Xbox desmontou um Playstation 2 para ter ideia de como fazer seu primeiro console

11 de janeiro de 2021
Xbox desmontou um Playstation 2 para ter ideia de como fazer seu primeiro console

Entre muitas histórias trazidas pelo Xbox, a iniciativa da Bloomberg, de conversar com pessoas envolvidas com o primeiro console da Microsoft, que completa 20 anos neste 2021 trouxe muita informação rica para a história dos videogames.

Já foi falado, por exemplo, de quando a Microsoft tentou comprar a Nintendo, e o mesmo artigo também conta um pouco sobre como foi o desenvolvimento do primeiro Xbox. Aaron Greenberg, marketing de Xbox, relembrou que logo após a apresentação da GDC de 2000, que apresentou aquele icônico protótipo em forma de X, a equipe começou a desenvolver um design definitivo para o console, pesquisando recursos e valores.

“A equipe tinha menos de 20 pessoas que foram transferidas com o Rick Thompson. A maioria era muito novata quanto à complexidade disso,” relembra Todd Holmdahl, que naqueles dias trabalhava como gestor do hardware.

Assim, algumas coisas tinham de ser feitas. E Greenberg, um dos poucos que permanecem no Xbox desde os primeiros dias da divisão, revelou que a equipe comprou um Playstation 2, para desmontá-lo e, assim, obter ideias de design, para levar ao então novo projeto.

“Antigamente não existiam companhias que desmontavam as coisas, por isso, tivemos de comprar mesmo um PS2, desmontar o console todo, e colocá-lo numa prancha gigante de madeira,” relembra Greenberg.

“Fizemos uma averiguação competitiva e analisámos todos os componentes, todas as peças e descobrimos os preços e tentámos descobrir quantos parafusos e quanto custava.”

Tal iniciativa ajudou a equipe a observar elementos de construção do Playstation 2, que poderia ser útil no desenvolvimento do Xbox. No final, o console da Microsoft trouxe iniciativas próprias, como o modem e o HD embutido, além do suporte para quatro controles. Mas é curioso ver que, pelo menos na parte de design, o Xbox teve um processo que, se não é idêntico, lembra um pouco os dos Famiclones no Brasil.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *