Sound Test Arkade Faixa 24 – A trilha sonora especial de Street Fighter 2V

22 de janeiro de 2017

 

Sound Test Arkade Faixa 24 - A trilha sonora especial de Street Fighter 2V

Quando Street Fighter 2V foi exibido pela primeira vez, a série de games que inspirou o anime tinha, entre outros aspectos, lidar com uma trilha sonora espetacular, que, liderada por Yoko Shimomura (já falamos sobre ela aqui), revolucionou para sempre a maneira de se fazer músicas em games. E qual foi a resposta da produção japonesa? Apresentar uma trilha sonora tão impactante quanto o game que o originou.

A saga de Ryu e Ken pelo encontro do mais forte conta com muitas qualidades, e já mencionamos estas virtudes em uma RetroArkade especial sobre o anime, mas hoje, vamos nos dedicar apenas nas músicas, que sim, valem por si só um post e contribuíram e muito para o sucesso da produção. Prova disso é que você, apenas ao ver uma imagem de Ryu preparando seu Hadouken, já “liga” mentalmente o tema e relembra de todos os momentos na infância assistindo a este clássico no SBT.

A trilha sonora de Street Fighter 2V é marcante demais, por isso, coloque os fones de ouvido para um banho de nostalgia envolvendo pancadaria e amizade.

A série

Sound Test Arkade Faixa 24 - A trilha sonora especial de Street Fighter 2V

Ih, olha o cara, aí! Todos que acompanhamos os 29 episódios de Street Fighter 2V, sabemos de sua qualidade, como o enredo que, mesmo não sendo 100% a história do game, ainda assim consegue ser muito boa, trazendo muitos dos elementos que gostaríamos de ver nos episódios do anime. A qualidade das lutas apresentadas também impressionam, tirando o fator “sobre-humano” comuns em outros animes, fazendo com que os combates fossem bem realistas.

Além disso, a oportunidade de rodar o mundo com Ryu e Ken, de maneira semelhante ao que fazíamos nos games da época, conhecendo os World Warriors, suas motivações e personalidades um por um, fez do anime um dos preferidos de todos os tempos de muita gente, que até hoje, graças aos DVDs e a Netflix, partem, vez ou outra, pelo mundo ao encontro do mais forte.

Yuki Kuroda

A cantora que nos levou ao encontro do mais forte contou com uma passagem extremamente curta no mundo da música, mas deixou um legado para os fãs do anime que dura para sempre. Yuki Kuroda apareceu pela primeira vez no cenário musical cantando com o cantor ASKA a canção you and me, no álbum NEVER END, de 1995.

No mesmo ano, Kuroda fez sua estreia solo com o single Kaze Fuiteru, junto a EMI japonesa, e produzida pelo mesmo ASKA que havia cedido espaço em seu álbum. A canção, que traduzida, significa “o vento está soprando”, acabou sendo a escolhida para ser a canção de abertura de Street Fighter 2V, até o episódio 19.

Kuroda também participou da canção de encerramento dos 19 primeiros episódios da série, com a canção Cry. Composição de Ryou Azuka, a canção embalava alguns polaroids de Ryu e Ken durante a jornada dos dois pelo mundo. Porém, a carreira de Yuki Kuroda não durou muito, pois assim que ela se casou, em 1998, a cantora decidiu parar com a música, tendo apenas estas gravações utilizadas na série como repertório.

Shuji Honda

Shuji Honda completou os episódios restantes interpretando as canções de abertura e encerramento. Com Ima Ashita No Tame Ni e Lonely Baby, lançados em forma de single, a saga de Ryu e Ken ganhava tons mais sérios, em uma segunda fase que se iniciaria a partir do episódio 20, já com a jornada dos dois dando lugar a luta definitiva contra Bison e seu legado maligno.

Ao cantor, é creditado apenas estas duas canções em sua carreira, não aparecendo nenhum outro trabalho após Street Fighter 2V.

Masaaki Endoh e Ochi Akira

Entre outras pérolas que embalam Street Fighter 2V, também é necessário relembrar Forever Friends, canção definitiva sobre a amizade de Ryu e Ken que sofre uma prova muito dura, graças a maldade de Bison. Interpretada por Masaaki Endoh e Ochi Akira, a canção é mais uma de tantas outras que marcaram o seriado e quem o assistiu.

Ochi Akira não conta com muitos registros de seu trabalho, porém Masaaki Endoh, que fez sua estreia em músicas de animes exatamente em Street Fighter 2V, seguiu carreira, se consagrando definitivamente em 1997, com a canção Yuusha Oh Tanjou!, tema de GaoGaiGar.

Endoh também é membro da JAM Project que, desde 2000, grava músicas especializadas para animes. O próprio Street Fighter 2V apresenta um momento de queda do prestígio em canções de anime, já que os cantores acima citados são cantores de música pop japonesa, não intérpretes especializados. Tanto é, que todas as quatro canções acima citadas nada tem a ver com o anime em suas letras, sendo bem aleatórias. Mas o trabalho de Endoh e companhia, já iniciada “cantando” a amizade dos protagonistas de SF 2V, acabou por garantir um novo ar para o gênero e uma nova oportunidade para tais cantores.

Masahiro Kawasaki

Você pode ouvir a trilha sonora completa logo a seguir:

O já falecido compositor — morreu em 2006, vítima de câncer — era figura conhecida no mundo da composição de músicas de anime. participando também de Manten e Kin’yû fushoku rettô: Jubaku, entre vários outros projetos.

Na trilha sonora oficial do anime, lançada em CD em 27 de setembro de 1995, é creditado a Kawasaki a composição de todas as músicas que fizeram parte do anime, incluindo Hadou VS Psycho Power, a música que envolve o combate dos heróis contra Bison, e o Theme of Ryu & Ken, que para nós, é o “tema do Hadouken”, mas, na verdade, foi composta para aprersentar os momentos decisivos dos personagens, não da técnica milenar.

As faixas conseguem transmitir o que o anime simboliza: a história de dois amigos, que rodam o mundo fazendo novos amigos, mas também precisando encarar situações difíceis que mudariam suas vidas para sempre. Singela quando necessária, mas forte nos momentos precisos, a trilha de Street Fighter 2V apela de maneira positiva para as emoções dos espectadores, levando-os do humor para o drama e da alegria para a tristeza com muito cuidado. Temos aqui, uma trilha sonora, somada com algumas músicas, que mexem de verdade com as emoções de quem assiste, ajudando e muito para fazer do anime um dos preferidos de muita gente.

Versão Brasileira

E, como sempre, não há como não mencionar o árduo trabalho de competentes profissionais brasileiros, que, para ajudar na popularidade de um projeto vindo de um país tão distante e de costumes tão únicos como o Japão, acabam fazendo verdadeiros milagres, ajudando e muito no entendimento do brasileiro quanto a determinado projeto, neste caso, o anime Street Fighter 2V.

Embora não era possível ouvir as músicas cantadas no SBT, já que tínhamos apenas a abertura do instrumental, seguida por cenas rápidas de lutas do anime, a versão brasileira havia sido gravada e devidamente adaptada, sendo apresentada de maneira completa logo quando o anime saiu em VHS, e anos mais tarde, quando foi exibido pelo Cartoon Network.

A adaptação brasileira transformou as músicas de Yuki Kuroda e, ao contrário do que aconteceu no Japão, as letras faziam sim sentido ao enredo e espírito de Street Fighter 2V. Com letras de Nelson Machado, a eterna voz do Kiko em Chaves, e levando ao anime a escola Maga das excelentes adaptações, foram criadas, então duas novas músicas: Ao Encontro do Mais Forte e Vou Lutar. Com isso, músicas pop japonesas que falavam de qualquer coisa, menos do anime, foram interpretadas para nós com algum sentido, fazendo com que ao cantar as músicas, os espectadores entendessem melhor o que seria visto a seguir.

Vale mencionar que, Nelson Machado também colaborou com o anime sendo o narrador da série, e sendo a voz que nos lembrará para sempre que “nós vamos ao encontro do mais forte”. Já Elisa, a responsável por nos trazer a voz das músicas brasileiras, também cantou o tema de Speed Racer X, e vários temas de Pokémon. Além disso, ela também é dubladora.

2 Respostas para “Sound Test Arkade Faixa 24 – A trilha sonora especial de Street Fighter 2V”

  • 22 de fevereiro de 2018 às 23:13 -

    Leo

  • Para mim o anime foi muito bom porquê não seguiu ao pé da letra o enredo do jogo, que ao meu ver é bem ruim, hehehehe…

    O que é até estranho que para mim, quando é lançado um filme ou animação que se diz que uma adaptação de uma obra de hq/manga, livro ou jogo já torço o nariz porque quase sempre sai merda, apesar de que seguir a risca o enredo é bem difícil ou quase impossível em certas obras.

  • 30 de abril de 2022 às 10:25 -

    Bruno

  • Que texto sensacional meus parabéns! Traduz exatamente o impacto dessa trilha sonora nas nossas vidas. Sou grande fã da série. Um abraço.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *