Xbox Series X|S e Playstation 5 continuarão com problemas de distribuição em 2021

28 de abril de 2021
Xbox Series X|S e Playstation 5 continuarão com problemas de distribuição em 2021

Quando foram enfim lançados, no final de 2020, uma dúvida cercava todos os interessados por ambos os consoles: Xbox Series X|S e Playstation 5 teriam consoles suficientes para atender suas demandas? A resposta que tivemos, pelo menos até o final do primeiro trimestre de 2021, é não.

Vários fatores que jogam contra Microsoft e Sony, incluindo os problemas com semicondutores causados pela pandemia do coronavírus, influenciaram negativamente para a oferta de consoles, em meio a uma grande demanda. Isso ocasionou várias situações, como a busca incessante por poucas unidades em lojas oficiais, que somem instantaneamente. Ou, ainda, o aumento imenso do preço na revenda, quando os preços sobem, em média, mais de 100% do valor sugerido pelas fabricantes.

E, pelo visto, em 2021 a situação seguirá assim. A Sony, por exemplo, que anunciou a venda de quase oito milhões de Playstation 5, e lucros de US$ 3,2 bilhões, ainda não consegue prever quando estará com sua produção estável, para uma melhor distribuição em pontos de venda. Mesmo quando o seu atual console conseguiu vender mais do que o Playstation 4, no mesmo período de vida.

Hiroki Totoki, CFO da Sony afirmou aos investidores de sua companhia que a dificuldade de colocar os consoles nas prateleiras das lojas (físicas e virtuais) seguirá como o principal desafio, para atingir as metas de vendas. A Sony diz estar preparada para lidar com a falta de semicondutores, mas também considera encontrar outros recursos para lidar com a questão, o que inclui até a mudança de design em seu produto.

Já pelos lados da Microsoft, o CFO da companhia, Amy Hood, também falou a seus investidores das dificuldades iniciais na fabricação dos novos Xbox. O Xbox ajudou a Microsoft a ter receita total de US$ 41,7 bilhões, segundo sua divulgação dos resultados de seu terceiro trimestre. De acordo com a companhia, apenas na metade de 2021 conseguirá, enfim, suprir a demanda dos consumidores.

Enquanto isso, a AMD, que fabrica CPU e GPU de ambos os sistemas, foi um pouco mais pessimista, sugerindo que em 2021 as coisas não vão melhorar muito, com a situação de oferta e demanda se mantendo complicada, pelo menos durante todo este ano.

Deixar um comentário (ver regras)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *