Sony apresenta mais novidades de seu Playstation 5: áudio 3D, configurações e retrocompatibilidade

18 de março de 2020
Autor: Junior Candido
Sony apresenta mais novidades de seu Playstation 5: áudio 3D, configurações e retrocompatibilidade

Nesta terça (18), a Sony apresentou algumas informações sobre o seu Playstation 5. Através de uma apresentação técnica, diferente do aguardado por muitos espectadores, a transmissão serviu para Mark Cerny, arquiteto líder de PS4 e PS5, mostrar as novidades do console.

Cerny confirmou informações sobre a CPU do Playstation 5. O CPU será um Zen 2 com oito núcleos e com frequência de até 3,5 GHz. E a GPU será da AMD, “personalizada e baseada na RDNA 2”. O desempenho máximo da GPU será de 10,28 teraflops com base em 36 unidades de computação de velocidade de até 2,23 GHz.

Foi explicado também que as 36 CUs do Playstation 5 são aproximadamente equivalentes a 56 CUs do Playstation 4. Uma vez que estas unidades tem 62% mais transistores. “A mudança para uma abordagem de frequência variável mostrará ganhos significativos para os jogadores”, disse Cerny durante a apresentação.

E o SSD, elemento o qual a Sony afirma com mais força para o seu console, foi novamente apresentado. Desta vez, foi confirmado que a unidade de armazenamento terá 825 GB de armazenamento e terá conexão PCIe 4.0. Além disso, será possível expandir o armazenamento interno do sistema com SSDs disponíveis no mercado. Mas haverá um programa de certificação, para determinar quais as unidades de terceiros que funcionarão no console.

Veja as especificações do Playstation 5, anunciadas pela Sony:

ItemDetalhes
CPUAMD Zen 2 oito núcleos – 3.5 GHz
GPU10.28 teraflops / 36 CUs em 2.23 GHz
GPUAMD RDNA 2 customizada
Memória16 GB GDDR6 / 256-bit
Largura de banda448 GB/s
Memória Interna825 GB SSD customizado
I/O5.5 GB/s (raw), 8-9 GB/s (comprimido)
ExpansãoNVMe SSD slot
Memória externaUSB hard drive
Drive óptico4K Blu-ray

Cerny também falou em recursos de áudio. Explicou sobre a sua unidade personalizada para áudio 3D, a Tempest 3D AudioTech. Ele explicou que faz parte de um plano da Sony em focar em objetivos específicos da empresa com áudio, o que fez a companhia decidir por focar em algo próprio, ao invés de utilizar tecnologias como a Dolby Atmos. Tal iniciativa foi justificada também pela intenção da Sony de que o áudio 3D estivesse disponível para todos.

Acrescentou que o áudio dos fones de ouvido é o melhor padrão para o áudio 3D no Playstation 5. Também explicou que a Sony trabalha com esta tecnologia, para que funcione adequadamente em sistemas de som, surround, e alto-falantes de TV. Será possível escolher entre até cinco configurações diferentes de HRTF para a melhor experiência.

O Playstation 5 terá também aceleração de hardware para garantir Ray Racing em tempo real, através da mesma tecnologia que alimentará as próximas GPUs da AMD. Assim, segue a promessa por parte da Sony de que o console chegará ao desempenho de 4K a 120 quadros por segundo.

E também foi confirmado a retrocompatibilidade com os games de Playstation 4. Mas não foi explicado se o recurso será completo, limitado, ou liberado de tempos em tempos. É interessante lembrar que há jogos de Playstation 2, adaptados, que rodam no Playstation 4, como os games GTA, ou Red Dead Revolver. Apenas foi dito que a Sony espera que o console consiga rodar “quase todos” os 100 games de Playstation 4 mais populares.

Não foi apresentado controle, telas de sistema operacional e nem jogos, desta vez. E a Sony continua com os planos de lançar o Playstation 5 no final de 2020, assim como a Microsoft fará com o Xbox Series X.

2 Respostas para “Sony apresenta mais novidades de seu Playstation 5: áudio 3D, configurações e retrocompatibilidade”

  • 18 de março de 2020 às 22:36 -

    Helinux

  • Gostei das especificações, dukralho!!!! Do jeito que as coisas estão indo…duvido ser lançado no final do ano!!!! Tá mais para o ano que vem, esse ano em termos de saúde está kbuloso!!!! A realidade é essa!!!!

    • 18 de março de 2020 às 22:39 -

      Helinux

    • Valeu!!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *