Top 10 Arkade – Os melhores controles de videogame

26 de agosto de 2018
Autor: Junior Candido

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

Bons videogames contam com ótimos controles, certo? Com o passar da história, controles foram sendo desenvolvidos. E cada um deles, além da função básica de controlar personagens, carros e coisas, contam também com iniciativas que buscavam melhorar o gameplay.

Os membros do Arkade Gamer Clube, nosso grupo de leitores feito para conversar sobre videogame,  escolheram os seus 10 controles preferidos. É claro que, como todo Top 10, as opiniões sejam as mais diferentes possíveis. Mas, com certeza, todos os mencionados somam, de maneira positiva, ao mundo dos videogames. Vamos conferir os controles?

10 – Nintendo Switch

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

O controle mais novo da lista, traz mais uma inovação da Nintendo. Semelhantemente ao modelo do Wii U, que oferecia a possibilidade de se jogar em tela pequena, ou na TV, o Switch vai além. Oferece a seu proprietário a possibilidade de curtir os games como um portátil, em um desenho semelhante aos controles de tablets, porém melhor adaptado. Ainda mais, também permite que seja jogado de maneira tradicional, com o console ligado à uma TV, e um controle mais tradicional.

A versatilidade das Joy-Cons ainda permite que pequenos controles sirvam para jogar em dupla. E sensores de movimento, semelhantemente ao do Wii, permitem lutas em primeira pessoa em Street Fighter 2.

9 – Saturn

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

Se o segundo controle do Mega Drive era feito para jogos de luta, o do Saturn foi a consagração. Conhecido por ser um console excelente para jogos do gênero, o controle ajudava muito neste contexto. Com o mapeamento baseado, especialmente, nos jogos da Capcom, tínhamos três botões em cima, e três abaixo. Em formato semelhante aos socos e chutes altos, médios e baixos.

Isso garantia uma ótima pegada para estes games. Mas também se mostrou bem útil em games que, embora já estavam no mundo 3D, seguiam com jogabilidade 2D. Como Nights, ou Virtua Fighter.

8 – Dreamcast

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

O último console da SEGA foi a primeira grande evolução nos controles. Além do já onipresente analógico, o controle também trazia gatilhos analógicos, como L e R. Assim, estes gatilhos se mostrariam muito úteis em jogos de tiro e de corrida no futuro. Ainda, dois slots para acessórios, e um deles com um buraco para enxergar o VMU, era a cereja do bolo.

O VMU era o memory card do console. E, acoplado no controle, trazia em uma tela monocromática diversas informações. Era possível ver um mapa de pista em jogos de corrida. Conferir a saúde de Claire em RE: Code Veronica. Ou ainda mais, criar Chaos em Sonic Adventure. Tudo isso serviu pra evoluir elementos do gameplay.

GameCube e GameBoy Advance, conectados, semelhantemente ofereciam esta conexão. O primeiro Xbox se inspirou muito no Dreamcast, para desenvolver seu controle. E o Wii U, com seu “controle tablet”, complementava o jogo com informações na tela. De nada, Dreamcast.

7 – GameCube

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

O controle do GameCube é tão querido, que é comprado e adaptado até hoje. É considerado como o controle perfeito para Super Smash Bros. Assim, com excelentes botões, um ótimo analógico e “feito para Zelda” também, o controle deixou o gameplay de Wind Waker ainda melhor.

Este controle é tão querido pelos fãs, que alguns jogos de Wii contavam com suporte para ele. Além disso, há um adaptador oficial para ele no Wii U. Também conseguiram fazer este adaptador funcionar no Nintendo Switch. E, por fim, a própria Nintendo confirmou o suporte, com o controle oficial de Super Smash Bros. Ultimate.

6 – Xbox 360

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

O controle do primeiro Xbox era legal, porém tinha alguns problemas. Especialmente em seu tamanho, que o deixava difícil de ser confortável. Já o Xbox 360, seguiu com um layout tradicional, e ótimos botões de gatilho, “emprestados” do Dreamcast. E ainda conta com dois analógicos de ótima qualidade, com um deles, substituindo o local do direcional em cruz, assim como o GameCube já havia feito.

Com um adaptador, também é possível conectá-lo ao PC. Como resultado, esta popularização, somados a esforços da Microsoft para uma melhor compatibilidade, fizeram dele um dos queridos dos gamers. Até hoje, empresas diversas copiam seu layout, por entenderem que se trata de um ótimo controle.

5 – Playstation

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

O controle do Playstation é lembrado por duas fases bem interessantes. Primeiramente, quando o console foi lançado, em 1994, seu formato era bem diferente do usual. Tínhamos botões com formas geométricas. Que, segundo a Sony, serviam para comandar funções multimídia. Além de um conceito de cancelar (X) e confirmar (círculo), que deixavam a navegação mais intuitiva. No ocidente, este padrão foi inverso, por isso confirmamos com o X.

Além disso, o direcional em cruz era competente, e tinhamos quatro botões de ombro. Eles permitiam maiores funções aos games, assim como temos esta certeza hoje. E, anos mais tarde, o Dual Shock foi mais um grande marco na indústria. Com seus dois analógicos (e, em uma época na qual os desenvolvedores nem sabiam direito o que fazer com a alavanca da direita), botões R2 e L2 maiores, e vibração independente, sem acessórios, a Sony conseguiu lançar um produto que influenciou diretamente diversos outros controles que chegaram depois. Isso sem falar da evolução de seu próprio conceito.

4 – Super Nintendo

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

Após o sucesso do NES, a Nintendo precisava evoluir. Como resultado, além do hardware poderoso, cheio de novos efeitos, foi apresentado um novo controle. O número de botões, subiu de dois para seis. Foi, também, a estreia dos botões L e R. E, logo de cara, foi possível ver esta evolução em Super Mario World. Novos comandos puderam ser adicionados ao Mario, e, assim, o gameplay ficou ainda melhor.

Além disso, o controle tem boa pegada, e faz com que qualquer gênero seja curtido sem grandes problemas. De Top Gear, passando por International Superstar Soccer, e os games Final Fantasy, sempre era muito bom jogar com um Super Nintendo.

3 – Mega Drive

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

O Mega Drive tinha uma proposta um pouco diferente do Super Nintendo. Ao invés de evolução, a mensagem era de revolução. Assim sendo, isso ficou bem claro com o novo controle. Como se fosse uma asa, seu design com três botões foi sucesso. O formato ficou tão popular, que diversos clones nacionais de NES copiaram o formato, com cada empresa arrumando uma solução diferente para a adaptação.

Com o passar dos anos, novos botões se fizeram necessários. Assim, um novo controle, de seis botões, deixou tudo ainda melhor. Com ele, jogar Super Street Fighter 2, ficava mais legal. E, através dele, que a SEGA conseguiu evoluir o conceito, com o controle do Saturn.

2 – Playstation 4

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

Com o sucesso da família Dual Shock, o Playstation 4 não jogaria em time que não estava ganhando. Assim, o Dual Shock 4 trouxe a essência de seus antecessores, mas com importantes novidades. Os botões L2 e R2 melhoraram, e muito, como botões analógicos que são. Além disso, o Share, que substituiu o Select, permite que os jogadores compartilhem capturas de tela, melhoradas com o modo de foto de diversos games, além de vídeos com gameplay.

Assim, o Dual Shock 4 traz o melhor da família Playstation. As alavancas analógicas, seus botões baseados em ícones, a vibração independente que virou padrão e, além disso, um novo botão touch, que facilita e muito na hora de escrever seu nome na tela, fazem dele um dos preferidos dos jogadores.

Controles de Videogame: Menções Honrosas

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

A Nintendo sempre foi referência com seus controles. O NES, por exemplo, foi uma evolução do formato disponível na época, e trouxe um novo padrão para a indústria. O Wii revolucionou em 2006, com seu controle com sensor de movimentos, que ajudou a trazer o videogame para um público totalmente novo. Semelhantemente, o Nintendo 64, com seu analógico, também definiu uma nova era para os videogames, ajudado pelo clássico Super Mario 64.

E, certamente, para nós brasileiros, um controle inesquecível era o do Master System. Fortemente baseado no NES, seu direcional de com oito direções disponíveis eram boa companhia nas aventuras de Alex Kidd. Ou nas correrias de Sonic, para o console.

1 – Xbox One

Top 10 Arkade - Os melhores controles de videogame

Considerado o melhor controle já construído, pelo menos até o momento. Surpreendentemente, controle do Xbox One evoluiu o que o seu antecessor tinha de bom, e fez ainda melhor. A sua empunhadura é excelente, seus botões são fáceis de se assimilar. Seus gatilhos são os melhores disponíveis atualmente, e assim como acontecia na época do Xbox 360, também é possível utilizá-lo em um computador.

Seu layout, assim como seu antecessor, também servem de inspiração para controles de outras fabricantes. Isso sem falar na versão Elite, desenvolvido junto à comunidade de eSport. E que oferece gameplay para muitas horas em games de luta, tiro ou corrida.

3 Respostas para “Top 10 Arkade – Os melhores controles de videogame”

  • 26 de agosto de 2018 às 16:14 -

    sandrosfc

  • Os melhores que utilizei foram os de 6 botões do Mega Drive,o maravilhoso do Sega Saturn(inclusive tenho um clone da China que comprei pra jogar no meu Raspberry com Retropie) e um De X360 sem fio que acho excelente pra jogos modernos que jogo na minha Steam.

    • 27 de agosto de 2018 às 20:16 -

      R. Mazzali

    • Concordo, a ligeira vantagem do Saturno é o L e R em relação ao do Mega. Mas o do Switch e Dreamcast não entraria nem nem top 20, até o do Panasonic 3DO bem melhor kkk

      • 28 de agosto de 2018 às 13:29 -

        Junior Candido

      • CARA! O 3DO! E não é que eu adorava aquele controle, tinha um ar de “multimídia”, de “coisa do século XXI”! hahaha

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *