Valve toma ação contra dois projetos de fãs de Team Fortress e Portal

11 de janeiro de 2024
Valve toma ação contra dois projetos de fãs de Team Fortress e Portal

Quando ouvimos falar de projetos de fãs recebendo avisos de DMCA e ordens para serem cancelados, imediatamente pensamos na Nintendo, e o último nome que pensamos é a Valve. Porém, aconteceu, a Valve interveio para o cancelamento de dois projetos que estavam sendo feitos por fãs, um sendo um port de Team Fortress 2 para a engine Source 2, e Portal 64, um port feito para rodar no Nintendo 64.

Porém, apesar dessa inédita atitude da Valve – que sempre foi muito acolhedora a projetos feitos por fãs, inclusive autorizando um remake completo de Half-Life e até mesmo Portal: Revolution, que falamos sobre essa semana – esses cancelamentos ocorreram por motivos até válidos (ainda que um tanto complexos, quando analisamos casos de projetos de fãs que a Valve autorizou), e que foram detalhados pela própria Valve.

No caso de Team Fortress: Source 2, projeto que estava há anos em desenvolvimento, mas que estava estagnado desde setembro do ano passado, a Valve enviou um aviso de DMCA por quebra de direitos autorais dos assets de Team Fortress 2. O projeto portou esses assets para a Source 2 com uso da ferramenta S&box, cujo funcionamento é semelhante ao popular Garry’s Mod, permitindo a criação de vídeos, mods e games completos.

Segundo a Valve, a Amper Software, que estava criando o port, estava redistribuindo ilegalmente esses assets através da S&box, sem sua permissão, o que resultou na ordem de cancelamento de Team Fortress: Source 2. Para ficar mais claro, o problema é que a ferramenta S&box, que foi criada pelos mesmos criadores de Garry’s Mod, não possui nenhuma licença de uso dos assets de Team Fortress 2, e essa seria a causa do infringimento dos direitos autorais do game.

Portal 64 é um caso diferente. O projeto é um demake de Portal criado para rodar no Nintendo 64. O projeto em si não infringiu nenhum direito autoral da Valve, e a própria não ordenou que o projeto fosse aconselhado. Mas, ela “aconselhou” seus criadores para que não continuassem com sua produção por uma razão bem específica: A Nintendo.

Segundo o criador do projeto, James Lambert, ele estava em contato com a Valve sobre o futuro do projeto, e foi informado que pelo fato do demake depender de certas “bibliotecas proprietárias” da Nintendo, seu lançamento poderia gerar problemas futuros. Em outras palavras, a Nintendo poderia conjurar uma chuva de advogados para acabar com o projeto.

Essa atitude da Valve até faz sentido, pois como publicamos em maio do ano passado, a própria Nintendo enviou uma notificação de DMCA para a própria Valve exigindo a remoção do emulador Dolphin de sua loja. O que de fato aconteceu.

A Valve simplesmente não está disposta a brigar com a Nintendo, e por isso Portal64 foi cancelado por seu criador, por recomendação (e aparentemente não por exigência) da dona da Steam.

O que é possível abstrair desse caso, que é verdadeiramente raro para a companhia de Gabe Newell, é que foram “tecnicalidades” que resultaram no cancelamento dos dois projetos. Porém, tecnicalidades aparentemente fundamentadas. É importante lembrar que a Valve sempre se mostrou amigável com criações de fãs, e certamente continuará sendo.

O caso de Team Fortress: Source 2 parece ser o fato de os assets de TF2 acabarem se tornando públicos dentro de um software que não possui permissão para distribuição deles. Em Garry’s Mod, por exemplo, é possível usar esses assets, mas esse não é o caso para o S&box.

Já o caso de Portal 64, tudo se resume ao bordão do eterno Jaiminho, o Carteiro: “eu prefiro evitar a fadiga”.

(Via: Gamesradar)

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