Testamos: EaseUS Todo Backup for Mac traz interessantes opções

28 de outubro de 2018

Testamos: EaseUS Todo Backup for Mac traz interessantes opções

Fazer backup de seus dados é uma das tarefas mais necessárias, mas que pouca gente dá valor. Manter seus arquivos bem guardados, pode ser de grande utilidade em caso de problemas. Sejam eles de sistema operacional, ou de hardware, sempre é importante manter um backup de, pelo menos, seus arquivos mais importantes.

Testamos, recentemente, um software específico para backup. Trata-se do EaseUS Todo Backup for Mac. Com versões para Windows e Mac, a promessa da solução de backup e recuperação de EaseUS é a de trazer ferramentas úteis para um melhor armazenamento de dados. Após passar um tempo com o software, vem ver com a gente suas funcionalidades.

Ao gosto do freguês

Testamos: EaseUS Todo Backup for Mac traz interessantes opções

Uma função interessante do software é a de programar tudo, deixando o trabalho de backup o mais automatizado possível. Com um menu amplo, é possível escolher o tipo de Backup que você quer fazer, se é tradicional, ou se prefere no formato de imagem. A imagem, encriptada ou não, permite usar um espaço menor do disco, e ainda é possível determinar o tamanho máximo do backup.

Também é possível excluir do backup arquivos inúteis do sistema, como dados do Finder (os .DS_Store), aplicativos, ou um local em específico que preferir. Ele também já pode ser programado para excluir os backups feitos anteriormente, em intervalos de dias, semanas ou meses.

E você pode definir a melhor hora de fazer o backup. Ou ele será realizado automaticamente, baseado na hora que você definir, ou se iniciará assim que você colocar o HD externo selecionado. É interessante ver as muitas opções, para fazer o trabalho de backup algo mais automatizado. E configurado a partir das suas necessidades.

Mais do que backup

Testamos: EaseUS Todo Backup for Mac traz interessantes opções

Além do Backup tradicional, há muitas outras opções no software. O Archive, por exemplo, permite que você arquive seus backups com direito a compressão extrema dos dados. Usando o gravador de DVD, se você ainda possui um, dá pra comprimir o conteúdo em CDs ou DVDs, bastando definir o tamanho antes.

Além disso, poderá escolher entre quatro meios de criptografia: AES-168, AES-256, Blowfish ou DES Triplo. Com eles, os backups ficam mais protegidos, e ainda é possível restaurá-los em um novo Mac, mesmo que não tenha o programa instalado. E, assim como o Backup, também é possível programar a melhor hora para se iniciar o processo. Ou iniciá-lo assim que o disco correspondente for conectado.

Ainda há a opção de clonagem, útil para quem vai trocar de HD, ou instalar uma SSD nova. As opções não são muitas, porém é possível programar a clonagem, para ser feita em uma hora mais tranquila para o usuário, além de escolher o que é que vai para a clonagem e o que ficará para trás, caso o disco de destino seja menor que o de origem.

E, por fim, o Sync permite que arquivos ou pastas possam ser sincronizados. Estas opções extras fazem o processo ser ainda melhor, uma vez que é possível fazer tudo de maneira agendada, e automatizada.

Vale a pena?

Testamos: EaseUS Todo Backup for Mac traz interessantes opções

O Mac já tem o Time Machine, e este recurso é de fato, muito bom. O software da Apple permite que backups sejam armazenados, e que a troca de disco, ou de notebook, não seja traumatizante. Entretanto, o EaseUS Todo Backup se mostra uma opção mais completa. Afinal, as possibilidades de programar e comprimir fazem a diferença, em várias situações.

Programando o backup, por exemplo, para quando o disco for inserido, você não terá muito trabalho a não ser colocar o disco na hora em que achar mais adequado. Ou, programando, basta deixar tudo pronto e ir fazer outras tarefas (jogar, por exemplo), enquanto o software cuida do resto.

Já a compressão, de fato faz a diferença. Dependendo do que achar útil guardar, até um simples CD pode armazenar tudo o que precisa, caso seja um usuário que mantém guardado os seus backups. A segurança também é bem vinda, e o fato de restaurar os backups, mesmo sem ter o programa instalado, é uma mão na roda.

O software da EaseUS Software é recomendado a todos aqueles que, sejam profissionais ou usuários preocupados com seus dados, queiram opções mais práticas, seguras e que, na medida do possível, use o mínimo de espaço possível. O software conta com várias opções, que podem agradar a vários tipos de usuários.

Uma resposta para “Testamos: EaseUS Todo Backup for Mac traz interessantes opções”

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *