Um ex-dev de GTA criou um blog para contar histórias sobre seu trabalho. E a Rockstar não gostou nada disso

24 de novembro de 2023
Um ex-dev de GTA criou um blog para contar histórias sobre seu trabalho. E a Rockstar não gostou nada disso

Existem coisas que são meio que “proibidas” de se fazer no mundo dos games. Como por exemplo fazer qualquer homenagem à games da Nintendo em criações fan-made, denunciar abusos dentro de grandes estúdios e, mais recentemente, falar sobre projetos passados da Rockstar.

E esse último exemplo foi o grande “crime” cometido por Obbe Vermeij, ex-diretor técnico da Rockstar North, trabalhando no estúdio entre os anos de 1996 a 2000. Obbe recentemente estava contando histórias de seu tempo na Rockstar em seu blog pessoal, revelando principalmente projetos cancelados dessa época.

Ele revelou, por exemplo, que inicialmente um modo Death Match multiplayer estava sendo criado para GTA 3. Mas essa ideia acabou sendo descartada por conta da enorme quantidade de bugs presentes no game, e pelo estúdio estar sem tempo para fazer o projeto.

Ele também comentou sobre Agent um game anunciado pela Rockstar lá em 2009, mas que jamais foi lançado, simplesmente desaparecendo após seu anúncio. Segundo ele, metade da Rockstar North estava trabalhando no projeto, com a outra metade trabalhando nas DLCs de GTA 4 e posteriormente em GTA 5. Tudo o que ele revelou é que o game seria ambientado na Guerra Fria, e que tudo o que existia do game era uma demo, criada para ser distribuída para outros estúdios para incentivá-los a usarem a engine de GTA.

A equipe produzindo Agent estava sob muita pressão interna para terminar o projeto, que não estava fluindo bem. Com isso, toda a sua equipe foi direcionada para trabalhar em GTA V, enquanto Agent foi transferido para uma equipe menor, com o trabalhando ficando estagnado e eventualmente sendo cancelado.

Porém, a maior revelação de Obbe foi um game jamais anunciado ou revelado. Por algum tempo, a Rockstar estava trabalhando num game de zumbis, conhecido apenas como “Z”. O game seria ambientado numa ilha na Escócia encoberta por névoa, e sua produção chegou a acontecer por apenas alguns meses. No fim, a Rockstar julgou que “Z” era “depressivo demais”, e seu desenvolvimento foi cancelado para dar prioridade a GTA 4.

Todos esses relatos contam uma valiosa história sobre um dos maiores estúdios da indústria dos games, ao revelar detalhes sobre projetos que foram cancelados há mais de 20 anos. Porém, a Rockstar não gostou nem um pouco que todas essas informações viessem a tona. Nem um pouco mesmo!

A postagem mais recente do blog de Obbe, que você pode ler CLICANDO AQUI, revela que a Rockstar North ordenou que ele deletasse todas as postagens que fez contando a história do estúdio. O texto começa, inclusive, da seguinte forma (tradução livre):

Hoje (22 de novembro de 2023) eu recebi um email da R*North.

Aparentemente alguns dos OG’s (gente da velha guarda) de lá ficaram irritados com meu blog. Eu genuinamente não achava que alguém iria se incomodar comigo falando de games de 20 anos atrás, mas eu estava errado. Deve ser alguma coisa sobre destruir toda a mística da Rockstar ou coisa assim.”

Pois bem, Obbe deletou todas as suas postagens com as revelações citadas acima, bem como muitas informações sobre o desenvolvimento da franquia GTA ao longo dos anos.

O porquê de alguém da Rockstar ficar pistola em relação a esse blog, que nem tão grande ou famoso era, não se sabe. Mas a atitude em ordenar que todas as postagens fossem apagadas (algo que Obbe fez simplesmente para evitar a fadiga), está praticamente a par com a Nintendo abusando do sistema de copyright do Youtube para remover um vídeo contando a história de um antigo RPG Tático de Zelda cancelado. Pelo menos na minha visão, o nível de sacanagem é o mesmo.

Provavelmente Obbe ainda deve ter muitas histórias interessantes para contar. Mas depois disso, provavelmente essas histórias vão ficar guardadas em seu baú da memória.

(Via: Gamesradar)

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *