Sound Test Arkade Faixa 7 – Takashi Tateishi / Mega Man 2

22 de março de 2015

Sound Test Arkade Faixa 7 - Takashi Tateishi / Mega Man 2

Voltamos! A Sound Test Arkade retorna após uma pequena pausa e na Faixa 7 de nossa coluna vamos falar de toda a diversão nostálgica de Mega Man 2 e seu compositor, Takashi Tateishi!

Sound Test deu essa parada “de leve”, mas não se preocupe, amigo fã de boa música gamer: agora ela está de volta e homenageando um dos melhores jogos já lançados no saudoso Nintendinho, e obviamente citando sua icônica e espetacular trilha sonora.

Mega Man 2 talvez seja um dos jogos mais conhecidos da série justamente pela trilha sonora animada, que acentua o clima de cada desafiadora fase e de seu respectivo antagonista, além de ser o primeiro jogo da franquia que acertou em cheio na sua jogabilidade.

Mas como sempre, antes de começar dê o play logo abaixo e se prepare para acabar com o Dr. Wily e seus oito mestres robôs!

O JOGO

Desenvolvido para o Nintendo Entertainment System, ou Nintendinho para os íntimos, Mega Man 2 foi lançado em 1988, saindo um ano após o primeiro jogo e iniciando um padrão de jogo anual para a franquia, que teve sete edições nos 8-bits (e vocês reclamando da saturação de Call of Duty).

Interessantemente, Mega Man 2 foi desenvolvido quase pela contra vontade da Capcom, sendo que o primeiro jogo da franquia não atingiu o sucesso (financeiro) esperado pela empresa. Assim Mega Man 2 foi produzido durante o tempo livre dos desenvolvedores enquanto eles trabalhavam em outros projetos na empresa.

O resultado foi um sucesso estrondoso, Mega Man 2 conseguiu ser o jogo com maior número de cópias vendidas: 1,5 milhões até hoje com os lançamentos em diversas plataformas e ainda é considerado como um dos melhores jogos da franquia, e talvez até do console que serviu de lar pra ele.

Sound Test Arkade Faixa 7 - Takashi Tateishi / Mega Man 2

A história de Mega Man 2 é simples assim como quase todos os jogos lançados naquela época, com o vilão Dr. Wily tentando mais uma vez dominar tudo com seus oito novos robôs, melhorados e mais poderosos. Dr. Light decide enviar Mega Man para acabar com eles e colocar Dr. Wily de volta para o seu lugar. Mas com certeza a verdadeira beleza que há em Mega Man é a sua jogabilidade.

As fases eram difíceis e complexas, desenvolvendo mapas que utilizavam todos os recursos do nosso protagonista e claro, dos robôs que ele derrotava, com cada um deles dando uma habilidade única para Mega Man que por sua vez era a chave para vencer o próximo antagonista pela sua fraqueza do robô anterior.

No fim Mega Man 2 conseguiu fazer muito para a franquia (incluindo repetir a péssima capa dos Estados Unidos do primeiro jogo com algo tão bizarro quanto), revitalizando e dando a chance para que os futuros jogos prosperassem e saindo como o melhor jogo da série inteira.

O COMPOSITOR

Takeshi Tateishi foi o designer de som que passou rapidamente pela Capcom, com o seu primeiro trabalho na empresa sendo 1943: The Battle of Midway nos fliperamas. Logo depois ele foi convocado para trabalhar na trilha sonora de Mega Man 2, fazendo boa parte do trabalho ao lado do programador de som, Yoshihiro Sakaguchi, e de Manami Matsumae que contribui com uma pequena parte na fase de Air Man, mais precisamente entre as barras 18 a 26 na composição da trilha.

O trabalho de Matsumae na trilha sonora foi causado por estar próximo demais do espaço de trabalho Tateishi, o que a levou a ajudar nesta parte da trilha sonora. Mas o gesto foi retornado quanto Tateishi ajudou a compor a trilha Forest Stronghold Theme, do jogo U.N. Squadron, para Matsumae. Na trilha de Mega Man 2, Tateishi fez praticamente tudo, desde a abertura até a música de Game Over, desenvolvendo a composição e e os arranjos de cada uma das trilhas do jogo.

Sound Test Arkade Faixa 7 - Takashi Tateishi / Mega Man 2

Ippo Yamada (esq.) e Takashi Tateishi (dir.) vestindo a camisa de Mighty Number no. 9

E curiosamente, este é o único jogo da franquia que Tateishi fez parte da trilha sonora. Logo após Mega Man 2, ele trabalhou na trilha sonora da versão do Turbo-Grafx 16 de Side Arms Hyper Dine e depois saiu da Capcom para produzir música em diversos lugares no Japão, até que ele entrou na Konami e logo depois fundou o seu próprio estúdio, Most Company, servindo como produtor para músicos e artistas.

O retorno de Tateishi tomou forma com Mighty Number No. 9, que irá trabalhar mais uma vez ao lado de Manami Matsumae e de Ippo Yamada, desenvolvendo a trilha sonora do aguardado retorno deste sucessor espiritual do nosso Blue Bomber.

A TRILHA

É difícil escolher a melhor música desta imensa lista, e focar em uma única trilha é mais difícil ainda pelo trabalho de Tateishi, que claramente pensou em desenvolver uma experiência única e unificada com todas as músicas em uma transição da primeira até a ultima, assim como o próprio jogo funciona.

Mas é impossível não mencionar a trilha da fase de Dr. Wily, Wily Fortress 1, servindo como a mais rápida e cheia de adrenalina para te dar a sensação perfeita de urgência enquanto corre até o encontro do nosso vilão.

A própria música até serviu de base para o antigo sucesso na internet, “Omoide wa Okkusenman!” – traduzido para “110 Milhões de Memórias!” -. A música foca a dualidade entre um homem e a época em que ele era um garoto, quando os tempos eram bem mais fáceis e repleto de boas memórias de infância.

A trilha sonora de Mega Man 2 é histórica, influenciando artistas, paródias e outros desenvolvedores a criarem música da melhor forma possível em capturar todas as emoções de um jogo em poucos minutos, além de ser um marco para o movimento musical de chiptune, que cresce cada vez mais.

E está foi a Faixa 7 da nossa Sound Test! Para você, qual é a sua trilha sonora favorita de Mega Man? Deixe a resposta nos comentários e aproveite para sugerir mais jogos!

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