Testamos a Noar Cloud, serviço que permite acesso via nuvem a supercomputadores e games

24 de fevereiro de 2023
Testamos a Noar Cloud, serviço que permite acesso via nuvem a supercomputadores e games

A computação em nuvem traz várias possibilidades para quem a usa. Para nós, do mundo dos games, é a oportunidade perfeita de acessar uma super máquina, para jogar os títulos mais potentes do momento, mesmo que a nossa máquina não permita rodar jogos de dez anos atrás. Poder jogar games como GTA V, Counter Strike ou FIFA 22 em notebooks limitados, é algo muito interessante, que é possível hoje em dia.

Uma destas opções é a Noar, uma startup que oferece soluções em nuvem, e gentilmente me ofereceu a oportunidade de testar seus serviços. A empresa oferece a conexão a supercomputadores, permitindo, segundo a empresa, “streaming de baixa latência, de extrema qualidade”. A empresa também explica que está em um data center com servidores em São Paulo, que pode chegar à velocidade de até 5 Gbps, mesmo que acessada por um PC conectado a 50 Mbps.

O PC acessado pelo usuário tem a configuração de 6/8 vCPU, 22/30 GB de RAM, além de 15GB de GPU, em uma placa de vídeo equivalente a uma RTX 2060, com a promessa de latência de até 3 milissegundos.

O sistema oferecido é multiplataforma e, através do Moonlight, é possível usá-lo em computadores Windows, MacOS e Linux, além de dispositivos Android. O Moonlight é um bom aplicativo para esta finalidade, e conta com disponibilidade ampla, o que inclui até TVs e o Xbox.

O serviço oferece acesso aos computadores, e também a uma biblioteca com programas pré-instalados. Isso significa que você pode jogar um FIFA 22 na Steam ou na Epic, sem ter que baixar o jogo no computador, bastando se conectar através do Moonlight ao supercomputador oferecido pelo serviço, conectar sua conta, e jogar.

Uma questão interessante é que o jogo já oferece programas e games “pré-instalados”. Isso significa que, se eu quiser jogar GTA V, eu não vou precisar iniciar o ambiente Windows, procurar e baixar o game na Steam. É preciso apenas, no menu do serviço, escolher o game, dentro da plataforma o qual você o possui, que pode ser a Steam ou a Epic, logar e jogar. É uma solução bem interessante, mas que pode contar com mais jogos nestas condições, com o feedback de seus usuários.

Independente do game, seja ele o Cyberpunk 2077 ou o já clássico reboot de Tomb Raider, o serviço funcionou de forma extremamente satisfatória. Neste caso, o que determina a qualidade total é a conexão de Internet que você possuir. Mas, de forma geral, é sim uma atividade bem satisfatória.

Para quem não pode, ou não quer, pelas mais variadas razões, investir em um supercomputador gamer para jogar, talvez este serviço seja uma tremenda mão na roda. Além disso, ele permite acesso ao computador de qualquer lugar, para que serviços sejam realizados de forma mais prática, o que eu também achei interessante, para lidar com situações como o uso de softwares mais pesados em computadores mais limitados.

O Noar oferece dois planos: O “Classic” que conta com pacote de horas, ou a compra de horas avulsas (como nos tempos de Lan House), que garante que não haverá desligamentos aleatórios, mas que não armazenará nenhum dado presente no computador. Este plano custa R$ 7,90. Enquanto o plano “Unit”, que custa R$ 70 por mês, oferece sessões ilimitadas.

O preço, sendo sincero, achei um tanto salgado para o uso geral, entretanto vai atender bem necessidades bem específicas, se encaixando bem para perfis específicos. E para estas pessoas a solução pode atender muito bem, indo da vontade de jogar sem ter uma supermáquina, incluindo a possibilidade de usar, emergencialmente, um supercomputador por um pacote de horas, para resolver uma questão específica.

Um outro ponto que vale a pena considerar aqui é que toda vez que você acessar o computador, terá que efetuar o login em sua plataforma de games, em uma atitude não muito prática, ainda mais pra quem usa dois fatores de autenticação. O game pré-instalado é uma ajuda, mas ainda assim é um incômodo que pode deixar algumas pessoas um pouco insatisfeitas. E também precisamos ressaltar que o seu computador pode ser desligado do nada, pois está explicado no ato da assinatura que desligamentos aleatórios podem ocorrer.

O serviço, no entanto, é excelente para quebrar um galho enquanto seu computador pifado está no concerto, ou com você esperando uma máquina nova para trabalhar. Não considere o Noar como um “concorrente” do GeForce Now ou do Xbox Cloud Gaming. Mas ele tem seus ótimos recursos, permitindo o gameplay em uma máquina de qualidade em dispositivos medianos, podendo até, no futuro, evoluir ainda mais em seus conceitos e oferecer ainda mais praticidade a seus usuários.

Mas no fim, entre os aspectos positivos e o que o serviço ainda pode melhorar, achei a experiência bem interessante. Como uma pessoa que não possui um PC Gamer, e nem quer ter um no momento, a solução se mostrou satisfatória. Especialmente por ser o Moonlight a “porta” de entrada, o que garante não apenas a boa conexão, como também a possibilidade de acessar o supercomputador oferecido em dispositivos como tablets ou videogames, como os consoles Xbox, ou até em TVs como as da LG.

2 Respostas para “Testamos a Noar Cloud, serviço que permite acesso via nuvem a supercomputadores e games”

  • 25 de fevereiro de 2023 às 00:12 -

    Helinux

  • Valeu!!!!

  • 25 de março de 2023 às 15:34 -

    Felipe

  • Felipe

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *