7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter

8 de outubro de 2009
Autor: Fábio Torres

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter

RPGs, assim como a vida, são cheios de pequenas coisas as quais não damos o devido valor, mas que são necessárias. Confira aqui sete coisas que todo RPG deve ter.

Dicas de que o HP do inimigo está baixo

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter

Sempre que um dos integrantes da sua equipe fica com o HP (vida) baixo, ele começa a dar sinais de que está fraco, o inimigo aproveita a deixa e concentra os ataques no seu companheiro que está morrendo. Porque não o contrário? Porque não ajudar o jogador a saber quando dar o ataque final ou guardar suas magias mais poderosas para inimigos mais saudáveis? O pior de tudo é que são poucos RPGs que têm essa característica…

Armas e armaduras equipadas que apareçam no personagem

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve terIsto é algo que todos RPGs realmente deveriam ter. Alguns, como World of Warcraft e Elder Scrolls, mostram as armaduras e armas equipadas, mas os jogos japoneses sequer se preocupam em fazer isso nos RPGs produzidos na terra do Sol nascente. Seria ainda mais interessante se tudo que você equipa no seu personagem aparecesse. Se eu coloquei um Capacete de Mythril, quero ver como fica durante o jogo, ou se meu personagem colocou óculos diferentes, seria legal se eles aparecessem. É ridículo colocar uma armadura gigantesca no personagem e vê-lo lutar com um par de calças enormes que parecem que não foram feitas para ele.

Bestiários

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter

Todo e qualquer RPG que se preze possui as mais variadas criaturas – goblins, lobisomens, plantas, esqueletos, etc. O problema é que muitas vezes os produtores do jogo sequer se preocupam em disponibilizar mais informações sobre as criaturas. Pode parecer bobo, mas é divertido saber o porquê dos nomes ou os motivos que me levam a duelar com determinado monstro.

Bons menus de lojas e vendedores de itens

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter

Lá vai você gastar seu rico e suado dinheirinho em novos itens antes de sua próxima batalha. Mas isso somente se você conseguir entender o que acontece nos menus das lojas de itens dentro do jogo. Porquê não explicar o que cada item faz ou se tal arma é melhor do que a minha? E ainda existem jogos que não tem a opção de equipar os novos itens logo após a compra! Um menu melhor, mais simples e com mais opções, seria muito bem vindo.

Quando a equipe se separa ao chegar em uma nova cidade

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter

Pronto, fim do labirinto, chefão morto e uma nova cidade a sua frente. É nesse momento que a equipe se separa e cada um vai fazer o que gosta: um vai às compras, outro brinca com as crianças locais. Sempre é interessante ver os personagens fora do campo de batalha. Assim, podemos conhecer e criar laços mais fortes com eles. É incrível que alguns RPGs não façam isso.

Recuperar HP e MP ao evoluir de nível

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve terIsso não acontece muito, mas quando acontece, é muito bem vindo. Recuperar HP e MP (magic points) ao evoluir um nível é um atrativo e um incentivo a mais na hora de treinar seu personagem. Não há nada como estar com pouquíssima vida, mas ainda assim pertinho de conseguir um nível, e continuar lutando por tempo suficiente para poder evoluir e recuperar suas energias. Pokémon e Sacred 2 são dois RPGs que têm essa possibilidade.

Feitiços de alterar status que realmente funcionem

7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve terTodos conhecem esse tipo de feitiço. São aqueles que não distribuem dano, mas que afetam a batalha em vários jeitos, adormecendo ou envenenando o inimigo. O problema é que quase sempre eles são inúteis. Os chefões são imunes a eles e inimigos comuns também não sentem os efeitos. Claro, seria ridículo se todos os feitiços fossem 100% infalíveis, mas ser 100% imune também complica. Alguns jogos como os da série Pokémon sabem muito bem usar os efeitos de envenenar e adormecer.

(via Destructoid)

14 Respostas para “7 coisas básicas que todo bom jogo de RPG deve ter”

  • 8 de outubro de 2009 às 18:33 -

    Maxbuu

  • Ótimas dicas, mas descordo que todo RPG deve ter algumas delas e acrescento algumas, como por exemplo um roteiro bem diversificado e epico, quem joga RPG normalmente gosta de ricas histórias e pontos epicos que fazem o jogador lembrar daquele momento pelo resto da vida, quem não lembra do momento em que Aeris morre em FF7?

    • 5 de setembro de 2011 às 17:08 -

      leandro(leon belmont) alves

    • cê gosta de FF7?……………………….boa sorte na vida.

      • 23 de setembro de 2011 às 14:24 -

        Ricardo

      • UHAUHAUHAHUAUHAHUAAAAAAAAAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAAUHAUHAUHAUAHUAH

  • 9 de outubro de 2009 às 09:52 -

    Daemot

  • “Dicas de que o HP do inimigo está baixo;
    Armas e armaduras equipadas que apareçam no personagem;
    Bestiários;
    Bons menus de lojas e vendedores de itens;
    Quando a equipe se separa ao chegar em uma nova cidade;
    Recuperar HP e MP ao evoluir de nível;
    Feitiços de alterar status que realmente funcionem.”

    Ótima matéria!
    Com certeza esses são aspectos e que fazem muita diferença num jogo, tornam um game mais agradável e interessante. Mas também não acho que são estritamente necessários. Uma boa história com certeza é fundamental, e aliada a alguns desses fatores, apenas tornará a história boa.

    Poderia dizer que esses itens são fatores de apoio a uma boa história.

  • 12 de outubro de 2009 às 01:09 -

    caio

  • Cara simplesmente tudo uq vc sugeriu se tem no World of Warcraft, uq nao se tem na propria interface do jogo pode ser adicionado por addons, alias isso é a coisa mais foda q só WoW tem, addons, vc pode modificar adicionar todo tipo de coisa q vc imaginar na sua interface desde um som ou uma animaçao em uma spell ou modifier de indicaçao de qualquer açao sua ou do inimigo, ate modificar target, self party barras spel castbars e tudo mais, p finalizar so fosse definir um game q tem tudo uq vc falou e ainda muito mais pq vc pode adicionar e modificar um infinito de coisas atravez de addons, esse game é World of Warcraft.

  • 12 de outubro de 2009 às 14:03 -

    Raphael

  • Pois é caio.. não é a toa que o WoW é o melhor RPG de todos os tempos.

  • 13 de outubro de 2009 às 14:04 -

    Fábio

  • Uma coisa recorrente também é o fato dos itens mais fortes e poderosos não necessariamente serem os mais bonitos, às vezes a armadura mais forte do jogo é uma das mais horrorosas do jogo todo, e acaba não combinando visualmente com nada que você já tenha…
    Os produtores tem que aprender que a gente não quer fazer nossos personagens serem fortes, mas eles também tem que parecerem motherfuckers…

  • 19 de outubro de 2009 às 08:14 -

    Trop

  • Muito bom as dicas, parabens.

  • 19 de outubro de 2009 às 12:01 -

    Daemot

  • Fabio, é verdade, os jogos onlines ultimamente se você tem os últimos equipamentos, eles não combinam mesmo, fazendo o personagem ficar estranho, parecendo que você é um noob que não sabe nem vestir o personagem.

  • 5 de setembro de 2011 às 17:20 -

    leandro(leon belmont) alves

  • sobre esses feitiços de status, é verdade.

    poison,blink,burn,frozen,confused,berserker,bomb e outros status são otimos contra nós e quase inuteis contra inimigos(só se forem muito fracos) e chefões então…em qualquer game da série Final Fantasy isso é regra. você aprende essas magias de status, mas na hora do vamos ver, não pegam e se funcionar(que é BEM RARO) não ajuda muito. e em quase todos os rpgs são assim. mas encontrei um que pelo menos, as magias de status funcionam nos inimigos e nos chefes. na série Shin Megami Tensei(SNES,SATURN,MEGA CD,PS2,NDS e variados sistemas) essas magias que quase nunca funcionam se tornam a sua sobrevivência em batalha. e status como mute,blinded,berserker e outros que REALMENTE FUNCIONAM NOS CHEFES. joguem e verão!

  • 3 de abril de 2012 às 17:32 -

    Isaias Mayck Lima Mayck

  • kra eu amo jogar RPG
    é muito louco…
    é nós Ian Brito…

  • 29 de outubro de 2012 às 02:44 -

    Junior Rodrigues

  • to jogando senhor dos aneis.. muito bom

  • 3 de dezembro de 2012 às 18:59 -

    Caio Eduardo

  • hgfjfgnjgjkh]

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *