáxia com ajuda de seu sarg… general!

Rock and Games: Os Beatles e suas referências nos videogames

“General Pepper? Eu achava que você era apenas um sargento…” Sim, este é um general que veste trajes muito parecidos com os encontrados no álbum Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band. Acontece que Sigeru Miyamoto é um grande fã da banda, e aproveitou para homenagear o grupo no game.

Tardis Tennis

Tardis Tennis é um jogo em flash, lançado em 2003 pela BBC, de tênis, com a Rainha Victória, William Shakespeare e outros nomes da história britânica em quadra, aproveitando a tradição de Wimbledon. Entre os selecionáveis, John Lennon é um dos jogadores, com trajes que lembram muito a capa de Abbey Road, um violão como raquete, e uma frase de desafio bem peculiar: “esqueça a paz e amor, tudo o que você precisa — ou all you need is… — é de tênis”.

No More Heroes e seu Helter Skelter

Helter Skelter é uma das músicas mais barulhentas dos Beatles, e também é personagem do insano No More Heroes. Ele é o décimo primeiro no ranking de assassinos, até ser assassinado pelo protagonista Travis Touchdown. Ele aparece vestido de caubói, usa duas pistolas e é cheio de armas durante o confronto, mas é facilmente derrotado, logo no início do game.

Call of Duty vai salvar o mundo com Sgt. Pepper.

Rock and Games: Os Beatles e suas referências nos videogames

Um entre vários sargentos de Call of Duty, o Sgt. Pepper marca presença no primeiro Black Ops. Ele é um soldado amigo, e é possível vê-lo em praticamente todo o jogo, quando há a presença de aliados na batalha. Porém, no navio de carga da última missão, fica mais fácil vê-lo.

Zelda e seu próprio Beedle

Rock and Games: Os Beatles e suas referências nos videogames

Beedle é um simpático vendedor que foi introduzido em The Legend of Zelda: Wind Waker. Presentes em todos os jogos “aquáticos” de Zelda, ele é o proprietário do Shop Ship, e oferece a Link um sistema de fidelidade, que dá desconto na compra de novos itens. Mas, além de suas falas, bem conhecidas pelos jogadores de Zelda, também temos algumas referências bem próximas aos Beatles. Além do nome do personagem, que se pronuncia de maneira bem semelhante, também temos o seu cabelo, em um corte idêntico aos Fab Four durante os anos 60.

Earthbound, um jogo dos Beatles sem os Beatles!

Rock and Games: Os Beatles e suas referências nos videogames

O clássico RPG do Super Nintendo provavelmente tem mais referências do que o jogo oficial da banda! O jogo que é um ícone cult até hoje, por contar com qualidade em seu gameplay, além de satirizar a cultura americana de maneira bem divertida.

Rock and Games: Os Beatles e suas referências nos videogames

Tudo começa no próprio nome japonês do game: Mother, que se chama assim devido a um disco de John Lennon, de mesmo nome. Na Dungeon Man, há um submarino amarelo, com uma placa avisando que é “apenas uma coincidência”. Uma charada no game pede para que você responda “Yes” para completar a palavra XXXterday. Além disso, em uma das sequências de nomes pré-definidos do game mudava o nome de todos os personagens: Ness era John, Paula era Linda, Jeff era Paul, Poo era George e o King se chamava Ringo.

Rock Band Beatles: o jogo oficial

E, enfim, após um bom tempo, eis que apareceu o primeiro e, até então, único jogo oficial dos Beatles. Estamos falando de uma edição especial de Rock Band que oferece os álbuns Rubber Soul, Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band e Abbey Road, entre outras músicas, como parte do gameplay, que conta em forma de videogame a história dos Fab Four.

O game fez o seu melhor para colocar o jogador na pele dos quatro músicos da banda, com visuais que fazem referência a todas as fases da banda, além de conferir fotos que contam a história do quarteto. O game foi lançado em 2009, para Playstation 3, Xbox 360 e Wii.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *