Valve mostra mouse mirabolante controlado com a língua

5 de dezembro de 2013

Valve mostra mouse mirabolante controlado com a língua

Se você achou o Steam Controller estranho, saiba que a Valve andou testando coisas bem mais doidas: um engenheiro da empresa divulgou um vídeo mostrando um protótipo de “mouse” controlado pela língua. Já pensou em jogar um game com isso?

Desenvolvido pelo engenheiro elétrico/mecânico da ValveBen Krasnow, o “Tongue Mouse” é um projeto experimental que visa oferecer o mesmo controle de um mouse, porém através dos movimentos da língua.

No vídeo abaixo, em inglês, Krasnow explica a parte teórica da coisa e faz uma demonstração do dispositivo, que parece um aparelho ortodôntico cyberpunk, na marca dos 3:20.

A princípio, a ideia parece meio sem sentido, certo? Bem, não se pensarmos no pessoal que tem os movimentos dos braços e mãos limitados total ou parcialmente por problemas de saúde, sequelas causadas por acidentes, etc. Novas formas de input ajudam e muito nestes casos.

Já existem, é claro, vários métodos para pessoas com estas dificuldades interagirem com computadores, mas pesquisas que trazem avanços neste campo nunca são demais – mesmo não sendo o intuito primário deste protótipo, é algo que serve para somar a projetos futuros.

Krasnow acredita que este tipo de tecnologia é útil em casos extremos nos quais não se pode usar as mãos, ou ainda usada junto a dispositivos de realidade aumentada:

“Uma razão pela qual você pode querer chegar ao extremo de usar um controle de língua é quando está em ambientes onde não há teclado e mouse ou não se pode usá-los. Pode-se pensar também em aplicações como realidade aumentada ou coisas do tipo do Google Glass”

Bem antes de anunciar a iniciativa das Steam Machines, a Valve já dava pistas de que andava pesquisando novas maneiras de se interagir com interfaces digitais – de simples editores de texto até os games mais complexos. A possibilidade de se usar a língua havia sido mencionada, junto com a ideia de computadores feitos para se “vestir” e outras tecnologias nada convencionais. A empresa chegou ao Steam Controller, anunciado recentemente.

A ser produzido exclusivamente pela Valve, o Steam Controller final deve ser lançado no ano que vem, junto com o SteamOS e os “computadores de sala” que a empresa está desenvolvendo e fomentando.

(Via: Polygon)

8 Respostas para “Valve mostra mouse mirabolante controlado com a língua”

  • 5 de dezembro de 2013 às 12:27 -

    Kubrick Stare Nun

  • Aposto que quando começarem a sair jogos pornô pro Occulus Rift esse periférico aí vai vender bem. ( ͡° ͜ʖ ͡°)

    • 5 de dezembro de 2013 às 12:55 -

      Arthur.E

    • E eu achando que só eu que pensei bobagem com a frase “ou ainda usada junto a dispositivos de realidade aumentada”.

      • 5 de dezembro de 2013 às 13:01 -

        Kubrick Stare Nun

      • E ia pensar em mais o que? Simulador de refeição? hehehe

    • 8 de dezembro de 2013 às 12:01 -

      Adilson

    • Bom, tenho algumas observações:

      1) Pode ser interessante para pessoas com deficiência nos braços (ou mesmo sem). Acho legal, pois assim elas teriam a oportunidade poder jogar também.
      2) Acho que isso é som somente para quem usar, já pensou em ter que ficar “emprestando o controle”? Nada higiênico, né?
      3) Seria muito melhor que fosse Bluetooth, nada de fios saindo pela boca, assim é melhor.
      4) E o problema da baba? da saliva? como fica? Sei lá viu.
      5) Já pensou você jogando Battlefield e engole sapoha? kkkk

      É isso.

      Valeuzzz.

  • 5 de dezembro de 2013 às 12:34 -

    Kubrick Stare Nun

  • Mas falando sério. Realmente tocaram no ponto mais interessante ali no 4º paragrafo. Tem muita gente com sequelas de derrame, paralisia ou amputações que gosta de vídeo games e com esse novo periférico não terão mais que se limitar a jogos que só usem uma das mãos poderão jogar os mesmo jogos que as pessoas com 2 mãos hábeis. É um grande avanço!

    • 5 de dezembro de 2013 às 13:48 -

      Babiro

    • Eu concordo que se o protótipo fosse inicialmente pensado para isso, eles teriam tido uma boa sacada, mas no 5º parágrafo deixam claro que não é o intuito primário do protótipo, e é ai que achei estranho: por que diabos criar algo desse tipo, que serve pra ajudar pessoas que não podem usar as mãos e braços a jogarem, com um alvo principal diferente? Porque eu não vejo ninguém querendo usar um “mouse” como esse, podendo jogar com as próprias mãos!!

      • 5 de dezembro de 2013 às 14:25 -

        Arthur.E

      • porque geralmente as coisas nesse ramo são pensadas e inventadas primeiro e só depois é que se acha um publico alvo (que de preferencia possa pagar).

  • 5 de dezembro de 2013 às 15:43 -

    Marcos Faria

  • me ajuda ai né !!!!

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *