Sound Test Arkade Faixa 29 – Austin Wintory / Journey

21 de outubro de 2018
Autor: Gabriel Bonafé

Sound Test Arkade Faixa 29 – Austin Wintory / Journey

Achou que não ia ter mais Sound Test Arkade? “Achou errado, otário”. Vou inaugurar minha participação nesta coluna abordando a belíssima trilha sonora que Austin Wintory compôs para Journey.

Desenvolvido pela Thatgamecompany, o jogo é um dos ícones quando se trata de indie. Não só pela trilha sonora, claro, mas por toda a sua originalidade — no qual a trilha sonora tem importante função para o conjunto da obra.

O Jogo

Lançado exclusivamente para PlayStation 3 em março de 2012 e, em seguida, para PlayStation 4, Journey é um título independente que simboliza muito bem a jornada heroica. Outro diferencial do game é o minimalismo, apresentando uma ausência de elementos que favorece a experiência contemplativa.

O jogador controla uma criatura de capuz que vaga por um deserto ensolarado rumo a uma fenda brilhante no topo de uma montanha distante. Durante a campanha, diversos cenários criam uma ambientação que favorece a proposta sensorial do jogo.

Sound Test Arkade Faixa 29 – Austin Wintory / Journey

Journey é um jogo indie que se diferencia pela originalidade minimalista

Além disso, a falta de diálogos entre personagens, bem como qualquer outro tipo de comunicação elaborada, coloca os jogadores no ambiente interpretativo da narrativa. E para entender como a jogabilidade pode ser tão divertida com tais características, é fundamental falarmos do trabalho que Austin Wintory desenvolveu.

O Compositor

Natural de Denver, capital de Colorado (EUA), Austin Wintory é um compositor e maestro especializado em criar música filmes e jogos eletrônicos. Ele já coleciona mais de 300 trilhas ao longo dos seus mais de 15 anos de atividade na área.

No cinema, contribuiu em centenas de curtas e longas-metragens, como Capitão Abu Raed (2008) e O Mistério de Grace (2009). Já na indústria dos jogos, estreou trabalhando justamente com a Thatcompanygame, no título flOw (2006).

Sound Test Arkade Faixa 29 – Austin Wintory / Journey

Austin Wintory, compositor e maestro

Mas o sucesso no segmento veio mesmo em 2012 com Journey, cuja composição rendeu, ineditamente na história dos games, a indicação à categoria de Melhor Trilha Sonora para Mídia Visual do prêmio Grammy. Fora isso, Wintory recebeu devido reconhecimento e trabalhou em diversos outros títulos, como Assassin’s Creed: Syndicate (2015) e Absolver (2017).

A Trilha

A música é um elemento essencial em Journey, pois ela está conectada com os efeitos sonoros. Assim, a trilha toca em reação aos movimentos e decisões do jogador, de maneira mutável e dinâmica, conferindo uma sensação de que tudo acontece em plena sincronia.

Wintory gravou o tema principal em violoncelo para representar a jornada da criatura encapuzada. A trilha sonora como um todo foi trabalhada por três anos, e todas as peças que tocam estão baseadas no tema principal, fortalecendo a uniformidade da experiência e o minimalismo do jogo.

Além da indicação ao Grammy, Journey venceu na categoria de Melhor Trilha Sonora Original na Spike Video Game Awards de 2012, maior premiação da indústria de games de mundo — atualmente, a cerimônia se chama The Game Awards.

Confira abaixo a trilha sonora completa de Journey. Lembrando que o Arkade está no Spotify! Siga-nos e acompanhe playlists legais de vários games.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *