Twitch: a ascensão meteórica da maior plataforma de streaming atual

24 de novembro de 2020
Twitch: a ascensão meteórica da maior plataforma de streaming atual
Twitch. Imagem: Reprodução/Microsoft

O mundo dos jogos não gira mais apenas em torno dos videogames. Hoje, há um ingrediente a mais no mundo dos games. O mesmo tempo que jogadores usam para jogar (se não mais) é hoje gasto assistindo a outros jogadores jogarem. Sim, bem-vindos à modernidade tecnológica.

Para aqueles que estão investindo em uma carreira, fazer streaming ao vivo e desenvolver uma comunidade se tornou uma ferramenta essencial para o sucesso. Hoje em dia, videogames ao vivo movimentam um negócio bilionário e há uma série de plataformas que o atendem, mas uma se destaca das demais: o Twitch.

O site de streaming é atualmente a plataforma mais popular do mundo para assistir a pessoas jogando videogame. Funciona de forma semelhante a outras redes sociais. Os usuários se inscrevem, assinam canais e se envolvem com influenciadores ao vivo em um fórum de bate-papo. O algoritmo garante atender ao seu gosto. Considerando o fato de que Twitch existe há apenas oito anos, o site teve uma ascensão meteórica.

Para qualquer tipo de jogo?

A resposta é clara: sim. Desde que o jogador ou a jogadora tenha intenções de compartilhar com a comunidade virtual a sua experiência na jogatina, qualquer jogo é um streaming em potencial. Para exemplificar, suponha que um jogador seja entusiasta de jogos de azar virtuais e queira compartilhar truques de máquinas caça-níqueis para iniciantes. Não importa o quão específico seja o tema, a plataforma encontrará pessoas interessadas no stream.

Twitch: a ascensão meteórica da maior plataforma de streaming atual
Típico set preparado para stream. Imagem: Reprodução/RedBull

Por essas características, e ao ver o grande potencial da plataforma à frente, a Amazon comprou o Twitch em 2014 por incríveis $970 milhões (cerca de R$ 5 bilhões). De acordo com estatísticas divulgadas pelo Twitch no ano passado, o site de streaming tem mais de 15 milhões de assinantes ativos diários e mais de 3 milhões de emissoras mensais.

A plataforma já atingiu mais de um milhão de espectadores simultâneos que passam em média 95 minutos assistindo outras pessoas jogando, a cada por dia. E isso levanta uma questão curiosa: por que exatamente as pessoas assistem outras pessoas jogando videogame?

O que torna o Twitch uma plataforma única, em comparação com outras como o Youtube, é a combinação de conteúdo ao vivo e a capacidade que a audiência possui de falar diretamente com o produtor de conteúdo. Enquanto os streamers estão transmitindo ao vivo, os espectadores podem se comunicar com eles em um fórum de bate-papo e fazer com que respondam pessoalmente. Essa é uma característica chave da plataforma.

Em expansão

Embora os jogos ainda sejam a identidade central da comunidade, o Twitch ampliou significativamente seu conteúdo nos últimos anos e introduziu novas categorias para canais não relacionados a jogos. Agora, existem milhares de criadores no Twitch transmitindo a si mesmos enquanto tocam música, cozinham, costuram ou fazem coisas tão comuns como caminhar até o supermercado.

De acordo com as estatísticas da própria gigante de streaming, 81,5% de seus usuários são homens, metade deles entre 18 e 34 anos. Isso se encaixa no estereótipo do jogador jovem e masculino. Fora isso, os dados demográficos oficiais que o Twitch está disposto a compartilhar são escassos.

Twitch: a ascensão meteórica da maior plataforma de streaming atual
Jogador em campeonato de League of Legends. Fonte: Reprodução/Riot Games

Oportunidades inigualáveis

Á medida que o Twitch atrai milhões de espectadores para seus streams todos os dias, os profissionais de marketing estão começando a perceber um incrível potencial. Especialmente para negócios que visam especificamente a geração do milênio interessada em videogames, o Twitch pode se tornar uma mina de ouro de marketing.

MJ Widomska, diretor de criação da agência de criação baseada em dados YRS TRULY, colabora regularmente com streamers para publicidade de marca. “Vivemos em uma era em que toda marca tem um canal no YouTube, todo mundo posta vídeos no Facebook e Instagram e as pessoas estão menos dispostas a assistir [os vídeos] até o fim. A novidade da transmissão ao vivo é que é interessante o suficiente para prender as pessoas por mais tempo.”

Twitch: a ascensão meteórica da maior plataforma de streaming atual
Imagem: Reprodução/Pocket-lint

Há uma certa emoção no elemento “ao vivo”. Algo pode dar errado, algo inesperado pode acontecer e as gravações parecem muito mais autênticas, como se estivessem ao lado do usuário ou usuária da plataforma. O fato de os espectadores poderem fazer perguntas por meio do bate-papo e obter uma reação quase imediata o torna um meio estimulante.

Um mundo de inúmeras mudanças

Nos últimos anos, houve uma grande mudança na maneira como as pessoas interagem com os videogames. Não apenas os videogames se tornaram um esporte para os espectadores, o Twitch também ajudou a mudar a percepção geral da cultura dos videogames.

O público de jogos é levado mais a sério, e ser um jogador profissional está se tornando uma carreira viável. As expectativas é de que o Twitch ficará ainda maior e se tornará cada vez mais popular. Haverá mais maneiras de interagir com o público à medida que ele se torna mais sério aos olhos dos anunciantes.

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