Você sabia que o Master System vendeu mais do que o Wii U? Graças ao Brasil.

25 de janeiro de 2023
Você sabia que o Master System vendeu mais do que o Wii U? Graças ao Brasil.

O Master System, por muita gente, é considerado como um fracasso. No Japão o console foi varrido pelo NES no que diz respeito a vendas e suporte de estúdios, e nos EUA, o console não foi lançado pela própria SEGA, com a desconhecida Tonka não conseguindo nenhum sucesso, fazendo com que a companhia decidisse ela própria retomar as rédeas para lançar o Genesis (o Mega Drive do Tio Sam), gerando a famosa “guerra fria” contra a Nintendo.

Mas em outros mercados o console teve uma vida melhor. Se não teve tanto sucesso nos dois principais mercados de games do mundo, pelo menos o 8-bits se deu bem na Europa, quando os jogadores de lá trocavam os computadores pessoais por consoles, na Austrália e no Brasil, com o já conhecido excelente suporte ofertado pela Tec Toy.

Nestes três mercados, o Master System teve o que não conseguiu no Japão e nos EUA: uma presença menor da Nintendo, e parceiros que ofertavam um bom suporte para o videogame, chegando até a fazer games em uma época a qual a própria SEGA nem cogitava mais lançar games para ele. Isso tudo deu uma sobrevida a um console encerrado oficialmente em 1989, no Japão, e em 1991, nos EUA.

Para se ter uma ideia, os europeus só se despediram do console em 1996, quando o Saturn, PlayStation e Nintendo 64 já existiam. Enquanto nós brasileiros tivemos o videogame recebendo novas versões e sendo vendido pela Tec Toy até os dias de hoje. Apenas recentemente, no final de 2022, que foi notada a ausência do console no site de sua fabricante, embora ele siga sendo vendido em outras lojas.

E esse suporte deu muito certo. Pois, apenas no Brasil, o Master System vendeu um total de 8 milhões de unidades. E, somados aos estimados 13 milhões de consoles vendidos em todo o mundo, faz o console ter uma soma de 21 milhões de unidades. Isso coloca o veterano console da SEGA em igualdade com o GameCube, que vendeu 21 milhões de unidades, e o primeiro Xbox, que vendeu 24 milhões de consoles.

Mas, em comparação com o Wii U, este sim um console considerado um fracasso, pois foi lançado em uma época que já contava com alcance da Internet e que contou com lançamento em diversos mercados, a diferença fica muito maior. Pois se ignorarmos os consoles vendidos no Brasil, o Master System ainda empata “tecnicamente”com o Wii U, pois ambos venderam cerca de 13 milhões de consoles. Se somarmos as versões brasileiros, aí o console da SEGA dispara, mostrando mais ainda como que o videogame da Nintendo foi extremamente mal trabalhado em seus dias de vida.

Uma das maiores críticas que o console recebeu foi a má divulgação. Após o sucesso do Wii, que foi um dos sete consoles que passaram da linha das 100 milhões de unidades vendidas, a Nintendo simplesmente não conseguiu explicar direito o que seria o seu novo console: um update, um novo videogame ou um novo conceito. O controle-tablet também não era dos melhores, e tirando os jogos da própria Big N, muitos estúdios pularam fora do barco, com a Nintendo retomando o controle de seu barco apenas em 2017, com o Switch e seu sucesso que rendeu outro console com mais de 100 milhões de unidades vendidas.

Os dados referentes a venda de consoles estão no VGChartz.

3 Respostas para “Você sabia que o Master System vendeu mais do que o Wii U? Graças ao Brasil.”

  • 26 de janeiro de 2023 às 21:35 -

    Helinux

  • Lembro nos anos 90 que vc não via nada oficial da nintendo vendendo em lojas de eletrodomésticos, só via clones e importadoras!!!! Já a Tectoy era bem organizado, tinha comerciais na tv e diversos produtos além de video games!!!! Vejo muita coisa do Master System que foram bem feitas e no querido Nes não, basta comparar determinados jogos e acessórios do video game!!!! Master System tinha pistola, óculos e ainda o desenho anime Zillion detonando na tv…era uma mescla de coisas boas, lembro!!!! Lembro de ver Alex Kid in Miracle World pela a primeira vez…era limpo, rápido e dinâmico!!!! Vejo esse mesmo Alex Kid hoje e a conclusão que cheguei foi: o Nes não conseguiria fazer um jogo igual ou melhor, o game em si dá a impressão de estar rodando a 60 FPS, nenhuma recaída no frame ou travada…tanto emulador, tanto console!!!! Sem contar jogos de verão que nem o poderoso Mega drive conseguiu superar o antecessor 8 bits da Sega, engraçado isso!!!! Já vi pessoas comparando o Nes e Master system por dados técnicos, cores e processador…fala sério, então me explica por que tem tanto jogo ruin no nes e muitos jogos bem trabalhados para o Master System???? Phantasy Star, Alex Kid in miracle world, jogos de verão, super monaco gp…aliás nunca vi um jogo de F1 do Nes ser melhor do que Super monaco gp do Master system!!!! Nes tinha mais velocidade, batletoads é um dos melhores jogos da época e Gradius II tem belíssimas músicas…mas, o Master Sytem tinha um certo carisma tanto visualmente e tanto em seus jogos!!!! Difícil dizer qual era o melhor video game na época!!!! Valeu!!!!

  • 2 de agosto de 2023 às 09:07 -

    Wagner

  • Excelente artigo e que faz muita justiça.
    O Master System merece esse reconhecimento por seu legado e sua capacidade de sobreviver a um mercado cruel e uma sociedade que trata tudo como descartável.
    De repente ele volta ou permanece porque a simplicidade é algo que deixa saudade e merece ser resgatada no meio de tanto excesso de tecnologia e cobranças que distanciam as pessoas da diversão pura e simples.

  • 20 de setembro de 2023 às 14:00 -

    SERGIO

  • Se fizessem uma edição especial do Master System, design original clássico, controles originais, entrada para cartuchos com HDMI eu compraria com certeza.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *