Sony irá encerrar a fabricação do PS Vita no Japão em 2019

24 de setembro de 2018
Autor: Junior Candido

Sony irá encerrar a fabricação do PS Vita no Japão em 2019

A Sony irá encerrar a produção de seu portátil PS Vita no Japão em 2019. E, de acordo com o vice presidente da Sony Interactive EntertainmentHiroyuki Oda, não há planos de desenvolver um sucessor. Assim, o console concluirá um ciclo de oito anos, desde o seu lançamento, em 2011.

“Atualmente, não temos nenhum planos sobre um novo console portátil”, explicou Oda, para o Famitsu (traduzido pela Gematsu). “No Japão, nós continuaremos a fabricar o PS Vita até 2019. A partir daí, as entregas terminarão”. Entretanto, de acordo com o The Verge, tal declaração está em aberto, pois não se sabe se estas entregas envolvem o Japão, ou o resto do mundo. Uma vez que o portátil da Sony segue popular em solo japonês.

O PS Vita chegou em 2011, como o sucessor do PSP, que havia sido um sucesso na década anterior. Pois, com 80 milhões de unidades vendidas, o portátil ganhou games como Metal Gear Solid: Peace Walker, além de boas adaptações de God of War. E ainda permitia jogar games do Playstation original.

PS Vita: Chegou na hora errada?

O Vita, como um legítimo sucessor, oferecia as possibilidades do antecessor, mas com mais funcionalidades. Melhor conecitivade com a PSN, incluindo troféus. E a possibilidade de games com visual avançado e recursos como Netflix ou Youtube foram algumas de suas novidades. Ainda ofereceu games excelentes, como o remaster de Final Fantasy X, e de Metal Gear Solid 2 e 3, ou Persona 4 Golden. E também recebeu diversos games indies, sempre elogiados e bem vindos.

Um dos grandes problemas que o portátil da Sony enfrentou, especialmente no ocidente, foi a ascenção dos smartphones. Mais modernos, e com possiblidade de se jogar diversos games, incluindo AAA como games da série GTA, o dispositivo não conseguiu convencer o grande público. E vendeu 16 milhões de unidades.

O PS Vita já seguia com o desinteresse da Sony, pelo menos no ocidente. Em 2015, a companhia afirmou que já não estava desenvolvendo nenhum game para o portátil. E, em maio deste ano, a Sony parou com a produção de games em formato físico para o dispositivo nos EUA e Europa. Entretanto, o console terá vários games agendados para 2019. Sendo a maioria, focados no público japonês, como Nora to Oujo to Noraneko Heart 2Variable Barricade.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *